quarta-feira, 22 de junho de 2022

Notícias da Educação - 22/jun/2022

Clipping Focando Educação

Saúde & Educação

Covid: Prefeitura de SP deixa de recomendar afastamento de turmas em escolas

A Prefeitura de São Paulo deixou de recomendar afastamento de turmas que tiverem casos confirmados de covid-19 ou suspensão de atividades escolares. Conforme a portaria publicada nesta terça-feira, 21, o objetivo das novas diretrizes é promover a continuidade de aulas presenciais e "salvaguardar a aprendizagem, saúde mental, nutrição e proteção das crianças e adolescentes". Contatos assintomáticos devem ser apenas monitorados por 14 dias.

Terra

Dentro da Escola

Educação Infantil: o papel do professor como mediador das aprendizagens

Ao me propor a escrever aqui algumas linhas sobre como se dá a mediação do professor na Educação Infantil e compartilhar exemplos de como essa ação se materializa no nosso cotidiano, percebi que existem três pontos que são importantes de destacar nessa reflexão. A concepção de criança que a prática docente revela; a perspectiva da escola como espaço oportuno para a aprendizagem; e o papel do professor nesse contexto.

Nova Escola

Como a música prepara o cérebro para aprender?

Há dez anos, a violinista, educadora e empreendedora musical Angélica Durrell começou a ensinar um pequeno grupo de estudantes do ensino médio de Connecticut (EUA) a tocar diferentes instrumentos de percussão.
Em poucos anos, o programa de música realizado no contraturno – voltado para estudantes latinos, muitos dos quais com dificuldades acadêmicas – tornou-se famoso na rede escolar, reformulado de uma atividade extracurricular “legal de se ter” para uma ferramenta estratégica que aborda alguns dos desafios do território. Os alunos, professores e líderes escolares da professora Angélica notaram que estavam frequentando a escola de forma mais consistente, seu inglês estava melhorando e eles pareciam cada vez mais à vontade para fazer amigos.

Porvir

Itinerários formativos possibilitam novas formas de avaliar os alunos

Se, na educação tradicional, ser avaliado quase sempre foi um tabu, novos formatos de ensino e aprendizagem trazem mais flexibilidade para entender melhor como os jovens aprendem. E, agora, com a implementação do Novo Ensino Médio, as avaliações nos itinerários formativos passaram a ser um caminho repleto de possibilidades para escolas, professores e alunos.

Escolas Expoinenciais

Dicas

Aprendendo matemática: conheça 10 brincadeiras para ensinar crianças de forma divertida

O conhecimento infantil pode ser estimulado de várias maneiras e as brincadeiras são uma das melhores formas. Aprender matemática se torna mais divertido para o seu filho quando ocorre através de brincadeiras e atividades criativas.

Vestibulando Web

Tecnologia

Saiba qual é a importância da transformação digital nas escolas

A transformação digital nas escolas é um conceito cada vez mais presente. E não só como um processo que permite usar recursos tecnológicos para aumentar o desempenho organizacional, mas também como uma mudança cultural.
Tecnologia e educação há algum tempo caminham juntos, seja para apoiar e melhorar o desempenho dos alunos no processo de ensino ou para melhorar a gestão escolar. O processo de transformação digital escolar tem vindo a ocorrer ao ritmo e com os recursos que cada instituição dispõe.

Folha Vitória

Gestão

Secretário da OCDE alerta Brasil para preservar orçamento da Educação

Dentre as medidas apontadas pelo secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, para que o Brasil se aproxime dos padrões da organização e facilite sua aprovação como membro, está a “preservação do orçamento da Educação”. A declaração do secretário sobre o tema foi dada nesta terça-feira, 21, na abertura do Fórum Brasil-OCDE, promovido pelo Itamaraty.

Veja

Inclusão

Ceará abre a 1ª escola de educação profissional para presos

A primeira escola de educação profissional para presos do Brasil será inaugurada no Ceará! Os internos do sistema prisional do Ceará agora terão mais motivos e incentivos para aprender, sonhar e trabalhar.
“Investir na capacitação dos internos é um caminho para que essas pessoas saiam do sistema com uma oportunidade de fazer a sociedade olhar com outros olhos para sua reinserção. O projeto é inovador a nível nacional e esperamos que os internos possam aproveitar esses cursos que serão oferecidos”, disse o coordenador de Educação Profissional do Estado do Ceará, Rodolfo Sena.

Só Notícia Boa

Leis e políticas

Senado inclui na LDB compromisso de alfabetização no ensino básico; vai a sanção

Em votação simbólica, o Senado aprovou nesta terça-feira (21) projeto que inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) o compromisso da educação básica com a alfabetização plena e a capacitação gradual para a leitura. O PL 5.108/2019, do deputado Hugo Leal (PSD-RJ), foi aprovado na forma do parecer favorável do relator na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). A matéria segue para sanção presidencial.

Senado

Comissão aprova proposta que prevê orientação, nas escolas, sobre navegação segura em redes sociais

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que encarrega as escolas públicas e privadas de orientar e conscientizar crianças e adolescentes sobre a navegação segura em redes sociais. A proposta inclui a medida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Vitória aprova criação de fundo para Educação

Os vereadores de Vitória aprovaram, em sessão realizada nesta terça-feira (21), a criação do Fundo Municipal da Educação Infantil e Ensino Fundamental (FMEIEF). De acordo com o projeto que recebeu aval dos parlamentares, os recursos do fundo serão destinados a ampliar e melhorar o acesso à educação infantil e fundamental na Capital.

ES Brasil

Policiais e jurídicas

Ex-ministro e pastor ligado a Bolsonaro são presos pela PF em operação sobre 'balcão' do MEC

Milton Ribeiro saiu do governo após suspeitas sobre atuação de pastores na liberação de verbas no Ministério da Educação
A Polícia Federal realiza na manhã desta quarta-feira (22) uma operação contra o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e pastores suspeitos de operar um balcão de negócios no Ministério da Educação e na liberação de verbas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Ribeiro e ao menos um dos pastores, Gilmar Santos, já foram presos.

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

ONU: 2022 tem recorde de 222 milhões de estudantes com escolaridade interrompida

O número de alunos cuja escolaridade foi interrompida quase triplicou desde 2016 e alcançou um recorde de 222 milhões, por várias crises, indicou a diretora do fundo da ONU para a educação em situações de emergências, Yasmine Sherif.
Um terço desses alunos está completamente fora da escola e mais da metade, 119,6 milhões, vão à escola sem atingir "um nível mínimo de proficiência", especialmente em matemática e leitura, afirmou.

R7

EAD

MEC lança programa para fomentar a expansão de educação a distância nas universidades federais

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Ensino Superior (SESu), lançou nesta segunda-feira (20), o Programa para Expansão da EaD nas Universidades Públicas Federais – Reuni Digital.
O projeto tem como objetivo realizar um esforço temporário para testar e avaliar a oferta de cursos de Educação a Distância (EaD) nas Instituições Federais de Educação Superior brasileiras. No total, serão ofertadas 5.020 novas vagas, por ano, em cursos de graduação. Durante a cerimônia, o Ministro da Educação, Victor Godoy, também assinou uma portaria com autorização para criação de 152 novos cargos de docentes no programa. Inicialmente, eles devem atuar em 14 cursos de graduação, na modalidade EaD, das universidades federais em diferentes regiões do país.

MEC

Ensino Superior

Bolsonaro sanciona lei para renegociação de dívidas do Fies

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou com veto a proposta que permite a renegociação de dívidas do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O texto foi publicado hoje no DOU (Diário Oficial da União). O texto beneficia estudantes que aderiram ao Fies até o segundo semestre de 2017 e apresentam débitos vencidos e não pagos há mais de um ano.

Uol