quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Notícias da Educação - 11/ago/2022

Clipping Focando Educação

Dentro da Escola

Educação integral: desafios e perspectivas nas escolas brasileiras

A educação no Brasil não por ser considerada integral. E o primeiro passo para mudar essa realidade é entender o que é a educação integral. O modelo leva para as salas de aula áreas geralmente excluídas do currículo regular, como a cultura, as artes, os direitos humanos e a educação ambiental. E, assim, promove conhecimentos que vão além dos conteúdos disciplinares básicos.

Desafios da Educação

Dicas

Baixe agora o Jogo da Lei 10.639

O debate entre Janine Rodrigues, fundadora do Piraporiando e especialista em diversidade e educação antirracista, Jenniffer Cornélio, pedagoga e integrante do educativo da Piraporiando, e Tatiana Klix, diretora do Porvir, marcou o lançamento, nesta quarta-feira (10), do Jogo da Lei 10.639.

Porvir

Projetos

Para evitar desperdícios, professor estimula pesquisa com verduras e legumes descartados

O projeto “As verduras e legumes aproveitáveis e o extrato que dá gosto” nasceu da ânsia de empreender em algo para apresentar na “Mostra de Iniciação Científica” da EREM (Escola de Referência em Ensino Médio) Pedro Tavares, localizada em Camutanga (PE), no ano de 2019. Eu, como professor-mestre, responsável pela turma do 2º ano semi-integral “B”, percebi a angústia dos alunos em apresentar uma atividade que realmente pudesse elevar a autoestima da turma.

Porvir

Profissionais da Educação

Profissionais da educação receberão bônus por desempenho no ES

Quase 13 mil profissionais da rede estadual de Educação do Espírito Santo vão receber, na folha de pagamento do mês de agosto, um bônus pelo desempenho ao longo do ano de 2021. O valor é pago aos profissionais ativos na educação.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação, recebem o benefício todos os profissionais da Educação (efetivos, comissionados e DTs). Ao todo, são 12.975 profissionais.

A Gazeta

Inclusão

Professora e ex-alunas do Sesi criam app de ‘tradução simultânea’ para a língua dos sinais

(...) Como somente 2 milhões de brasileiros sabem usar a Língua Brasileira de Sinais (Libras), há uma barreira de comunicação. Para ajudar a contorná-la, uma professora e três ex-alunas do Serviço Social da Indústria (Sesi) desenvolveram uma ferramenta que em tempo real transforma os sinais em linguagem oral.

MSN

Leis e políticas

Bolsonaro veta aumento de verbas para a merenda escolar

Reajuste havia sido aprovado pelo Congresso; valor não é corrigido desde 2017
O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou nesta quarta-feira (10) o reajuste aprovado pelo Congresso Nacional do valor repassado a estados e municípios para a alimentação escolar.
Atualmente, o governo federal repassa apenas R$ 0,36 para a compra de alimento de cada estudante do ensino fundamental e do médio e R$ 0,53 por aluno matriculado na pré-escola.

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Educação infantil começa a ganhar mais professores homens, que ainda enfrentam resistência

Dos 595 mil docentes na educação infantil (até os 5 anos), apenas 3,7% são do sexo masculino, segundo o Censo da Educação Básica 2021
(...) Essa ausência se deve muito ao fato de que, historicamente, os cuidados com os pequenos foram amplamente atribuídos às mulheres. A creche e a pré-escola são os primeiros contatos da criança fora da realidade de casa e são frequentemente vistas como um prolongamento dessa vivência, que inclui higiene, alimentação e acolhimento. “Na visão tradicional da nossa sociedade, o papel da mulher ainda é muito associado ao de mãe, cuidadora, responsável pelo afeto e pela própria "educação das crianças, enquanto o homem sai em busca do sustento”, explica Andrea Ramal, Doutora em Educação pela PUC-Rio. Não à toa, a primeira fase da educação infantil, até os 2 anos, é chamada também de maternal.

O Globo