Coronavírus
Maioria dos pais que trabalham sofre burnout, diz estudo
Mães são as mais afetadas; 66% dos entrevistados satisfazem os critérios da síndrome
Faz dois anos que os pais que vivem e trabalham nos Estados Unidos estão esgotados, quase no limite de suas forças –castigados pelo estresse do ensino escolar à distância, do fechamento de creches, instabilidade econômica e isolamento social.
Um estudo que acaba de ser lançado diz que 66% dos pais que trabalham satisfazem os critérios de síndrome de burnout parental, um termo não clínico que significa que eles estão tão exaustos com a pressão de cuidar dos filhos que sentem que não têm mais nada para dar.
UnB deixa de exigir máscara e comprovante de vacinação contra Covid-19
O uso da máscara e o comprovante de vacinação deixam de ser obrigatórios para a entrada no campus da Universidade de Brasília (UnB), a partir do dia 22 de maio. As mudanças foram aprovadas pelo Conselho de Administração da Universidade (CAD), durante uma reunião, nesta quinta-feira (12).
g1Dentro da Escola
Educação: ensino híbrido é tendência mesmo no pós-pandemia
O avanço da imunização contra a Covid-19 no Brasil, com a maior parte dos brasileiros com o esquema vacinal completo, traz perspectivas promissoras de que tenhamos um 2022 sem tantos sobressaltos para a retomada das atividades presenciais no sistema de educação, resguardado o indispensável cumprimento dos protocolos dispostos pelas autoridades sanitárias.
Aqui ou ali, observam-se controvérsias sobre qual deveria ser o modelo de ensino nos próximos meses, se apenas remoto ou totalmente presencial, mas a tendência que deve se consolidar não é a escolha de um ou outro, mas a combinação de ambos, o que chamamos de ensino híbrido.
Como o mundo interativo de Mark Zuckerberg vai moldar o futuro da educação
(...) Fato é que o metaverso não é assunto novo. Ele remete aos primórdios dos jogos digitais imersivos, ambientes nos quais as fronteiras entre o que é possível ou não fazer e o que é digital e o que é físico são cada vez mais tênues.
Mesmo à frente de algumas disrupções envolvendo a adesão de tecnologias digitais, as empresas não foram as únicas impactadas com as mudanças em virtude da pandemia. A digitalização no contato entre pessoas e no acesso ao conteúdo também atingiu as salas de aula, inaugurando uma nova era na educação, agora mais digital do que nunca.
Como promover uma alfabetização baseada em evidências: entrevista com Renan Sargiani
Nesta entrevista, ele explica a abordagem proposta no livro, as dificuldades de alfabetização no Brasil, o impacto da pandemia nas futuras gerações e critica o estado atual da formação de professores.
Desafios da EducaçãoTecnologia
Tecnologias digitais na educação: Aliada no engajamento dos alunos
Em tempos nos quais os estudantes recebem cada vez mais estímulos, as tecnologias digitais na educação podem ser uma importante aliada para despertar o interesse dos alunos. Um estudante que participa ativamente de seu aprendizado tem um desenvolvimento muito mais significativo. Porém, mostrar para as crianças que o ensino pode ser composto por momentos positivos é, muitas vezes, mais difícil do que parece. Felizmente, a modernidade também traz novas possibilidades.
Escolas ExponenciaisGestão
Políticas da educação de Bolsonaro são retrocessos, diz movimento com 18 organizações
Algumas das principais iniciativas na área de educação do governo Jair Bolsonaro (PL) foram classificadas como retrocessos em um diagnóstico elaborado por um movimento que envolve 18 organizações da sociedade civil.
Entre os pontos negativos elencados, e que inspiram preocupações relacionadas aos direitos de crianças e adolescentes, estão o programa de escolas cívico-militares, as políticas de educação especial e de alfabetização do MEC (Ministério da Educação), além da prioridade dada pelo governo à regulamentação do ensino domiciliar.
Uso de dados contribui para impulsionar tomada de decisões dos diretores escolares
Monitoramento, coleta e uso de dados passaram a fazer parte da rotina das empresas como uma ferramenta para impulsionar as tomadas de decisões. E, se todas essas informações afetam o mundo corporativo, o setor educacional não fica de fora. Afinal, além de contribuir com a rotina da gestão escolar, a utilização desses dados pode até mesmo melhorar o desempenho de professores e estudantes.
Escolas ExponenciaisApós PM ameaçar aluno, MP muda o entendimento sobre a legalidade de escolas militarizadas no DF
O Ministério Público do Distrito Federal mudou o entendimento sobre a legalidade do projeto Escolas de Gestão Compartilhada, que cria as ‘escolas cívico-militares’ no DF, em uma parceria entre a secretaria da Educação, a secretaria de Segurança Pública e o Ministério da Educação.
Com a revogação, os atuais titulares da Proeduc passam a acompanhar o entendimento do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, segundo o qual o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares fere os princípios constitucionais da reserva legal e da gestão democrática do ensino público.
Profissionais da Educação
DF: Protesto da educação reúne 5 mil profissionais em assembleia
Cerca de cinco mil profissionais da educação se reuniram, nesta quinta-feira (12/5), em frente ao estacionamento da Funarte, para a quarta assembleia geral do ano. O protesto, organizado pelo Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) reivindicou a recomposição salarial e melhores condições de trabalho nas escolas, além de concurso público para a categoria, ainda sem data marcada. A paralisação, que teve início às 9h, suspendeu a aula de mais de 600 mil estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal.
Correio BrazilienseInclusão
Para 70% dos professores, educação inclusiva é benéfica para todos os estudantes
Para 70% dos professores brasileiros, a escolarização de crianças com deficiência junto às demais em classes regulares beneficia a todos os estudantes. Porém, 40% desses docentes não têm formação sobre educação inclusiva. O estudo foi apresentado pelo Instituto Rodrigo Mendes, realizado pelo Datafolha a pedido da Fundação Leman.
Escolas ExponenciaisPoliciais e jurídicas
Human Rights Watch denuncia ataque contra educação sexual no Brasil
A ONG Human Rights Watch (HRW) denunciou nesta quinta-feira (12/05) o uso de táticas legislativas e políticas nocivas para enfraquecer e até proibir a educação sexual e sobre gênero no Brasil. Em relatório, a organização de direitos humanos analisou 217 projetos e leis, entre 2014 e 2022, destinados a banir esses temas da sala de aula e investigou o impacto da pressão a professores.
IstoÉ DinheiroLeis municipais contra educação sexual em Goiás são anuladas pelo STF
OpçãoAvaliação
A 6 meses do Enem, montagem de prova com itens inéditos testados é incerta
Faltando seis meses para a aplicação do Enem 2022, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) não informou como vai reunir um número suficiente de questões para a prova, conforme indica o processo de elaboração.
Documentos internos obtidos pelo UOL mostram que não há itens inéditos e pré-testados em quantidade suficiente para a produção de duas provas —uma para edição regular do exame e outra para o chamado Enem PPL (para Pessoas Privadas de Liberdade).
Opinião
O ensino médio entre um passado ruim e um futuro incerto
Crianças e jovens que estão na escola hoje vivem em um mundo que passa por transformações sem precedentes em diversas dimensões.
(...) No meio desse processo navega uma instituição da antiguidade: a escola. Não apenas navega, mas é o desaguadouro de todas as contradições existentes nesse processo. Além do desafio de lidar com toda essa complexidade, ela deve —como nos alerta a OCDE em seu documento Educação 2030— preparar cidadãos capazes ler o mundo, prontos para ocupações que ainda não foram criadas, que saibam utilizar tecnologias ainda não inventadas e lidar com problemas ainda não antecipados.
Eventos
MEC apresenta ferramentas tecnológicas desenvolvidas com foco para recuperação das aprendizagens
No segundo dia da feira Bett Brasil 2022, que acontece até o próximo dia 13 de maio, em São Paulo (SP), representantes do Ministério da Educação (MEC) ministraram palestra com a temática “Recuperação das aprendizagens: Estratégias nacionais e tecnológicas”. A feira é considerada a maior em termos de educação, tecnologia e inovação da América Latina.
Durante a palestra, o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo, destacou as estratégias desenvolvidas pela Pasta com foco na recuperação e aceleração das aprendizagens no período de pós-pandemia, especialmente com o uso de tecnologias educacionais, a inclusão digital e a inovação das instituições de ensino.