quarta-feira, 15 de junho de 2022

Notícias da Educação - 15/jun/2022

Clipping Focando Educação

Saúde & Educação

Juíza libera aluna da Unesp para assistir aulas sem passaporte sanitário

Uma estudante da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) conseguiu um habeas corpus na justiça para garantir o direito de assistir às aulas na instituição para concluir um curso de graduação sem a apresentação de passaporte sanitário ou qualquer outra comprovação vacinal contra a Covid-19. A Unesp declarou que vai recorrer da decisão.

Gazeta do Povo

Dentro da Escola

O metaverso já é uma realidade na Educação brasileira

Tecnologia imersiva e interativa permite aprender conteúdos na prática.
Dentro do Coliseu, em plena Roma Antiga, estudantes podem ver de perto a multidão que se espalha pelas arquibancadas lotadas e interagir com as pessoas e objetos, enquanto acompanham os eventos do dia. A cena pode parecer estranha, mas é uma das possibilidades oferecidas pelo metaverso para os processos de ensino e aprendizagem de conteúdos, da Educação Infantil ao Ensino Superior.

Terra

Educação Infantil: como fortalecer os laços com pais e responsáveis no retorno às atividades presenciais

Conheça estratégias para cuidar desse vínculo tão importante
(...) Realmente, a adaptação das crianças e das famílias à escola nesse retorno ao modelo presencial é uma situação inédita. Para muitos pais e responsáveis, que durante a pandemia praticamente não se separaram dos filhos pequenos, a experiência é ainda mais difícil. Existem medos e inseguranças em relação aos protocolos sanitários e possibilidade de infecção pelo coronavírus (sobretudo no caso dos menores de cinco anos, ainda não vacinados). Temos de considerar também as crianças e famílias que passaram e, possivelmente, ainda enfrentam o luto de perdas importantes, violência, desemprego e outras privações. Além de todas essas questões, é fundamental ainda levar em conta que, durante o período de distanciamento social, muitas crianças pouco conviveram com outras crianças e com adultos que não eram de seu círculo familiar íntimo.

Nova Escola

Itinerários Formativos auxiliam o ensino bilíngue no Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio traz consigo uma série de desafios. Além dos ajustes que as escolas precisam fazer em relação à carga horária, organizar também uma estrutura curricular que comporte os Itinerários Formativos e Projetos de Vida, por exemplo, requer, no mínimo, um olhar atento para o estudante que a escola deseja formar.

Porvir

Gestão

Mais de 8 mil escolas no Brasil não têm acesso a água potável

Levantamento feito com base no Censo Escolar mostra que mais de 14 milhões de alunos sofrem com a falta de estrutura escolar
Um levantamento com base no Censo Escolar 2021 realizado pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil) mostra que ao menos 14,7 milhões de estudantes brasileiros enfrentam problemas de infraestrutura nas escolas.
Foram analisadas informações de 138 mil escolas, com um total de 38 milhões de alunos. De acordo com o levantamento, pelo menos 5.200 (3,78%) escolas não possuem banheiro, 8.100 (5,84%) não têm acesso a água potável e 7.600 (5,53%) não têm esgoto. Outros 3.500 (2,59%) estabelecimentos de ensino não dispõem de abastecimento de água. Além disso, em 57 mil (41,72%) não há pátios ou quadras cobertas, um fator importante para a realização de atividades em espaços arejados.

Correio do Povo

Podcast mostra professores confusos e alunos inseguros com novo ensino médio

O Folha na Sala desta terça (14) mostra quais são as principais mudanças no ensino médio, que passa por uma das suas maiores reformas das últimas décadas e tem confundido professores e gestores sobre sua implementação e estudantes sobre seu futuro.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

‘Não temos maturidade para o ensino doméstico’

Vice-prefeita de Santo André na gestão de Carlos Grana (2013-2016), Oswana Fameli é vice-presidente da Aesp (Associação das Escolas Particulares do Grande ABC) e mantenedora do Centro Educacional Paineira. Com ampla experiência na área educacional, ela acredita que o País não está preparado para implantação do ensino doméstico e que falta expertise para aplicação desse método na educação brasileira. A vice-presidente defende que a escola é o principal local de sociabilização dos alunos e, que as instituições complementam a educação e os valores que são passados pelos pais.

Diário do Grande ABC

Secretaria de Educação e Cultura de Cardoso proíbe celular nas escolas

A Prefeitura de Cardoso publicou uma resolução proibindo o uso de aparelhos celulares nas escolas da cidade. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município na última quinta-feira, dia 9, sendo justificado pela Secretaria Municipal de Educação pelo uso abusivo dos aparelhos telefônicos nas dependências das instituições de ensino da cidade por estudantes e funcionários.

Diário da Região

Policiais e jurídicas

STJ nega ação de mãe que pedia devolução de mensalidades escolares por aulas virtuais na pandemia

Decisões da corte criam jurisprudência que serve de parâmetro para outras instâncias
A Quarta Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) rejeitou nesta terça-feira (14) uma ação que pedia a devolução, por parte de uma escola particular, de mensalidades pagas à instituição durante a emergência sanitária da Covid-19. A demanda foi apresentada pela mãe de dois alunos matriculados em um colégio do Distrito Federal.

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Crianças estão trabalhando mais cedo e estudando menos, apontam estudos

Brincar, ir para a escola, ser alfabetizado: essas atividades comuns na infância - e direito de toda criança - estão distantes de pelo menos 160 milhões de jovens em todo o mundo, que se encontram no trabalho infantil.
Somente nos últimos quatro anos houve aumento de 8,4 milhões de crianças e adolescentes realizando trabalho informal, segundo dados do relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Se nada for feito para minimizar a situação, até o final do ano mais 8,9 milhões de jovens correm o risco de ingressar no trabalho infantil.

R7

Mapa do Ensino Superior aponta aumento na evasão e queda na taxa de escolarização

O Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil, divulgou nesta terça-feira (14) o Mapa do Ensino Superior, um estudo detalhado do impacto da pandemia na educação superior do país. De 2020 para cá, a crise sanitária influenciou no número de matrículas e na evasão.

R7

Universidades brasileiras sobem no ranking 2023 de melhores do mundo

USP, Unicamp e UFRJ são as três melhores universidades do Brasil, segundo o QS World University Rankings.
Mais de 30 instituições de ensino brasileiras aparecem no ranking 2023 de melhores universidades do mundo. Elaborado pela empresa britânica Quacquarelli Symonds, o QS World University Rankings é referência na avaliação mundial de universidades desde 2004.

Brasil Escola

Eventos

Sessão temática discutirá o cumprimento de metas do Plano Nacional de Educação

Sessões de debates temáticos serão realizadas a partir de segunda-feira (20), às 15h, com finalidade de realizar um balanço e avaliação do cumprimento de metas do Plano Nacional de Educação (PNE). O requerimento (RQS 335/2022) foi assinado pelo senador Flávio Arns (Podemos-PR).

Senado