quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Notícias de educação - 25/jan/2017


Na Sala de Aula

10 tendências de personalização do ensino em 2017
As tendências podem ser usadas como uma maneira de olhar para as diferentes características de cada aluno, além de apoiar a adaptação do sistema e dos processos à medida que eles aprendem, crescem e mudam. Professores são estudantes também, e isso significa ter um sistema capaz de desenvolver e apoiar a mudança. Nós dividimos as 10 tendências em cinco categorias. (Porvir)

Como vencer a procrastinação, um dos problemas mais graves para estudantes
A procrastinação - a mania de adiar uma ação ou um tarefa, de "deixar para amanhã" - é um problema comum, que afeta especialmente estudantes e acadêmicos. Segundo o psicólogo Tim Pychlyl, da Universidade de Carleton no Canadá, a procrastinação é "na atualidade, o problema mais grave da educação". (BBC)

“O jovem é especialmente suscetível aos apelos do consumismo”
Autora do livro O prazer das compras – o consumismo no mundo contemporâneo (Ed. Moderna), Maria Helena Pires Martins fala sobre a importância de debater esse tema com os jovens em fase escolar, se valendo de diferentes elementos do cotidiano deles, tais como o acesso a smartphones, moda e funk ostentação. (Carta Educação)


Avaliações




Fies e Prouni têm calendário alterado por questões técnicas; veja as novas datas
  • O Ministério da Educação anunciou que mudou as datas de inscrições para novas vagas de contratos de financiamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (Prouni). Em nota divulgada na noite da segunda-feira (23), o MEC diz que o motivo das alterações envolve questões técnicas dos sistemas. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet.
  • (G1)
Ministro apresenta resultados gerais do Enem 2016 e celebra êxito na realização do exame
  • “Este foi um Enem bastante difícil de ser finalizado e entregue”, afirmou Mendonça Filho. “Talvez a gente tenha vivido o momento mais difícil ao longo da história de realização do Enem”. O ministro, no entanto, avalia que o exame foi concluído com êxito. “Apesar dos percalços, das dificuldades e das adversidades, eu celebro o sucesso do Enem 2016. O interesse público e o interesse do MEC no governo Temer era fazer com que o exame pudesse ser garantido para aqueles estudantes e as pessoas que desejavam se submeter ao Enem e conseguimos isso”.
  • (MEC)

Gestão de Escola

Quanto custa executar o Plano Nacional de Educação
  • Um estudo do Instituto IDados divulgado nesta terça-feira, 24, mostra quanto o Brasil precisaria investir para implementar o Plano Nacional de Educação, projeto que prevê metas para o ensino brasileiro até 2024. O investimento na educação teria de ser de, ao menos, 16,4% do PIB desde 2014.
  • (Exame)

Inclusão

Devo colocar meu filho que tem deficiência na escola regular ou na especial?
A matrícula em uma escola regular é um ato em favor da autonomia das pessoas com deficiência e, sobretudo, um ato em favor da igualdade. Esses valores, porém, ainda enfrentam resistência tanto das escolas quanto dos pais, que temem que a integração prejudique as crianças e adolescentes com deficiência. No entanto, é preciso desmistificar essa falsa premissa. (O Globo)


Ensino Superior


Resgates contínuos em meio à crise deixam reserva da Unicamp em risco
  • A Unicamp usará R$ 121,6 milhões de uma reserva para tentar equilibrar as finanças até dezembro, segundo proposta orçamentária aprovada pelo Conselho Universitário (Consu). A instituição estima R$ 2,37 bilhões em receitas neste ano, alta de 3,5% no comparativo com o exercício anterior, e afirma que a medida é necessária para garantir as atividades de educação.
  • (G1)
Servidores e alunos da Uerj fazem nova manifestação contra falta de verbas
  • Servidores e estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) fizeram hoje (24) mais uma manifestação de apoio à instituição, que sofre com a falta de recursos. Vários funcionários da instituição estão há meses sem receber e os alunos já tiveram seu retorno às aulas adiado por duas vezes [primeiro para o dia 23 e para o dia 30 de janeiro].
  • (Uol)
Ministério divulga nota oficial sobre o Sisu
  • A partir desta terça-feira, 24, estão abertas as inscrições ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ferramenta do MEC por meio da qual as instituições públicas de educação superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo para que os interessados se inscrevam vai até 23h59 desta sexta-feira, 27.
  • (MEC)
  • Descubra as notas de corte do ENEM para cada curso
  • (Terra)
  • Alunos que fizeram 2ª aplicação do Enem relatam problemas na inscrição do Sisu
  • (Gazeta do Povo)
  • No primeiro dia, sistema registra mais de 1 milhão de inscritos
  • (MEC)

Outras do dia

RO: Prefeito vai tirar páginas de livros que falem de ideologia de gênero
  • A prefeitura de Ariquemes (RO), cerca de 200 km de Rondônia, decidiu nesta segunda-feira (23) que as páginas de livros didáticos que abordem temas como diversidade sexual e familiar e doenças sexualmente transmissíveis deverão ser retiradas do material que será entregue aos alunos da rede municipal de ensino. As obras fazem parte dos títulos recomendados pelo MEC (Ministério da Educação).
  • (Uol)
DF: Escolas públicas também fazem cobrança indevida de material escolar
  • Escolas no DF pedem, na lista de material, itens de uso coletivo e em quantidade exagerada, práticas proibidas por lei. Associação de pais registrou mais de 100 reclamações este ano. Secretaria vai enviar comunicado para esclarecer o que pode ser solicitado
  • (Correio Braziliense)