sexta-feira, 22 de março de 2013

Resumo do dia

MP que destina royalties à educação não vai proporcionar recursos suficientes ao setor. 
Inep poderá zerar redações do Enem que apresentarem algum tipo de deboche. 
Ministra diz que desigualdade racial permanece no Brasil e teme retrocessos. 
Alunos da Gama Filho e UniverCidade vão à Justiça por nova administração.

Educador acompanhará efeitos da formação dos professores

Uma equipe com mais de 20 pessoas, entre professores de graduação, mestrandos, doutorandos, estudantes de graduação da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), além de professores de educação básica, vai acompanhar, pelos próximos três anos, o processo de formação continuada dos professores vinculados às ações previstas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, verificando o efeito dessa formação sobre os índices de leitura e escrita das crianças. 
MEC

Redes sociais e de alto risco

(...) Um dos impactos mais preocupantes do uso das tecnologias da informação está relacionado à influência que ela pode ter no comportamento dos usuários, em especial de jovens e crianças. Um problema que se potencializa com o uso das redes sociais, acessadas por dispositivos móveis que, cada vez mais, dificultam o acompanhamento por parte das famílias. 
Folha Dirigida

Projeto pioneiro une neurociência à educação em escolas no Brasil

(...) Mas quantos Ayrtons existem? Se depender de Nicolelis, cada vez veremos mais brasileiros geniais no que fazem. O neurocientista já está fazendo a parte dele. Em Macaíba, na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte, há um projeto pioneiro e ambicioso, que une neurociência à educação: o Campus do Cérebro, criado por Miguel Nicolelis. 
Jornal da Globo

Escola em Bali atrai visitantes do mundo inteiro

Visitantes do mundo inteiro querem conhecer a Green School, na ilha de Bali, conhecida como a escola mais verde do mundo. Educadores e pesquisadores se interessam não só pela impressionante e belíssima estrutura, feita quase totalmente de bambu, mas pela metodologia da escola internacional, que oferece uma formação baseada na visão holística, no aluno e na consciência ambiental. 
Porvir 
Veja também: 
A magia da Green School (Porvir)

RN: Falta de professores leva alunos a “rodízio” de aulas

Um “rodízio” de alunos foi adotado no Rio Grande do Norte (RN) devido à falta de professores. Durante a semana, os alunos têm passado três dias em sala de aula e os outros dois em casa. A medida atingiu principalmente estudantes do último ano do ensino fundamental. De acordo com o sindicato potiguar dos professores, por volta de 20% dos estudantes do Estado foram atingidos pela medida. A rede, que atende aproximadamente 280 mil alunos, conta com aproximadamente 56 mil no rodízio, segundo o sindicato. 
Aprendiz

MPF processa prefeitura e União por problemas nas escolas de São Luís

O município de São Luís, o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e a União Federal são alvo de uma ação do MPF-MA (Ministério Público Federal no Maranhão) devido a irregularidades na aplicação de recursos que teriam contribuído para deixar a rede municipal de ensino em uma situação precária. 
Uol

RJ: Estado tem 735 professores cedidos, mas não recebe por eles

Recursos suficientes para a construção de pelo menos seis novas escolas, com capacidade para mais de mil alunos cada, poderiam ser aplicados na rede estadual de ensino, caso uma regra, publicada em decreto pelo governador Sérgio Cabral, em janeiro de 2011, estivesse sendo cumprida. O texto determinava que a Secretaria de Educação teria de ser ressarcida pelo pagamento dos salários dos professores e dos funcionários de apoio administrativo dos colégios cedidos a outros órgãos. 
Globo Online

Escolas estaduais do RS não terão férias durante a Copa do Mundo

A Secretária Estadual de Educação do Rio Grande do Sul anunciou nesta quinta-feira (21) que escolas gaúchas não terão férias durante a Copa do Mundo de 2014. Na semana passada, o MEC (Ministério da Educação) autorizou Estados e municípios a decidir se as aulas serão ou não interrompidas entre 12 de junho e 13 de julho de 2014, período de realização do mundial no Brasil. 
Uol

Mãe entra na Justiça para conseguir vaga em creche para filho em SP

Quem tem filho pequeno, já percebeu: encontrar vaga em creche pública perto de casa é um desafio. No interior de São Paulo, a saída foi entrar na justiça. 
Bom Dia Brasil 
Veja também: 
Alexandre: 'Creche era prioridade do governo, mas ainda precisa avançar' (Bom Dia Brasil)

Ministra diz que desigualdade racial permanece no Brasil e teme retrocessos

Propostas de leis que podem tirar direitos de índios e negros, resistências em aplicar as leis já em vigor, o modelo de cotas proposto pelo governo de São Paulo para as universidades paulistas e até a eleição de um representante conservador para dirigir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados são fatores que levam o governo a temer retrocessos nas conquistas obtidas pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). 
iG

Além de receber alunos com Down, escola precisa acolhê-los, diz educadora

(...) A realidade, porém, mostra que não basta receber os alunos, é preciso que a escola os acolha e, para isso, especialistas concordam que a formação de professores para cuidar desses alunos com necessidades especiais é ainda um dos maiores desafios para se alcançar a educação inclusiva. 
Terra 
Veja também: 
Escolas têm alunos com síndrome de Down, mas inclusão ainda é inadequada (iG) 
Distrito Federal tem 18 centros de educação precoce para crianças com síndrome de Down (Agência Brasil)

MS: Ministério Público denuncia racismo em escola contra Guarani-kaiowá

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul encaminhou nesta quarta-feira (20) ofício à Delegacia da Polícia Federal (PF) em Ponta Porã requisitando a instauração de inquérito policial para investigar a prática dos crimes de racismo e injúria racial contra estudantes indígenas de Antônio João, município localizado no sul do estado. 
iG

CAp-Uerj: sorteio pode ser alternativa à política de cota

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou, na quarta-feira, 20 de março, mais uma audiência pública para debater o PL 1871/2012, que trata da implantação de sistema de cotas no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj), melhor escola pública do estado no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o deputado Comte Bittencourt (PPS), apesar do consenso favorável às cotas, ficou muito bem sustentada pela comunidade do CAp-Uerj a preferência pelo sorteio para os dois segmentos que oferecem vagas. 
Folha Dirigida

Escola técnica abre três novos cursos e espera atingir 15 mil alunos no PR

A partir de abril, três novos cursos do programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil) passam a ser ofertados no Paraná. Além dos sete já ofertados, o estado passará a disponibilizar os cursos para formação de agente comunitário de saúde, transações imobiliárias e hospedagem. Com isso, a expectativa é de que o Paraná atenda 15 mil alunos por meio do programa, em todas as regiões. 
Gazeta do Povo

CEE/RJ informa que não fiscaliza cursos técnicos

No último dia 19, após realizarem uma sessão extraordinária fechada, os integrantes do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro (CEE/RJ) elaboraram uma nota oficial, na qual o colegiado repudia a emissão irregular de diplomas e certificados de cursos técnicos. No documento, o CEE também esclarece que a função de fiscalizar as instituições de ensino não é sua competência, mas sim da Coordenadoria de Inspeção Escolar. 
Folha Dirigida

MP que destina royalties à educação não vai proporcionar recursos suficientes ao setor, diz estudo

Levantamento feito pelo professor de matemática financeira da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Gil Vicente Reis Figueiredo, mostra que a Medida Provisória 592/12, que destina a receita dos royalties do petróleo e recursos do Fundo Social do Pré-Sal para a educação, será responsável pelo investimento no setor de 0,22% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2020. 
EBC

Representantes de reitores e da UNE divergem sobre proposta de crédito educativo

Representantes de associações de ensino e organizações como a União Nacional de Estudantes (UNE) divergiram sobre a proposta de emenda à Constituição (PEC) 32/99, que determina a concessão de bolsas de estudos e crédito educativo para o ensino médio e superior aos estudantes carentes em instituições privadas. 
Agência Câmara

Questão étnico-racial orienta políticas de educação do ministério

Nos últimos dez anos, o Ministério da Educação tem adotado importantes eixos na consolidação de políticas educacionais para avançar na questão étnico-racial. A temática vem sendo amplamente debatida em programas da educação básica à educação superior. 
MEC

Faltam professores de matérias específicas nas salas de aulas do país

O MEC fez uma pesquisa com diretores de escolas públicas do país. Trinta e oito por cento não conseguem professores para várias disciplinas. 
(...) O principal motivo dessa falta de profissionais são os baixos salários. Os estudantes não se sentem estimulados a continuar a faculdade, fazer um curso de licenciatura para virar professores. As escolas ganharam um concorrente de peso na hora de contratar: as empresas estão atrás de matemáticos, físicos e biólogos. Além disso, estão pagando muito melhor. 
Hoje

Artigo: Professores faltam ou faltam professores

Maria Izabel Noronha 
A cada início de ano os meios de comunicação publicam reportagens e análises que identificam os principais problemas da rede pública estadual de São Paulo. Um dos pontos destacados é a falta, nas salas de aula, de professores de muitas disciplinas, como Física, Química, Biologia, mas também Sociologia, Filosofia e outras. Isto afeta diretamente o direito dos estudantes a uma educação de qualidade. 
Aprendiz

Inep poderá zerar redações do Enem que apresentarem algum tipo de deboche

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, defende a punição de candidatos que apresentarem alguma forma de deboche nas redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na última edição do Enem, segundo o presidente, foram contabilizadas cerca de 300 redações que continham algum tipo de inserção indevida. Para o próximo edital do exame será discutida a possibilidade de zerar essas redações. 
Agência Brasil 
Veja também: 
Enem teve mais de 300 corretores de redação afastados, diz Inep (G1) 
Enem 2012: corretores receberam R$ 2,35 por cada redação (Globo Online)

Empresa criada com R$ 1,5 mil fatura R$ 1 milhão com aulas inovadoras

Em 2010, Maurício Calazans, engenheiro ambiental formado pela Universidade Federal Fluminense, tirou do bolso R$ 1,5 mil para começar sua empresa, a Neotrip, que cria plataformas inovadoras de ensino para escolas e universidades. Hoje, diz ele, a empresa fatura mais de R$ 1 milhão, e fechou um contrato com 19 universidades públicas do estado do Rio de Janeiro para oferecer conteúdo educacional atraente e inovador. 
G1

Consultor da Funasa critica falta de sensibilidade de gestores para educação em saúde pública

Em um debate marcado pela presença de educadores, o consultor do Departamento de Saúde Ambiental da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), José Teixeira, criticou hoje (21) a falta de sensibilidade dos gestores brasileiros para a educação em saúde e afirmou que apenas uma sociedade mais mobilizada pode mudar esse quadro. 
Agência Brasil

RJ: promotoria aciona universidade por sacrificar cães ilegalmente

O Ministério Público do Rio de Janeiro requereu nesta quarta-feira a suspensão da Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) da Universidade Iguaçu (Unig), em Itaperuna. A instituição é ré em ação civil pública ajuizada pela 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do município. 
Terra

Projeto ensina francês a crianças de comunidade atingida por incêndio no Recife

Uma das áreas mais pobres do Recife ganha um suave sotaque francês. Na comunidade Caranguejo Tabaiares, Ilha do Leite, Zona Oeste da cidade e onde um incêndio destruiu, nesta quinta-feira, mais de 20 barracos, crianças recebem aulas de francês. O ensino integra projeto da biblioteca comunitária instalada logo à entrada da comunidade 
NE10

Governo chinês oferece 15 bolsas integrais para graduação e pós

A Embaixada da República Popular da China no Brasil está recebendo inscrições de interessados em concorrer a 15 bolsas de estudo para cursos de graduação, pós e especialização. 
Uol

Alunos da Gama Filho e UniverCidade vão à Justiça por nova administração

Uma ação civil pública foi protocolada na tarde desta quinta-feira (21) pedindo a intervenção do MEC na Universidade Gama Filho e na UniverCidade, que estão sem aulas, além de uma liminar pedindo a solvência da do grupo Galileo Educacional, administrador de ambas. Centenas de alunos, pais e professores, sobretudo do curso de medicina da Gama Filho, se reuniram na porta da Justiça Federal, no Centro do Rio , para pedir que a ação fosse aceita pelo juiz substituto Walmir Almeida Pinto, da 13ª Vara Federal, que ficou responsável pela ação. A ação, que foi movida pelo relator da CPI das Universidades Privadas, deputado Robson Leite (PT), teve o direito pleiteado e foi encaminhada para a Justiça Estadual. 
G1

Com Sisu, cursinhos preveem que concorrência vai disparar para o ingresso na UFMG

Não se iluda ao pensar que entrar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ficará mais fácil com uma única etapa, representada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem o peso das questões abertas da segunda fase. Nos cursinhos, o assunto de ontem foi um só: o fim do vestibular e a adesão da maior instituição de ensino superior do estado ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nos preparatórios, a aposta é de uma disputa ainda maior, especialmente com estudantes de São Paulo, vistos como os principais concorrentes dos mineiros. 
Estado de Minas 
Veja também: 
Mudança para ingresso na UFMG deve alterar cursinhos (Estado de Minas)

Reitor da UEA pede exoneração após protestos de alunos, no Amazonas

O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professor José Aldemir de Oliveira, pediu exoneração, na tarde desta quinta-feira (21). Ele sai após vários protestos de estudantes e professores contra a instituição. 
G1

Cursos de medicina podem ter de garantir mínimo de vagas na residência

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4914/12, que obriga faculdades de medicina a viabilizarem vagas e bolsas de residência médica na proporção de, no mínimo, 50% da oferta de lugares no curso de graduação. 
Agência Câmara

USP realiza Olimpíada do Conhecimento

(...) Trata-se de uma competição entre equipes compostas por alunos de graduação e pós-graduação e por professores da USP que visa estimular o aprendizado prático e a cooperação na solução de um problema técnico-científico. 
Agência Fapesp