terça-feira, 4 de abril de 2017

Notícias de Educação - 04/abr/2017


Nossa palavra

O partido da Escola Sem Partido
Uma reflexão: é possível ser "sem partido", neutro? E porque tantas pessoas apoiam o projeto?
Programa no ar! Confira! (Focando Educação)


Na Sala de Aula


Por que programar é o novo 'aprender inglês'
Em 2013, um vídeo reunindo gigantes da tecnologia, entre eles Bill Gates e Mark Zuckerberg, fez sucesso na internet falando sobre a importância de aprender programação. A campanha foi feita pela organização Code.com, cujo objetivo é disseminar o ensino das ciências computacionais no mundo, e ilustra uma discussão que está em pauta nos últimos anos: programar, na atualidade, tornou-se fundamental. (Nexo)

Série de vídeos explica a ciência por trás do cotidiano
Divertido e didático, o conteúdo é produzido pelo Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), instituição vinculada à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e pauta-se na interatividade e nas relações entre ciência, arte e tecnologia como caminho para a divulgação científica. “Por que existem os anos bissextos?”, “como a energia elétrica chega até a nossa casa?” e, até mesmo, “como o milho vira pipoca?” são alguns dos assuntos que serão abordados. (Carta Educação)

Summit usa a tecnologia para oferecer educação com foco em competências
Até mesmo uma situação em que quase todos alunos que deixam o ensino médio a caminho da universidade pode esconder deficiências não atendidas ao longo da vida escolar. O Transformar, maior evento sobre inovação em educação do Brasil, que acontece nesta terça-feira (4), em São Paulo (SP), traz o caso da rede de escolas charter (públicas com administração privada) Summit, localizada na Califórnia (Estados Unidos), que usou a tecnologia e uma abordagem baseada em competências para entender o que acontecia nos anos seguintes e descobrir que nem tudo ia bem, visto que estudantes continuavam a abandonar seus cursos. (Porvir)

Como motivar estudantes do 6.º ao 9.º ano do ensino fundamental
Não é preciso exagerar e ser um palhaço em sala de aula para convencer alunos de 11 a 15 anos, na entrada da adolescência e com interesses muito diferentes dos propostos no currículo do 6.º ao 9.º ano do ensino fundamental, a estudarem. O segredo do sucesso é acessível e difícil: mostrar para que servem os conteúdos e relacioná-los com os interesses dos estudantes. (Gazeta do Povo)

Pais dedicados, filhos nota dez o ano inteiro
  • O ano letivo mal começou, mas já é hora de os pais estarem atentos à rotina de estudos dos filhos para a garantia de boas notas ao longo dos meses. Assim, quando dezembro bater à porta, o desespero não entrará em cena. Os especialistas são unânimes e concordam que há diversas maneiras para que isso seja feito.
  • (A Gazeta)





Gestão de Escola

Entenda o PNLD e saiba quais são os livros didáticos mais distribuídos em 2017
Mais de 152 milhões de novos exemplares de livros didáticos estão circulando neste ano pelas escolas públicas do país. Cerca de 117 mil unidades de ensino escolheram, entre as obras selecionadas previamente pelo Ministério da Educação (MEC), aquelas que melhor atenderiam suas demandas de ensino e aprendizagem. Esse ritual acontece todo ano e faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). (Nova Escola)


Inclusão


Pela 1ª vez na história, maioria dos alunos matriculados na Unicamp é da rede pública
  • Pela primeira vez na história, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) tem maioria de alunos oriundos da rede pública matriculados nos cursos de graduação. Dos 3.248 inscritos neste ano, 1.635 concluíram o ensino médio na rede estadual de ensino, o que representa 50,3%. Destaque para a presença maciça desses estudantes em Medicina (76,4%), Engenharia Elétrica (84,4%) e Ciências Econômicas (83,3%).
  • (G1)
Educação inclusiva: o Brasil está preparado? - Bloco 1
  • O Brasil não está preparado para a educação inclusiva: faltam formação e investimento. Os artigos do Estatuto da Pessoa com Deficiência que garantem a educação inclusiva entram em vigor em 2020. A questão é: como preparar o ensino superior e as escolas do país para receber os alunos com deficiência?
  • (Câmara)

Para pensar - artigos e opiniões

Teto de dedução de despesas é entrave para a qualidade da educação brasileira
  • O limite anual de R$ 3.561,50, estabelecido pela Receita Federal para a dedução de despesas com educação, é mais um fator de estagnação da qualidade do ensino. Nada tão necessário num país em que a jornada escolar ainda é limitada a quatro horas diárias, na maioria dos colégios públicos, e onde são enfrentados desafios de infraestrutura nas salas de aula, falta de professores, má formação docente e superlotação de turmas, entre outros. É impensável restringir a formação dos jovens exclusivamente ao que a educação pública oferece. Não poder deduzir do imposto as despesas com educação funciona como impeditivo para que as famílias brasileiras invistam em cursos, livros e outras atividades pedagógicas. Assim se reforça o abismo que separa os que podem e os que não podem pagar por mais educação.
  • (G1)
O Tigre-de-dente-de-sabre e a educação do futuro
  • A educação, para ser eficaz, precisa acompanhar as necessidades humanas, sabendo que elas se transformam com o tempo. É bem verdade que nos primeiros milênios da história, as mudanças na hierarquia das necessidades foram lentas. Nietzsche comparava esses tempos primordiais a um camelo, que geme, suporta, mas permanece parado. Contudo, a modernidade veio com a ferocidade de um leão, que é muito mais ágil e começa a dizer não à pobreza, não à tirania, não às catástrofes, não à ignorância, não à corrupção.
  • (Terra)
A publicidades para crianças em escolas e o direito à educação
  • O projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, lançou no dia 28 de março a tradução ao português do relatório da ONU sobre o impacto do marketing na fruição dos direitos culturais A relatora enfatiza o impacto da publicidade nos direitos das crianças, especialmente à educação e ao lazer e reforça que o melhor interesse da criança deve ser prioritariamente considerado. Por fim, recomenda aos Estados que protejam “completamente” creches, instalações esportivas e parques infantis.
  • (Nexo)
Pais tentam proteger os filhos, mas as decepções fazem parte da vida
  • Fico impressionada quando percebo como é grande o número de pais que se preocupam em evitar que o filho experimente frustrações na vida e que consideram que passar por essa experiência pode prejudicar o desenvolvimento da criança.
  • (Folha de São Paulo)

Pesquisas e Estatísticas

As áreas em que as universidades brasileiras vão melhor no mundo
A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição brasileira com mais citações no ranking do CWUR (Center for World University Rankings) divulgado hoje. A lista classifica universidades de todo o mundo por área de estudo. São 227 disciplinas contempladas e, para cada uma delas, há uma lista com as 10 universidades que mais se destacam. (Exame)

  • USP é a melhor faculdade do mundo em dois cursos, aponta ranking
  • (Uol)


Educação de Jovens e Adultos

Resolução garante recursos e a abertura de novas turmas
  • Resolução publicada nesta segunda-feira, 3, pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, garante o prosseguimento do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e destina recursos para a abertura de novas turmas.
  • (MEC)

Ensino Superior

Fundador da Anhanguera inaugura universidade para brasileiros na Flórida
  • Foi inaugurada nesta terça-feira (3) a Miami University of Science and Technology (Must), apresentada como a "primeira universidade dos Estados Unidos voltada preferencialmente para estudantes brasileiros".
  • (G1)

Profissonais da Educação

Greves:
  • Grupo de professores ocupa parte da Secretaria de Educação em Fortaleza
  • (G1)
  • Greve dos profissionais da educação do RN é suspensa e aulas retornam amanhã
  • (Tribuna do Norte)

Outras do dia

CE: Irregularidades em licitações de transporte escolar em 46 cidades
  • Este ano, 46 municípios cearenses já receberam recomendações sobre irregularidades nos editais de licitação para contratação de transporte escolar. A maioria dos casos é de subcontratações acima de 50% do serviço, obrigatoriedade de visita técnica (que facilita o conluio entre participantes) e até citação clara de uso dos carros pau de arara.
  • (O Povo)
Criança de dez anos agride diretora de escola no Sion
  • A diretora da Escola Municipal Benjamim Jacob, no Sion, região Centro-Sul de Belo Horizonte, foi agredida com soco e arranhões por um aluno de apenas dez anos na tarde desta segunda-feira (3). A responsável chamou a Polícia Militar (PM) para conter a criança e registrou boletim de ocorrência.
  • (Hoje em Dia)