terça-feira, 24 de janeiro de 2017

O que foi notpicia - 24/jan/2017


Na Sala de Aula

Uma nova era de escrita e sociabilidade proporcionada por livros virtuais
  • No aplicativo de escrita Wattpad, lar de milhões – sim, milhões – de livros, os escritores são sociáveis e ativos. As obras, caudalosas mas incorpóreas, vivem bem no equilíbrio frenético dessa nuvem de arquivos que conecta celular, tablet e computador. Publicar em papel é um processo seletivo e lento demais, e os leitores do aplicativo – 45 milhões, espalhados pelo mundo – não aceitam esperar.
  • (Nexo)
‘Luta’ de estudantes com matemática pode ser sinal de transtorno
  • Ela representa o pavor de muitos jovens estudantes brasileiros e, provavelmente, do mundo afora também. A matemática está longe de ser uma queridinha na escola. Mas a dificuldade de lidar com a disciplina pode ser explicada pela discalculia, uma desordem neurológica que afeta entre 3% e 6% da população mundial, segundo apontam estimativas.
  • (O Tempo)
Alunos de SP terão reforço na volta às aulas
  • Para o primeiro mês de aulas deste ano, a Secretaria Estadual de Educação iniciará um programa de reforço para os alunos da rede paulista. A ideia é que, nas primeiras semanas de aula, em vez de aprenderem novos conteúdos, eles passem por um "intensivo" que foque em habilidades críticas não desenvolvidas no ano anterior.
  • (O Estado de São Paulo)

Avaliações

Descubra quais cursos são oferecidos no Sisu 2017
São 238.397 vagas, distribuídas entre 131 instituições públicas de ensino superior. Uma chance e tanto para quem fez o Enem 2016, não zerou na redação e quer entrar na faculdade gratuita sem fazer vestibular! A lista de cursos disponíveis no Sisu é imensa. (Terra)


Gestão de Escola


Investimento em educação despenca no DF
O investimento em educação no Distrito Federal despencou 73,5% ao longo dos últimos quatro anos. Do ponto de vista de professores, o descaso orçamentário crônico do governo traça o cenário de calamidade na rede pública de ensino. O diagnóstico negativo da educação pública partiu de um pesquisa no Sistema Integrado de Gestão Governamental (Siggo). (Jornal de Brasília)

Mais 25 escolas em Goiás serão geridas por Organizações Sociais
  • O Governo de Goiás prepara chamamentos públicos de seleção de Organizações Sociais (OSs) para compartilhar a gestão de 25 escolas de cidades do Entorno do Distrito Federal. A previsão é que os chamamentos, em tramitação interna no Conselho Estadual de Investimento, Parcerias e Desestatização (Cipad), na Procuradoria-Geral do Estado (PGE), e na Controladoria Geral do Estado (CGE), devem ser publicados dentro de um mês, de acordo com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).
  • (Tribuna do Planalto)


Para pensar - artigos e opiniões

Entenda a diferença entre os métodos escolares
  • Nas últimas décadas a forma de ensinar e aprender mudou bastante e isso se reflete no dia a dia das escolas. Mas nem sempre é fácil entender as diferenças entre os métodos utilizados. Para começo de conversa, é um engano reduzir os conceitos, como os que dizem que “na escola tradicional existe disciplina, enquanto que na escola construtivista não há tantos limites e o aluno faz o que quer”.
  • (G1)
Se adulto sente-se pressionado ao fazer uma prova, imagine uma criança
  • As crianças estão sendo submetidas, cada vez mais precocemente, a provas, exames, avaliações de diversos tipos, e isso gera ansiedade, não é? Se um adulto, ao fazer uma prova, defesa de teste, entrevista de emprego ou qualquer coisa semelhante sente-se pressionado, ansioso, imagine, caro leitor, uma criança! Ela está em processo de formação e não tem ainda recursos pessoais para administrar sua ansiedade e, por isso, ela surge com algum sintoma
  • (Folha de São Paulo)

EAD

Medidas simples para estimular quem faz cursos online
O estudo chamado “Closing Global Achievement Gaps in MOOCs: Brief Interventions Address Social Identity Threat at Scale” (Reduzindo o desnível de aprendizado global em MOOCs: rápidas intervenções contra ameaças à identidade social) não se concentra nos problemas estruturais que impedem a conclusão dos cursos, como conexão à internet insuficiente ou baixo nível de inglês para entender o conteúdo. Em lugar disso, olha para o que os organizadores dos cursos podem fazer para criar um ambiente que diga aos alunos o que eles podem fazer bem, seja qual for sua experiência de vida. (Porvir)


Ensino Superior


4 formas de aumentar o domínio das tecnologias digitais no ensino superior
Um estudo do NMC (New Media Consortium) traz quatro recomendações para aumentar o domínio das tecnologias digitais entre alunos, professores e funcionários do ensino superior. A pesquisa “Digital Literacy: An NMC Horizon Project Strategic Brief” define ainda três modelos de letramento digital e destaca 21 experiências bem-sucedidas de universidades. (Porvir)

Demanda por recursos digitais alcança nível recorde nos EUA
Uma nova pesquisa do grupo editorial Pearson nos Estados Unidos mostra que 80% dos alunos e professores dizem que materiais pedagógicos digitais são o futuro do ensino superior e que os ajudariam a lidar com os desafios de aprendizagem e os custos. Somente 56% dos respondentes dizem que suas instituições têm pelo menos metade dos recursos disponível em formato digital, apesar dos preços dos livros impressos terem subido mais de 1.000% nos últimos 40 anos (Porvir)

Sisu abre inscrição para vagas do primeiro semestre de 2017
  • As incrições para a primeira edição de 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram abertas na madrugada desta terça-feira (24) e vão até sexta-feira (27). As inscrições devem ser feitas no site http://sisu.mec.gov.br/.
  • (G1)


  • Sisu abre inscrições para mais de 238 mil vagas em instituições de todo o Brasil
  • (MEC)
Ex-aluno da UERJ, ministro do STF quer debate sobre financiamento
  • A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) gaba-se de ter entre seus ex-alunos figuras ilustres como o ex-diretor do Inca (Instituto do Câncer), Marcos Moraes, o ex-ministro do Tribunal Supremo, Joaquim Barbosa, e um dos atuais ministros Luiz Fux, mas um deles trouxe à tona às vozes de quem defende a privatização do ensino superior no Brasil. O ministro do STF Luís Roberto Barroso convidou, em um artigo publicado no jornal O Globo no final de semana passado, a pensar em novas fórmulas para sustentar as universidades públicas. O artigo surge em um momento em que a UERJ enfrenta sua mais dura crise e acusa o Governo de "forçar" seu fechamento.
  • (El País)
  • Universidade do Estado do Rio pede socorro em meio à grave crise
  • (El País)
Professores da Uerj decidem manter o estado de greve
  • Durante assembleia realizada na tarde de hoje, os professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) resolveram manter o estado de greve da categoria - condição estabelecida desde agosto do ano passado. Eles também decidiram fazer uma paralisação no próximo dia 2.
  • (G1)

Profissonais da Educação

CNTE anuncia greve na educação pública a partir de março
  • Em nota oficial publicada hoje (23), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) comunica que a categoria decidiu por uma greve nacional do setor a partir de 15 de março. A paralisação, decidida em congresso realizado entre os dias 12 e 15, deve se dar em torno das bandeiras de combate à reforma da Previdência proposta pelo governo Temer e pelo cumprimento integral da Lei do Piso Nacional do Magistério.
  • (RBA)
Governo de SP anuncia equiparação de salário de professor com piso nacional
  • O salário dos professores da rede estadual que trabalham no anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) será equiparado ao novo piso salarial nacional, de R$ 2.298,80 segundo anunciou nesta segunda-feira o governo de São Paulo. De acordo com o governo, mais de 18 mil professores terão o salário reajustado. Eles recebem atualmente R$ 2.068,93.
  • (G1)

Eventos

UNESCO promove cúpula em Buenos Aires sobre futuro da educação na América Latina e Caribe
  • A UNESCO elogiou os avanços em educação promovidos pelos países latino-americanos e caribenhos na última década, mas alertou que mais esforços devem ser feitos no sentido de se atingir uma educação básica universal.
  • (ONU)

Outras do dia

"Tirei meus filhos da escola para educá-los em casa e não me arrependo"
Por questionar se a metodologia de ensino utilizada no Brasil é capaz de preparar as crianças para a vida, a fisioterapeuta e professora universitária Renata Costa de Miranda Santos, 39, de Belo Horizonte (MG), decidiu, em conjunto com seu marido, Cesar dos Santos, retirar seus três filhos da escola e educá-los em casa. Hoje, ela é membro da Associação Educar (Educação Domiciliar Reformada), que tem como objetivo divulgar o método e esclarecer dúvidas de outros pais que queiram segui-lo. Segundo levantamento da Aned (Associação Nacional de Educação Domiciliar), seis mil crianças fazem “homeschooling (estudo em casa, em inglês)" no país. (Uol)