terça-feira, 21 de junho de 2022

Notícias da Educação - 21/jun/2022

Clipping Focando Educação

Dentro da Escola

Conheça as principais tendências pedagógicas

Além do uso da tecnologia, práticas até então impensáveis estão se tornando realidade na área de educação
Novos hábitos determinam novas demandas a serem exploradas pelas escolas. Por isso, as tendências pedagógicas do momento incluem muita tecnologia — impulsionada, sobretudo, pela pandemia, que alavancou o ensino remoto.
O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), explica quais são as mudanças na sociedade que têm potencial para se tornarem uma prática comum no futuro próximo.

Catraca Livre

Dicas

Centro Anne Frank Educação disponibiliza conteúdos gratuitos para professores

Preconceito, discriminação, igualdade de direitos, diversidade, democracia e cultura de paz são temas que, a cada dia, tornam-se ainda mais urgentes diante de situações de violências e violações de direitos, sejam elas vividas no Brasil ou no mundo. Pensando nesse debate e inspirados no legado de Anne Frank (jovem judia alemã mais conhecida por seu Diário publicado postumamente, uma das obras mais lidas sobre o Holocausto), o IPB (Instituto Plataforma Brasil) acaba de lançar, via Programa Educativo Anne Frank, o Centro Anne Frank Educação.

Porvir

Site oferece diversos cursos gratuitos de educação financeira

O portal ‘O Especialista’, do Banco Safra, disponibiliza diversos cursos gratuitos de educação financeira. Nela, os internautas têm a oportunidade de aprender sobre diversas modalidades de investimentos, além de conceitos sobre a macroeconomia. Dentre os cursos disponíveis estão conteúdos que explicam como investir em fundos imobiliários, nos mercados de ações e de criptoativos, por exemplo.

Catraca Livre

7 cursos gratuitos para quem quer aprender a programar

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o Brasil precisará de quase 800 mil profissionais da área de TI até 2025. Com esse apagão de mão de obra especializada, investir em capacitação é um passo essencial, principalmente para quem está de olho nas vagas abertas.

Catraca Livre

Tecnologia

A importância da transformação digital nas escolas

A transformação digital é um conceito cada vez mais presente nas instituições de ensino, e não apenas como um processo que permite usar recursos tecnológicos para aumentar o desempenho organizacional, mas também como uma mudança cultural.
Tecnologia e educação há algum tempo que caminham juntos, seja para apoiar e melhorar o desempenho dos alunos no processo de ensino e aprendizagem ou para melhorar a gestão escolar. O processo de transformação digital das escolas tem vindo a acontecer ao ritmo e com os recursos que cada escola dispõe, contudo foi acelerado pela pandemia de Covid-19, quando de um dia para o outro levou as escolas a mudarem processos de gestão e a implementarem novas metodologias de ensino com recurso a tecnologias, trazendo consigo um conjunto de desafios e oportunidades para as escolas.

R7

Gestão

Indicadores de 9 das 20 metas do Plano de Educação pioraram, diz relatório

Ampliar investimento público, aumentar a taxa de matrícula no ensino superior e universalizar ensino para adolescentes de 15 a 17 anos. Essas são algumas metas que estão previstas no PNE (Plano Nacional de Educação) que devem ser cumpridas até 2024, mas não avançaram nos últimos anos —diferente disso, apresentaram queda em seus indicadores, segundo relatório divulgado hoje pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Das 20 metas incluídas no plano, nove delas não foram concluídas até agora e tiveram piora nos números. Outras cinco estão "parcialmente cumpridas".

Uol

Plano Nacional de Educação apresenta baixo cumprimento de metas

Senado

Bolsonaro lança política de recuperação online dois anos após fechamento de escolas

Iniciativa lançada pelo presidente já havia sido oficializada em decreto no dia 24 de maio e, na prática, agrega ações digitais já apresentadas
O governo Jair Bolsonaro (PL) apresentou nesta segunda-feira (20) uma política digital para tentar ajudar as redes de ensino no processo de recuperação de aprendizagem dos alunos. A iniciativa, que será apenas virtual, vem mais de dois anos após o fechamento de escolas por causa da pandemia de Covid e quase um ano após o retorno presencial.

Folha de São Paulo

Em evento sobre educação, Bolsonaro diz que Brasil está em busca do tempo perdido

R7

MEC fecha acordo com Google para oferta de ferramentas educacionais

EBC

Educação: Índice de abandono escolar cai, mas ainda preocupa especialistas

Criança e adolescente fora da escola parece um assunto do passado. Como a legislação estabelece a obrigatoriedade da matrícula, muita gente que estaria fora das estatísticas passou a ser acompanhada de perto pelo poder público. Contudo, os índices publicados em maio pelo Censo da Educação mostram que o problema é muito atual.

Bonde

Educação conectada: Programa Internet Brasil chegará a mais cidades do Nordeste em breve

O Governo Federal realizou um evento na capital do Rio Grande do Norte, Natal, na última sexta-feira (17) para anunciar a ampliação do Programa Internet Brasil a mais cidades do Nordeste do Brasil.
O Internet Brasil é um programa do governo que visa fornecer chips com franquias de dados móveis a estudantes com famílias inscritas no Cadastro Único para acessar conteúdos educacionais.

Tudo Celular

Profissionais da Educação

Só governos totalitários defendem que professor seja neutro, diz educador espanhol

(...) No Brasil, com o aumento da polarização política, a lista de assuntos que podem ser considerados controversos em sala de aula só cresce. Professores relatam apreensão ao abordar questões de política, educação sexual, meio ambiente e até vacina sob o risco de serem acusados de doutrinação.
A convite do Centro de Formação da Vila, do grupo Bahema, Trilla deu uma palestra no último dia 11 para professores da educação básica. Na conversa, o educador disse ser papel da escola e dos professores defender com beligerância os valores democráticos. Portanto, não podem ser neutros ou evitar atuar em defesa dos direitos humanos nas atividades pedagógicas.

Folha de São Paulo

Inclusão

Lei de Cotas completa 10 anos: revisão é obrigatória? Entenda

O 7º artigo da lei recomenda que o programa passe por uma revisão após 10 anos de sua implementação, que serão completados em agosto de 2022. Apesar da discussão tramitar no Congresso Nacional, não existe um direcionamento na lei que defina quais órgãos são responsáveis pela discussão da revisão.
A revisão da Lei de Cotas é obrigatória? Não. A lei apenas recomenda uma análise da política pública 10 anos após a sua implementação.

Uol

Como a escola pode acolher melhor crianças migrantes e refugiadas?

Acolhimento para receber migrantes deve ser uma preocupação de toda a comunidade escolar, não apenas dos professores
(...) Esta é a realidade de muitos refugiados no Brasil e no mundo. Ao longo dos últimos cinco anos, o país já recebeu mais de 700 mil migrantes venezuelanos. A ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) tem reforçado a mensagem de que não importa quem, quando ou de onde seja a pessoa, ela deve receber proteção, principalmente se estiver fugindo de um contexto de violação de direitos humanos. Na escola, portanto, o assunto não deve passar despercebido.

Porvir

Leis e políticas

Especialistas recomendam mais investimentos em educação infantil para combater pobreza

Especialistas em educação recomendaram a priorização da educação para crianças de até seis anos como forma de combater a pobreza e melhorar a produtividade econômica do Brasil. De acordo com os participantes de audiência promovida pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (20), o País precisa investir mais em acesso a creches, ampliar programas sociais já existentes e fazer um trabalho conjunto com a participação dos governos federal, estaduais e municipais.

O Documento

Reuni Digital vai oferecer mais de 5 mil vagas para ensino superior

O MEC (Ministério da Educação) lançou nesta segunda-feira (20) o Reuni Digital — Programa para Expansão da EaD nas Universidades Públicas Federais. Durante a cerimônia de lançamento em Brasília, o secretário de educação superior destacou que, além de ampliar o acesso, o programa pretende fomentar a permanência dos estudantes na educação superior, por meio da educação a distância.

R7

Comissão do Esporte debate ampliação de carga horária de aulas de educação física

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados debate nesta terça-feira (21) proposta que amplia para 3 horas semanais a carga horária de aulas de educação física. A medida está prevista no Projeto de Lei 2299/21.

Câmara

Câmara de SP discute projeto que autoriza 3º setor a gerir escolas municipais

Proposta que pode ser votada nas próximas semana dá a entidades privadas autonomia para contratar professores e definir projeto pedagógico nos ensinos fundamental e médio
A proposta apresentada pela vereadora Cris Monteiro (Novo) justifica a transferência de responsabilidade como forma de melhorar a qualidade do ensino, com prioridade para escolas em bairros mais pobres e com piores resultados.

Folha de São Paulo

Policiais e jurídicas

Disputa sobre vaga em curso de medicina vai parar no STF

O imbróglio sobre a criação de vagas em cursos de medicina foi parar no STF (Supremo Tribunal Federal). A Anup (Associação de Universidades Particulares) ingressou com uma ação no Supremo para impedir a análise das liminares de universidades particulares que pedem ao MEC (Ministério da Educação e Cultura) a criação de vagas de medicina em cursos já existentes.

Folha de São Paulo

Unirio suspende aulas após supostas ameaças de aluno

Universidade informou que as autoridades foram informadas sobre as postagens e ameaças que teriam sido feitas por um estudante da instituição. Quatro centros tiveram aulas canceladas.
A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) suspendeu as aulas em vários locais da instituição após identificar supostas ameaças feitas por um aluno.

g1

Avaliação

MEC adota avaliação virtual: inovação necessária ou precarização?

A avaliação virtual para autorização ou reconhecimento de cursos de ensino superior virou padrão no Brasil. Um projeto de lei que trata sobre o assunto aguarda a sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL) para virar lei, mas já é aplicado e celebrado há meses pelos órgãos do governo e também pelas instituições de ensino (IEs) particulares. A economia de recursos e a celeridade do processo são apontados como vantagens. Por outro lado, esse ritmo acelerado e as brechas tecnológicas geram temores quanto à qualidade do ensino que os futuros profissionais receberão.

Gazeta do Povo

Sisu ofertará quase 66 mil novas vagas em sua segunda edição de 2022

O Ministério da Educação disponibilizou a consulta para a oferta de vagas do processo seletivo para o segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ao todo serão ofertadas 65.932 vagas para ingresso em 73 instituições públicas de ensino superior. As inscrições para o Sisu serão abertas no dia 28 de junho e podem ser realizadas até as 23h59 do dia 1º de julho, horário oficial de Brasília-DF.

MEC

Eventos

Senadores e especialistas cobram recursos para reverter danos da pandemia na educação

Senadores e especialistas defenderam nesta segunda-feira (20) a manutenção de investimentos públicos como forma de superar os prejuízos provocados pela pandemia de coronavírus na área da educação. Eles participaram de uma audiência pública da Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia, vinculada à Comissão de Educação (CE).

Senado