Coronavírus
Ufba dispensa uso obrigatório de máscaras dentro das instalações e indica retomada de atividades presenciais por público mais amplo
O Comitê de Assessoramento do Coronavírus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) indicou nesta sexta-feira (13) que já há condições sanitárias seguras para a retomada das atividades presenciais por pessoas de todas as faixas etárias e portadores de comorbidades, desde que apresentem ciclo vacinal completo.
g1Dentro da Escola
Perda da experiência coletiva coloca escola diante de novos problemas
Já é possível dizer com absoluta certeza: o “novo normal”, que em certo período de 2021 virou peça de marketing para vender um mundo azul no pós-pandemia, acabou não se confirmando. Nas escolas, este primeiro semestre do ano letivo trouxe à tona dificuldades emocionais vividas por estudantes e educadores durante o período de isolamento social. Em situações mais graves, brigas entre alunos têm sido filmadas e divulgadas em redes sociais com uma frequência alarmante.
PorvirEscolas investem em meditação para auxiliar no controle das emoções
(...) Toda essa rotina faz parte do método conhecido como "Plena Atenção na Escola" (PAE). A Escola Classe da 415 Norte trabalha com o programa desde 2018, e, no DF, cerca de 55 colégios da rede pública têm professores treinados para aplicar o PAE. Quem trouxe e divulgou o método na capital federal foi a Sociedade Vipassana de Meditação (SVM), em 2016. Hoje, a entidade disponibiliza um curso de formação de condutores a todos educadores interessados em adotar a prática em sala de aula.
Correio BrazilienseDicas
Curso online ensina como aplicar a arte na prática do ensino infantil
O curso online e gratuito “Abordagem Triangular e o Ensino de Arte na Educação Infantil”, reúne conteúdos para uma experiência prática, por meio de indicações de materiais complementares relacionados à Abordagem Triangular, proposta de ensino de arte sistematizada.
R7‘Cytopia’: um jogo gratuito para aprender sobre urbanismo
“Cytopia” é um jogo de computador gratuito e de código aberto que ensina conceitos de urbanismo. Desenvolvido de forma independente por um coletivo de programadores anônimos, “Cytopia” coloca o jogador no papel do criador e administrador de uma cidade. No processo, o game apresenta conceitos urbanísticos sobre tráfego, mobilidade, economia local e administração.
NexoProjetos
O projeto que impacta o futuro de estudantes da rede pública
Além de ser um evento que promove palestras com pessoas importantes, o Crie o Impossível já investiu mais de R$ 1 milhão em bolsas de estudos
O Crie o Impossível é uma iniciativa que busca estimular os alunos do ensino médio de escolas públicas a investirem em seu potencial. O evento, que está na sua 4.ª edição, além de apresentar 11 palestras de profissionais que trazem representatividade para os estudantes — por terem origem semelhantes às deles —, incentiva também os jovens a participar da jornada Empower, onde eles podem identificar e resolver problemas de suas escolas e comunidades.
Tecnologia
Inteligência artificial é aposta para o futuro da Educação
Uso de tecnologias de última geração por alunos e professores têm alcançado o processo de ensino e aprendizagem no país
O uso de inteligência artificial é a aposta para os próximos anos na educação. A tecnologia ligada à área da robótica foi a grande aposta apresentada durante a Bett Brasil 2022, feira internacional de educação, no Transamérica Expo Center, localizado na zona sul da cidade de São Paulo, realizada na última semana.
Veja como as edtechs estão mudando a forma de ensinar
TerraGestão
Como digitalizar a sala de aula com baixo custo?
Pensando em oferecer soluções para essas novas necessidades dos ambientes educacionais, algumas empresas começaram a locar equipamentos, possibilitando às escolas impulsionar a digitalização da sala de aula com baixo custo. Essa é uma das iniciativas da Epson – líder global em impressão e projeção de imagens, que lançou um programa de locação de projetores.
A partir de tecnologias inovadoras, os aparelhos auxiliam os professores no compartilhamento de conhecimentos e, ainda, ajudam a estimular a criatividade dos estudantes.
Inclusão
Cotas funcionam como bom motor para mobilidade social, dizem estudos
Diziam que 1) alunos egressos do combalido ensino público não teriam condições mínimas para vencer os desafios de uma graduação; 2) a evasão explodiria; 3) a qualidade dos cursos despencaria; 4) o mérito seria definitivamente enterrado.
A reflexão sobre tais questões fazia sentido diante de uma reviravolta como a que a pioneira Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) implantava naquele 2002: uma reserva de 40% de suas vagas a negros. Logo foi seguida por outras, aqui e ali, até que o governo baixou uma lei há exata uma década obrigando todas as 103 instituições federais de ensino superior a separar a metade de suas carteiras a cotistas, o que agitou ainda mais as labaredas. A conclusão depois de já longa estrada, porém, é que o que parecia temerário não se confirmou e as cotas significaram, mesmo com suas imperfeições, um avanço inestimável ao abrir um leque de oportunidades a quem não tinha nenhuma.
USP busca apoio de empresas e de ex-alunos para oferecer bolsas a cotistas
Após atingir em 2021 a meta de seu programa de cotas, de reservar 50% das vagas de todos os cursos para estudantes de escolas públicas, a Universidade de São Paulo pretende agora organizar uma política de apoio aos cotistas. Entre as estratégias está a de buscar convênios com empresas e ex-alunos para oferecer bolsas aos estudantes, e um edital com as regras para essa colaboração será lançado nas próximas semanas.
Folha de São PauloUSP vive riqueza da diversidade, desafio com dificuldades de cotistas e tensão com fraudes
Folha de São PauloDiferença entre nota de cotistas e demais alunos na USP cai ao longo do curso
Folha de São Paulo'Eu me identificava mais com funcionários do que com professores e alunos', diz aluna negra da USP
Folha de São Paulo'Colegas viajavam para fora nas férias, e eu trabalhava', diz cotista recém-formado na USP
Folha de São PauloEducação abraça o Metaverso, mas não quem mais necessita dele
(...) Há, sim, a presença do chamado Metaverso em diversos modelos de educação e capacitação profissional.
(...) Mas um fato que muita gente esquece ― ou ignora ―, porém, é a dura realidade da grande massa de estudantes, jovens ou não, que não é contemplada por essas necessárias ferramentas. A tecnologia existe e está implantada em bolhas, clusters de estudos especializados, mas, a realidade da escala, de um país com dimensão continental e diverso, é muito distante do metaverso. Nunca o virtual foi tão distante do real.
ONG que reuniu empresários para adotar escolas cresce e quer recuperar aprendizagem no pós-pandemia
O que começou com a adoção de uma escola estadual paulista por um empresário hoje é uma das provas de que a sociedade civil organizada tem papel fundamental na educação pública. A ONG Parceiros da Educação completa 18 anos com apoio a 260 mil alunos no Estado e uma forte atuação durante a pandemia, com fornecimento de materiais didáticos, formação de professores e tablets. O resultado de uma análise de impacto feita por uma empresa externa mostra que a cada R$ 1 investido pela ONG em escolas públicas, R$ 3,80 são gerados para a sociedade.
TerraLeis e políticas
Câmara pode votar regime de urgência para PL sobre regulamentação do homeschooling
O projeto de lei que regulamenta o homeschooling pode passar a tramitar em regime de urgência na Câmara dos Deputados. Um requerimento para acelerar o processo e levar o texto diretamente para ser votado em plenário foi apresentado pelos líderes dos partidos e já consta na pauta da Câmara da próxima semana. Com a relatoria da deputada Luísa Canziani, o PL nº 2.401 tramita na Casa desde 2019.
Gazeta do PovoOito em cada dez brasileiros demonstram rejeição a ensino domiciliar, diz Datafolha
Folha de São PauloEAD
Matrículas em EAD já superam o ensino presencial no ensino superior
Pois o patinho feio foi o instrumento-chave quando os estabelecimentos de ensino fecharam as portas. A pandemia deixou em evidência um caminho irreversível, tabus no passado e mostrou a nova cara da EAD. Se antes o público mais maduro reinava absoluto, agora o terreno se abre também a outra faixa etária: jovens recém-saídos do ensino médio.
E não é para menos. A última leva de formandos do ensino médio, no fim de 2021, passou quase dois dos três anos da última etapa da educação básica em ensino remoto. Esses “estudantes da pandemia” aprenderam outra forma de estudar. E de se formar.
Educação a distância democratiza o ensino, mas precisa de qualidade, diz especialista
(...) A modalidade de ensino a distância cresceu bastante, principalmente após o início de 2020, por conta da pandemia da Covid-19. No entanto, como afirmou a Furlan, a ampliação do EAD não significa qualidade no aprendizado. Para ela, o ensino a distância é uma forma de democratizar o acesso a educação, principalmente a graduação, no Brasil, mas essa democratização precisa ser pensada e realizada com qualidade, para poder inserir os sujeitos no meio social após a formação.
Maringá PostTécnico e Profissionalizante / Executiva
Ministério da Educação apresenta aplicativos para auxiliar estudantes
O Ministério da Educação (MEC) fez o pré-lançamento do aplicativo SouTec, que pretende estimular estudantes brasileiros a escolherem um curso técnico de acordo com cada perfil de interesse. O anúncio foi feito na feira Bett Brasil em São Paulo (SP), nessa quinta-feira (12). A previsão de lançamento é para o primeiro semestre de 2022.
EBCEnsino Superior
Mesmo com notas baixíssimas no MEC, faculdades de pedagogia caçam alunos com mensalidades abaixo de R$ 200
(...) Os dois cursos acima listados estão entre os cerca de 90 que receberam notas baixas no último CPC e que continuam em atividade. Neles, serão formados profissionais que atuarão na educação infantil e no ensino fundamental 1 – ou seja, que ensinarão os alunos a ler e a escrever nos próximos anos e que serão responsáveis pelo primeiro contato das turmas com a matemática, por exemplo.
g1Eventos
Governo federal lança plataforma com cursos gratuitos sobre família e educação
Uma plataforma virtual com cursos gratuitos sobre família, educação e a importância do envolvimento dos pais na vida escolar foi lançada recentemente pelo governo federal. O sistema recebeu o nome de Escola Nacional da Família e oferece certificado para as pessoas que concluírem as atividades. Os conteúdos também estão disponíveis em formato de aplicativo para celular nas versões Android e iOS.
Gazeta do PovoApp de alfabetização, criado por quatro meninas, é premiado pela USP
O aplicativo Emília foi desenvolvido por quatro meninas, com idades entre 13 e 15 anos, para ajudar a diminuir os índices de analfabetismo na população brasileira. Com uma missão nobre, o app nasceu no Technovation For Girls – Summer School, que foi realizado entre fevereiro e abril deste ano.
A Tech School é uma iniciativa da Universidade de São Paulo (USP), totalmente gratuita, para ensinar a meninas de 8 a 18 anos métodos e competências inovadoras para desenvolver aplicativos que ajudem a solucionar problemas da comunidade.
Mão na massa: alunos criam soluções para problemas do cotidiano
Um aplicativo que ensina Libras (Língua Brasileira de Sinais) para estudantes ouvintes criado pelas estudantes Eduarda Lopes Kurzawa e Giovana Pereira de Assis, distribuição de bandanas para pessoas com câncer e doação de livros para crianças africanas são algumas ações elaboradoras por estudantes.
R7Outras do dia
Crianças e adolescentes brasileiros são os que mais usam aparelhos eletrônicos no mundo, revela pesquisa da McAfee
Estudo da McAfee revela que os jovens brasileiros são os que mais utilizam aparelhos eletrônicos no mundo. A pesquisa entrevistou 15 mil pais e mais de 12 mil filhos em dez países. O objetivo era entender como eles se conectam e protegem a si mesmos e seus entes queridos no ambiente online. No Brasil, os pais são os mais preocupados com a vida digital dos seus filhos.
Olhar Digital