segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Notícias da Educação - 22/ago/2022

Clipping Focando Educação

Saúde & Educação

Para 65,8% dos professores, alunos estão mais violentos após pandemia

Aumento de transtornos mentais e empobrecimento das famílias são apontados como fatores para a agressividade na volta às aulas presenciais
Seis em cada dez professores do país avaliam que os alunos estão mais violentos desde que retornaram às aulas presenciais, após terem ficado dois anos em atividades remotas por causa da pandemia. Para 97,9% dos educadores, o aumento da agressividade atrapalha o aprendizado.

Folha de São Paulo

Dentro da Escola

Saídas pedagógicas podem tornar a aprendizagem mais significativa

Lugar de aprender não é apenas na sala de aula. As saídas pedagógicas, assim como os estudos do meio, são ferramentas que podem ser utilizadas pelas instituições de ensino para tornar a aprendizagem mais significativa e consolidar o trabalho realizado dentro da escola, sendo fundamental no desenvolvimento integral dos estudantes.

Escolas Exponenciais

Pequenas práticas diárias para melhorar a saúde mental

Comportamentos psicológicos positivos promovem uma boa higiene da saúde mental, reduzindo o estresse e melhorando o bem-estar geral
O termo higiene geralmente evoca imagens como lavar as mãos, tomar banho e talvez uma pessoa escovando os dentes. Embora essas práticas ajudem na limpeza e impeçam a propagação de doenças, outro componente da boa higiene consiste no cuidado diário da saúde mental. A Organização Mundial da Saúde define higiene como “uma série de práticas realizadas para preservar a saúde”. Assim como nossos corpos se beneficiam da manutenção diária, nossas mentes também.

Porvir

Como realizar uma adaptação escolar eficaz?

Não são todas as pessoas que gostam de mudanças e, quando se trata de crianças, o assunto pode ser ainda mais delicado. É comum que os pequenos precisem mudar de escola, seja devido à mudança de cidade, falta de adaptação, mudança de série, entre muitos outros fatores. Por isso torna-se importante falar sobre a adaptação escolar.

Folha Vitória

Dicas

Gamificação: jogo gratuito ensina Geografia de forma lúdica

Parte de uma estratégia de gamificação do aprendizado, o jogo “Passaporte para o Mundo” é uma forma de ensinar Geografia de uma forma lúdica para os alunos. A iniciativa está disponível gratuitamente neste site.

Escolas Exponenciais

Dia da Fotografia: oportunidade para projetos e aulas mão na massa

Confira ideias inspiradoras para adotar fotografias como recurso didático para o protagonismo de estudantes e melhoria dos registros
Com a popularização dos celulares, todo mundo tira fotografias o tempo todo. Para além das selfies e de curtidas nas redes sociais, essa é uma maneira de interpretar o mundo ao redor, exercitar a criatividade e o senso crítico. No Dia Mundial da Fotografia, celebrado neste 19 de agosto, o Porvir mostra como professores das diversas áreas do conhecimento podem se beneficiar.

Porvir

Twitter apresenta campanha de educação midiática com foco em como lidar com desinformação

Em linha com seu objetivo de promover conversas cada vez mais saudáveis e dar às pessoas mais controle sobre sua experiência no serviço, o Twitter lança nesta quarta (17) uma campanha com dicas práticas sobre como identificar e lidar com desinformação. A campanha de educação midiática vai contar com Tweets nos perfis oficiais do @TwitterBrasil e @TwitterSeguroBR.

Cidade Marketing

Gestão

SP: Ricardo Nunes propõe pagar mensalidade de alunos para manter Liceu Coração de Jesus

Colégio centenário do centro de São Paulo anunciou fechamento por causa da cracolândia
A parceria proposta pelo prefeito seria nos moldes do que ocorre hoje com as creches credenciadas da cidade. O modelo é inédito, já que não há nenhum convênio desse tipo para o ensino fundamental.
A direção da escola disse que vai avaliar a proposta, mas, em uma primeira análise, considera que a entrada de mais 200 alunos garantiria a manutenção das atividades educativas no local.

Folha de São Paulo

Profissionais da Educação

Doente e desvalorizado: sobre ser professor na rede pública brasileira

Muitos dos recém-formados nos cursos de licenciatura já não sonham mais em ser professores, pois sabem que a chance de trabalharem muito, ganharem pouco e ainda não serem valorizados é muito grande.
Quem passou por essa situação foi Leila, aluna da rede pública de São Paulo. E ela não está sozinha: há anos, escuto relatos de estudantes de todo o país que passaram, ou ainda passam, pela mesma problemática que ela. Alguns por um mês, outros por dois, e já ouvi relato até de quem passou praticamente o ensino médio todo sem aula de alguma disciplina.

DW

Inclusão

'Como descobri que meu filho é superdotado': os indícios precoces de altas habilidades

O conceito de superdotação é polêmico. Por um lado, neurocientistas, neuropsicólogos e afins afirmam que apenas crianças com QI (quociente de inteligência) acima da média são superdotadas. Do outro, psicopedagogas e treinadores de esportes, por exemplo, dizem que a superdotação é mais ampla e que crianças com altas habilidades em diversas áreas também são superdotadas. A discussão vai longe.
Contudo, há um consenso de que crianças que realizam um teste de QI, métrica que mensura a inteligência, e alcançam um percentil acima de 97, o equivalente a 130 pontos em testes utilizados no Brasil, são superdotadas.

BBC

Leis e políticas

Recuperar o aprendizado no Brasil é um desafio urgente após a pandemia, afirma Unicef

A pandemia impôs dois anos de isolamento e aulas remotas, o resultado imediato foi a defasagem no aprendizado. Agora, como aponta a oitava onda da pesquisa realizada pela Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) com apoio do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e Itaú Social, com o retorno às atividades presenciais, a recuperação é urgente.

Correio do Povo

Estatística, pesquisas e estudos

Recuperação da aprendizagem é prioridade e desafio para a maioria das redes municipais de Educação, revela pesquisa

Após mais de dois anos de pandemia, as redes municipais de ensino se veem diante de um desafio urgente: a recomposição/recuperação da aprendizagem. É o que revela a oitava onda da pesquisa realizada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Itaú Social. Em mais de 85% dos municípios pesquisados, escolas e Secretarias de Educação têm trabalhado juntas para avaliar as lacunas de aprendizagem e criar estratégias para a recomposição de saberes. E os desafios são grandes.

Unicef

Recuperar o aprendizado é um desafio urgente, indica Unicef

R7

Brasil tem 346 escolas públicas chamadas Paulo Freire

(...) Em um levantamento exclusivo feito pela Gazeta do Povo na base de dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o autor de Pedagogia do Oprimido surge em primeiro lugar entre 60 figuras históricas brasileiras. São 346 escolas com o nome de Freire – uma a mais do que as 345 batizadas como Rui Barbosa. A pesquisa levou em conta grafias alternativas como “Ruy Barbosa” e variações como “Paulo Reglus Neves Freire”, nome completo do primeiro colocado.
A lista dos dez nomes mais comuns também inclui Tancredo Neves (322 escolas), Monteiro Lobato (319), Tiradentes (276), Getúlio Vargas (232), Dom Pedro I (174), Dom Pedro II (165), Santos Dumont (147) e Cecília Meireles (145).

Gazeta do Povo

Ensino Superior

Pós da Unicamp inspirada em disciplina de 'felicidade' une tecnologia com ciências humanas para negócios de impacto social

A Unicamp criou o primeiro curso de pós-graduação no Brasil que une as áreas de tecnologia e negócios com as de ciências humanas: a especialização Master Business Exponencial (MBE), que propõe formar pessoas capazes de serem agentes de transformação no mundo e garante o título de "Especialista em Negócios Exponenciais". A inspiração foi uma disciplina de "felicidade", criada pela universidade estadual em 2020.

g1

Política partidária

Candidatos em SP defendem ensino integral em planos de governo, mas divergem nos detalhes

Expansão da política consta no programa de governo de 7 dos 9 candidatos que pontuaram na última pesquisa Datafolha
A expansão ou a reformulação do programa de ensino médio integral nas escolas estaduais de São Paulo é um compromisso da maioria dos candidatos ao governo paulista que pontuaram na mais recente pesquisa Datafolha, divulgada na quinta-feira (18).

Folha de São Paulo