terça-feira, 14 de junho de 2022

Notícias da Educação - 14/jun/2022

Clipping Focando Educação

Saúde & Educação

Ministro da Educação afirma que fechar todas as escolas durante a pandemia foi um erro do Brasil

(...) Godoy afirmou que a decisão em manter as escolas fechadas ao longo da pandemia foi um erro que impactou no ensino básico, o que levou o Ministério da Educação fazer uma grande mobilização para retornar o ensino após os fechamentos. "Da minha avaliação, acho que o Brasil foi o país que mais demorou para abrir escolas. Foi um erro, realmente. Nós, como sociedade, erramos por mantermos as escolas tanto tempo fechadas,” comentou.

Rede TV

Covid-19: UNEB e UEFS voltam a recomendar o uso de máscaras após aumento de casos

Alunos, professores, funcionários e visitantes da Universidades do Estado da Bahia (UNEB) devem fazer uso de máscaras para acessar as dependências das unidades. A recomendação é da reitoria da instituição e vale para os campi de Salvador e do interior do interior do estado. A decisão também se estende à Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), cidade a cerca de 100 quilômetros da capital

g1

Longas filas marcam 1º dia da volta às aulas 100% presencial na Ufrgs

A segunda-feira foi marcada pelo retorno presencial de milhares de estudantes nos campi da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre e Tramandaí. Com 100% de aulas, setor administrativo e serviços de volta à presencialidade, esse primeiro dia ainda foi de ajustes. Nos seis Restaurantes Universitários (RUs), os alunos enfrentaram longas filas; e houve grande demora para fazer o cartão universitário.

Correio do Povo

Dentro da Escola

Estudantes globais, cidadãos locais: a importância da regionalização do currículo

(...) As atividades curriculares se unem à ação cidadã, focadas na conscientização e na preservação ambiental das comunidades. São exemplos da regionalização do currículo no ensino médio, com propostas que partem de questões locais, sem esquecer as globais, em seus Itinerários Formativos. “Vasto mundo: meu quintal é global” é, inclusive, o nome de uma das trilhas educativas paraibanas.

Porvir

Trabalho com programação começa em espaços digitais que os estudantes já conhecem

Trabalhar o pensamento computacional a partir de conteúdos que os estudantes gostam é uma estratégia eficiente de engajamento.
Silvio Meira, pesquisador e engenheiro de software, disse em entrevista ao Porvir a seguinte frase: “Todo mundo que faz robótica está fazendo programação. Vem um mundo por aí em que uma das únicas demandas globais para trabalhadores é que eles tenham criatividade e capacidade de socialização com softwares de robôs”. Essa frase foi dita em 2013 e, de lá para cá, o assunto programação tende apenas a continuar crescendo.

Porvir

Educação Física é muito mais que esporte em escolas públicas

Não se trata de aprender a jogar futebol, vôlei ou basquete, tampouco de falar sobre as regras envolvidas em cada modalidade. As aulas de Educação Física, tão amadas por tantas crianças e jovens, são uma boa chance para que a escola e o professor tenham um importante papel social.

Folha Vitória

Psicólogos nas escolas: iniciativa ajuda no desenvolvimento dos jovens?

Com a pandemia da Covid-19, 22% dos jovens e adolescentes brasileiros entre 15 a 24 anos se sentem deprimidos ou têm pouco interesse em realizar atividades rotineiras. Os dados obtidos pelo Instituto Gallup e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostram como a saúde mental dessa faixa etária foi afetada e, nesse cenário, o trabalho dos psicólogos e terapeutas pode ser importante. Uma das medidas utilizadas pelos órgãos públicos é a implementação de serviços de psicologia nas escolas. Contudo, esta política realmente funciona?

Gazeta do Povo

Dicas

FGV lança e-book gratuito que ajuda a entender o Metaverso

O Metaverso é uma grande evolução da tecnologia, que permite uma experiência virtual mais rica, em uma plataforma que permite diversas interações que antes só poderíamos realizar presencialmente.
Essa é uma experiência nova no mercado, tão nova que muitas pessoas ainda estão por fora de todas suas funcionalidades. Foi pensando nisso que o Núcleo de Prospecção e Inteligência Internacional da Fundação Getúlio Vargas (FGV NPII), em parceria com a Demarest Advogados, criou um e-book que explica o conceito do Metaverso e suas propriedades.

Escola Educação

Profissionais da Educação

Professor: o olhar do mercado de trabalho para profissionais da Educação

Ser professor num país onde a educação é desvalorizada parece um desafio e tanto, mas quando o assunto é recolocação em empresas/corporações, parece que esse desafio aumenta. Durante a pandemia, muitos professores ficaram desempregados e a luta só cresceu. Muitos profissionais de áreas diversas não enxergam o Professor como um profissional apto a exercer outros tipos de atividades. Quem é professor e já tentou recolocação no mercado com profissão diferente, sabe muito bem das dificuldades.

Fala Universidades

Crise atinge negociações coletivas do ensino privado do RS

Em uma das mais longas negociações, com cenário de inflação alta e evasão de alunos do ensino privado, os professores enfrentam intenção patronal de retirada de direitos e não reposição da inflação
Das quatro negociações coletivas, iniciadas em março, entre o Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) e os sindicatos patronais (Sinepe/RS e Sindiman/RS), com vistas às duas Convenções Coletivas e Trabalho (CCT) da educação superior e às duas da educação básica, apenas uma foi concluída até o momento e com saldo positivo: a da educação básica negociada com o Sinepe/RS.

Extra Classe

Prefeito anuncia reajuste de 12,47% aos servidores da educação em Manaus

O prefeito David Almeida anunciou o reajuste salarial de 12,47% para os servidores da Semed (Secretaria Municipal de Educação). O projeto de lei, segundo o prefeito, foi enviado nesta segunda-feira (13) à Câmara Municipal de Manaus.

Amazonas Atual

Leis e políticas

Homeschooling vai começar a ser debatido no Senado. Veja o que pode ser decidido

Assunto bastante polêmico, o homeschooling (educação domiciliar da educação básica no Brasil) vai começar a ser debatido no Senado Federal. Já aprovado na Câmara, o homeschooling depende, agora, da aprovação dos senadores para avançar.
No Senado, o homeschooling contará com um ciclo de debates. Serão seis audiências públicas. As datas estão sendo definidas pelo presidente da Comissão de Educação, (CE), Marcelo Castro (MDB-PI). A decisão do ciclo de debates foi definida no dia 9 de junho.

JC

Projeto inclui educação para a cidadania nos currículos do ensino fundamental

A educação para a cidadania poderá ser incluída nos currículos de alunos a partir do 8º ano do ensino fundamental. Um projeto de lei (PL 1.423/2022) com esse objetivo será analisado pelo Senado. O texto, apresentado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Senado

Policiais e jurídicas

STF deve julgar repasse do salário-Educação aos Estados

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar, na sessão da quarta-feira (15), a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 188, proposta pelos nove estados do Nordeste e considerada um dos maiores conflitos federativos atualmente na Corte.
A ADPF questiona o cálculo utilizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para repassar o salário-educação para as unidades federativas.

Congresso em Foco

Ensino Superior

MEC anuncia corte de R$ 2,3 milhões de orçamento da UFSCar e universidade vê possibilidade de 'paralisar atividades' neste ano

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) analisa a possiblidade de precisar paralisar as atividades por falta do orçamento, já que na quinta-feira (9) o Ministério da Educação (MEC) anunciou um corte de cerca de R$ 2,3 milhões do orçamento de custeio da universidade que tem quatro campi no Estado de São Paulo (SP).

g1

MEC assina portaria autorizando o funcionamento de novos Institutos Federais no estado de São Paulo

O MEC (Ministério da Educação) assinou na última sexta-feira (10) a portaria que autoriza o funcionamento de mais três campi do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), nos municípios de Miracatu, Presidente Prudente e Rio Claro.

R7

Eventos

Educação: debatedores defendem programa nacional para repor aprendizagem

A instituição de um programa nacional para recompor a aprendizagem, prejudicada pela pandemia da covid-19, foi o tema da 13ª audiência pública da Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia, nesta segunda-feira (13). Os convidados, representando o Ministério da Educação (MEC) e o Fórum Nacional de Educação (FNE), concordaram que há muito a fazer para recuperar o tempo perdido por estudantes e professores.

Senado

Polêmicas

Secretaria de Educação do DF revoga circular sobre banheiro sem gênero

Segundo o despacho da subsecretária, o documento foi revogado “tendo em vista a necessidade da composição de um grupo de trabalho para a discussão e encaminhamentos sobre o tema”.

Metrópoles

Outras do dia

'Não teria escolhido ser professora nos EUA se soubesse que teria que dar aulas armada'

O ataque a tiros contra uma escola primária em Uvalde, no Estado americano do Texas, que deixou 21 mortos — 19 crianças e dois professores — em 24 de maio, reacendeu o debate sobre as possíveis medidas para acabar com a violência em instituições de ensino daquele país.
O Congresso do Estado de Ohio reagiu rapidamente e aprovou uma lei controversa em 1º de junho, que permitirá aos professores e outros funcionários carregar armas na escola.

BBC