Dentro da Escola
Educação Antirracista: caminhos para trabalhar a temática nos Anos Finais do Fundamental
Confira sugestões de propostas que abordam relações étnico-raciais e um material que lista como cada componente curricular pode explorar o assunto
Quando o assunto é Educação Antirracista, a professora Karla Monteiro Paranhos, que leciona Ciências para os Anos Finais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Deodoro, no Rio de Janeiro (RJ), frisa que não podemos “tapar o sol com a peneira”. Segundo ela, a escola não está livre de reproduzir o racismo que é estrutural – na maioria das vezes, ela é, inclusive, o primeiro lugar em que a criança se defronta com situações racistas. “Inicialmente, é preciso que todos os atores se conscientizem de que esse problema existe e deve ser combatido.”
Continuum curricular favorece recomposição e avanço das aprendizagens
Logo no início da pandemia da Covid-19, ficou evidente que seria impossível garantir que os estudantes brasileiros aprendessem todas as habilidades que vinham sendo propostas nos currículos regulares. Desde então, tem se adotado no país o chamado continuum curricular.
Ele permite que habilidades e competências essenciais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sejam priorizadas, flexibilizando os currículos das redes e garantindo um desenvolvimento contínuo das aprendizagens de 2020 a 2022. Do ponto de vista legal, o continuum curricular consta de uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que foi homologada pelo Ministério da Educação. Isso significa que o currículo contínuo é uma política pública vigente, por enquanto, até o final de 2022.
Educação sexual deve ser usada como arma contra desinformação
Tabu para muitas famílias e professores brasileiros, a educação sexual é utilizada por muitos como algo que irá acabar com a ingenuidade das crianças ou influenciar os adolescentes. Entretanto, o intuito desse tipo de ensino tem como objetivo, justamente, esclarecer dúvidas dos jovens sobre sexo, preconceitos, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e assuntos relacionados.
MetrópolesGestão
Escolas bilíngue crescem 10% no Brasil
Com o avanço tecnológico e globalização cada vez mais avançada, saber se comunicar em inglês deixou de ser apenas um diferencial para ser uma necessidade. Exatamente por isso, é comum observar redes de ensino que investem na educação bilíngue. No entanto, ainda hoje, muitas não possuem um modelo realmente adequado para promover uma imersão de qualidade.
SegsNetworking: diálogo com diretores possibilita boas práticas para gestão escolar
Participar de eventos, seminários e congressos é uma das maneiras de fazer networking. No entanto, essa não é a única forma que existe para conseguir ampliar a rede de contatos com outros diretores.
Uma boa estratégia para aumentar a rede de relacionamentos, que é tão importante para o sucesso da gestão escolar, é conhecer pessoalmente outras instituições de ensino por meio de visitas programadas.
Inclusão
Ensino superior: 71% dos estudos sobre cotas raciais são positivos
Levantamento realizado pelo Consórcio de Acompanhamento das Ações Afirmativas em 980 publicações sobre políticas de ação afirmativa no ensino superior brasileiro aponta que 71% dessas pesquisas avaliaram positivamente as cotas raciais e 62% as cotas sociais. Os estudos analisados foram publicados entre 2006 e 2021.
iGAlunos cotistas e não cotistas têm o mesmo desempenho na graduação
No aniversário de dez anos da Lei de Cotas, pesquisas demonstram que em pouco tempo estudantes cotistas são capazes de superar defasagem.
TerraSuperdotação: o desafio de identificar as altas habilidades
Dia 10 de agosto é conhecido como o dia Mundial da Superdotação. Mas identificar essas pessoas é ainda um desafio. Sem abordagem adequada, as altas habilidades podem se transformar em super problemas.
Escolas ExponenciaisLeis e políticas
MS: Deputados aprovam repasse do ICMS conforme desempenho na educação
(...) Até o momento, os critérios e percentuais para se chegar ao índice de participação de arrecadação do ICMS de cada cidade eram os seguintes: valor adicionado (75%), receita própria (3%), extensão territorial (5%), número de eleitores (5%), ICMS ecológico (5%) e uma parte igualitária entre os 79 municípios (7%).
Agora, o valor adicionado passa de 75% para 65%. Conforme o projeto de lei complementar, 10% serão repassados com base em indicadores de melhoria dos resultados da aprendizagem e de aumento da equidade, levando em consideração o nível socioeconômico dos alunos. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS
Estatística, pesquisas e estudos
Os estudantes e a volta à escola
(...) A pesquisa (...) constatou que 91% dos estudantes voltaram às aulas de forma presencial no primeiro semestre de 2022 e que 94% estavam matriculados em escolas que promoveram alguma ação para enfrentar lacunas de aprendizagem deixadas pela pandemia.
No entanto, só 39% deles puderam participar de aulas de reforço, com grandes desigualdades de acesso: os que viviam em condições de maior vulnerabilidade, e que, portanto, mais necessitariam compensar as fragilidades advindas do prolongado fechamento das escolas, foram os menos beneficiados com aulas adicionais.
Pesquisa Google mostra que brasileiros estão cada vez mais interessados em cursos online
A transformação no modelo educacional ainda não aconteceu na velocidade e nem na escala necessária para impactar profundamente o ensino e a aprendizagem. Dados do Google sobre o interesse dos brasileiros no tema da educação, porém, mostram um desejo maior sobre diferentes modalidades de cursos, que vão além do sistema formal.
PorvirEnsino Superior
Cortes na educação: UFRJ diz que crise chegou a 'ápice'
A crise orçamentária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) atingiu o seu ápice, segundo o seu Conselho Universitário (Consuni), reunido nesta quinta-feira, Dia do Estudante. Por isso, a instituição decidiu enviar ao Ministério da Educação uma carta expondo a situação. De 2019 até hoje, o orçamento sofreu um corte de R$ 70 milhões, sem contar a inflação, apesar de a universidade ter estado na linha de frente da pesquisa e combate à pandemia de covid-19.
MSNEventos
Subcomissão debate infraestrutura escolar na segunda-feira
Como assegurar que os estabelecimentos de ensino tenhamn instalações físicas adequadas para o pleno exercício da educação será tema de audiência pública promovida pela Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia, nesta segunda-feira (15) às 10 hs.
Senado