Dentro da Escola
Atividades extraclasse ampliam interesse pelas aulas em mais de 90%
Atividades extraclasse contribuem de maneira decisiva para o aprendizado e reforço do conteúdo das disciplinas em todas as fases da educação. Pesquisa da Western Sydney University aponta que habilidades desenvolvidas em ambientes externos permanecem com os estudantes e melhoram seu desempenho na vida acadêmica. Além disso, ampliam o envolvimento e o interesse pelas aulas em mais de 90% dos alunos e professores e melhoram o comportamento de mais de 80% dos estudantes.
Folha VitóriaDaniel Becker: “Não podemos delegar à escola toda a responsabilidade do cuidar”
(...) Para Daniel, é preciso entender as origens da crise de adoecimento mental e emocional, em suas palavras, uma espécie de nova pandemia da infância, da adolescência e do mundo adulto. “A crise generalizada de saúde mental está atingindo as crianças e, principalmente, pré-adolescentes. É um motivo de preocupação em muitos países”, relata. “No Brasil, vivemos um momento sem precedentes, com o aumento da fome, ministérios abandonados, cidades violentas e crianças confinadas. A troca afetiva está precarizada. Crianças ficam presas em suas telas de celulares; só faltam as grades. São aparelhos construídos para nos viciar e geram o excesso, que é tóxico”.
PorvirDicas
6 roteiros de atividades escolares que apostam na criatividade e no protagonismo do estudante
O Programa Ação Criativa é direcionado a professores e gestores interessados e apresenta atividades com temas alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), por meio da aprendizagem inspirada em problemas, projetos, investigação e experienciação.
PorvirGestão
Merenda escolar sem reajuste faz com que crianças dividam até ovo
Com a verba federal sem reajuste desde 2017 e a inflação dos alimentos, relatos de racionamento e cortes de merenda escolar se multiplicam pelo Brasil. Alunos que tiveram a mão carimbada para não repetir o prato, ovo dividido para quatro crianças e corte de itens básicos, como arroz e carne, estão entre as queixas. Com o alto número de pais sem trabalho, a merenda é uma chance de refeição equilibrada para parte das crianças.
UolBrasil perde 800 bibliotecas em cinco anos de desmonte da cultura e da educação
O Brasil perdeu quase 800 bibliotecas públicas entre 2015 e 2020, segundo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). Mas de acordo com especialistas do setor o número pode ser ainda maior. A falta de informação está relacionada com a extinção do Ministério da Cultura (MinC), pelo presidente Jair Bolsonaro, e o descontrole do Estado.
RBAInclusão
ONU lança fundo para apoiar educação de crianças vulneráveis
Mecanismo Financeiro Internacional para a Educação. Este é o nome do novo fundo financeiro apresentado pelas Nações Unidas (ONU), este sábado, em conjunto com vários parceiros, com o objetivo de apoiar a educação das crianças vulneráveis em todo o mundo. O mecanismo terá um financiamento inicial de 2 mil milhões de dólares, que poderá atingir os 10 mil milhões até 2030.
YahooONU pede que milhões de crianças em zonas de crise frequentem a escola
Carta CapitalEnfrentamento ao racismo em escolas ainda é desigual
Pautar o antirracismo na educação, no chão da escola, com crianças e adolescentes, é apenas um dos cadeados a serem abertos para libertar-nos desta prisão chamada "racismo à brasileira". Ao colocar uma lupa na realidade educacional do nosso país encontramos desafios: escolas e redes de ensino em compassos diferentes no enfrentamento ao preconceito étnico-racial.
MSNLeis e políticas
A educação é a base para sociedades estáveis, pacíficas e prósperasBR
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu ao mundo que faça mais para fortalecer sistemas educacionais em todo o globo. Falando aos participantes da Cúpula Educação Transformadora, neste sábado, em Nova Iorque, Guterres lembrou que o mundo está atravessando várias crises.
ONUPoliciais e jurídicas
Polícia Civil apura suposto sexo grupal entre alunos do colégio Pedro 2º, no RJ
A Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu uma investigação para apurar a denúncia de prática de sexo em grupo envolvendo alunos menores de idade do Colégio Pedro 2º, localizado no campus Realengo, zona oeste da cidade. O caso teria ocorrido dentro de uma sala da instituição de ensino, que é federal, na última terça-feira (13), em um intervalo de aulas.
Folha de São PauloEstatística, pesquisas e estudos
Ideb 2021, índice que mede a qualidade da educação brasileira, varia pouco em relação a 2019, mas dados são 'enganosos'
(...) Houve pouca variação em relação à edição anterior, de 2019, mas isso não significa que não houve perdas na aprendizagem na pandemia ou que as desigualdades regionais não se acentuaram no período.
Os novos dados, coletados em 2021 , devem ser interpretados com muita cautela para não levarem a conclusões enganosas. São números distorcidos, explicam especialistas ouvidos pelo g1: foram colhidos em condições que acabaram “mascarando”, de forma não intencional, o verdadeiro retrato da educação brasileira na pandemia
‘Meta final’ do Ideb deveria ser prorrogada até 2024, diz ex-diretora do Inep que ajudou a criar indicador
g1Raio X da educação: o que mostram o Censo Escolar, o Ideb e o Saeb, divulgados nesta sexta-feira
g1Quanto a educação piorou na pandemia? Entenda dados do exame do MEC
TerraSaeb 2021: Veja como os Estados se saíram na avaliação do MEC
TerraAprovação automática distorce resultados de pesquisa sobre educação básica
TerraPorcentagem de crianças do 2º ano que não sabem ler e escrever nem palavras isoladas mais do que dobra na pandemia, diz Inep
g1Aprendizagem de Português e Matemática cai em todas as séries no Brasil após a pandemia
TeerraNota de escolas privadas de SP no 9º ano cai mais do que na rede pública após pandemia, mostra exame
TerraAlfabetização desaba em avaliação e frustra aposta de Bolsonaro no ensino domiciliar
Provas do Saeb foram aplicadas no 2º ano do fundamental; principais ações do governo para essa fase focavam atividades em casa
O desempenho dos alunos brasileiros no ciclo de alfabetização despencou com o fechamento das escolas por causa da pandemia, mostram os dados de avaliação federal da educação básica de 2021, divulgados nesta sexta-feira (16). Os resultados frustram aposta do governo Jair Bolsonaro (PL) em atividades de alfabetização em casa, desenvolvidas mesmo antes da pandemia.
Melhora da alfabetização de crianças envolve plano de ação e aulas extras, avaliam especialistas
TerraAlunos da alfabetização foram os mais prejudicados durante a pandemia, mostra exame do MEC
TerraPor que 1 milhão de alunos abandonaram escolas particulares no governo Bolsonaro?
(...) Professor de história bem-sucedido na rede privada, Moraes percebeu uma queda expressiva no número de alunos em sala de aula desde 2019. E dados oficiais confirmam a impressão de Moraes sobre o esvaziamento de colégios privados: segundo o Censo Escolar 2021, o número de estudantes matriculados em escolas particulares no Brasil caiu 10%, ou quase um milhão de estudantes, entre 2019 e 2021.
Correio BraziliensePolítica partidária
Homeschooling e eleições: por que Bolsonaro se alia a pais que querem ensinar filhos em casa
Pesquisadores observam que temas em discussão no ensino domiciliar se encaixaram com as bandeiras levantadas pelo governo — e dialogam até mesmo com um público mais amplo que o estritamente bolsonarista.
"O principal argumento da defesa desse modelo de ensino por Bolsonaro e pelo bolsonarismo é essa noção de que o ator que tem que decidir em primeiro plano sobre educação é a família, e não o Estado",