quinta-feira, 24 de maio de 2018

Notícias de Educação - 24/mai/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Empatia e autocontrole aumentam em jovens que recebem educação socioemocional, diz pesquisa

Foi-se o tempo em que as disciplinas básicas como Português, Matemática, Geografia, História, Ciências e Educação Física eram consideradas suficientes para formação completa de uma criança. Nos últimos anos, especialistas em educação perceberam que as habilidades cognitivas não bastam, e a capacidade dos alunos de lidarem com suas emoções entrou no radar das instituições – até das universidades. E aí entra o ensino das habilidades socioemocionais.
O Estado de São Paulo

Como a educação mão na massa favorece o aprendizado na escola

A cultura do “faça você mesmo”, é um instrumento valioso em qualquer área do conhecimento e coloca o aluno no centro do aprendizado
O movimento maker, “faça você mesmo”, propôs nos últimos anos o resgate da aprendizagem mão na massa, trazendo o conceito “aprendendo a fazer”. O movimento vem crescendo e a consequência direta é que o processo de aprendizagem – e não o produto – passa a ter destaque, colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem.
Nova Escola

Profissionais da Educação

SP: Professores de 37 escolas da capital param e devem repetir ato na terça-feira

No Colégio Santa Cruz, em Alto de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, a sirene que anuncia o início e término das aulas tocou normalmente nesta quarta-feira, 23. Mas às 7h15 o que se via no pátio não eram estudantes, mas funcionários que varriam a escola. Em outras 36 instituições da capital, o cenário era parecido. E pode se repetir na terça-feira. O que preocupa e divide pais.
O Estado de São Pauylo

Professores de escolas privadas decidem fazer nova paralisação em SP

Folha de São Paulo

Com greve de professores, escolas particulares amanhecem de portas fechadas

O Estado de São Paulo

Mais de três mil professores de escolas particulares param em São Paulo

iG

Precisamos falar sobre os professores das escolas privadas

Folha de São Paulo

Professores da educação infantil completam 30 dias de paralisação em Belo Horizonte

Os professores da educação infantil municipal de Belo Horizonte, em greve desde o dia 23 de abril, decidiram continuar a paralisação em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (23). Os servidores se reuniram na Praça da Estação, no centro de Belo Horizonte. A categoria seguiu em passeata pela Avenida Afonso Pena e fizeram um ato em frente à Prefeitura de Belo Horizonte.
G1

UEMG paralisa as atividades por dois dias e denuncia precariedade nas unidades de ensino

As atividades na Universidade do Estado de Minas Gerais estão suspensas nesta quarta-feira (23) e nesta quinta (24). O motivo, segundo a Associação dos Docentes da Uemg, é a precariedade nas várias unidades, que pertecem à universidade. A Uemg conta com 17 unidades em Minas, possui cerca de 1.600 professores e 1.200 técnicos, além de 20 mil estudantes, segundo a Aduemg.
Hoje em Dia

Inclusão

Projeto 'Boleto Solidário' ajuda a pagar inscrição de alunos do Enem em SP

Uma iniciativa que nasceu há apenas 13 dias em São Paulo já conseguiu viabilizar o pagamento da inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de mais de 50 alunos de cursinhos populares.
Por meio do projeto ‘Boleto Solidário’, estudantes de baixa renda foram ligados a voluntários que se propõem a pagar os boletos da inscrição do exame – sem intermediários. O valor do boleto é de R$ 82. O prazo para pagar a inscrição do Enem vence nesta quarta (23).
G1

Leis e políticas

Movimento lança plano para melhorar educação

Em parceria com um grupo de especialistas, o Movimento Todos Pela Educação elaborou um plano estratégico dividido em sete áreas consideradas fundamentais para apresentar aos candidatos que disputarão as próximas eleições. A ideia é levar o documento aos políticos, para que o tema esteja no centro das discussões.
O Estado de São Paulo

Politicagem eleitoral, partidária e afins

RJ: Paulo Messina diz que Secretaria de Educação está ficando ingovernável

Em pronunciamento feito ao vivo em sua página no Facebook no início da tarde desta quarta-feira, o secretário municipal da Casa Civil, Paulo Messina, rebateu as críticas feitas pelo colega da Secretaria Municipal de Educação, Cesar Benjamin, em relação a dificuldades de sua pasta para contratar prestadores de serviços e liberar recursos para projetos. Messina exibiu trocas de ofícios entre a Casa Civil e a Educação. Ele, no entanto, não disse se pretende ou não permanecer no cargo ou reassumir a vaga de vereador. Messina afirmou que hoje existe uma situação de ingovernabilidade na Educação por falta de diálogo.
O Globo

Avaliação

Unicamp surpreende ao incluir álbum dos Racionais na lista do seu vestibular

A Universidade de Campinas (Unicamp) divulgou, nesta quarta-feira (23), a sua lista oficial de livros obrigatórios para o vestibular 2020. Entre as obras selecionadas para serem consumidas pelos candidatos a uma vaga na universidade, está um álbum completo dos Racionais Mc's.
iG

Estatística, pesquisas e estudos

Desafio para o novo ensino médio: só 68,4% dos jovens de 15 a 17 anos estão na série adequada

Isso significa que cerca de 1,3 milhão de adolescentes dessa faixa etária estão fora da escola, enquanto outros 2 milhões estão atrasados, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados nesta sexta-feira, 18, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Gazeta do Povo

Ingleses pagam 'salário' para filhos irem bem na escola e fazerem tarefas domésticas; meninos ganham mais

Famílias do Reino Unido estão dando dinheiro aos filhos para que eles façam tarefas de casa e se comportem na escola, segundo aponta pesquisa do banco Santander, divulgada nesta quarta-feira (23). A quantia é um complemento à mesada e costuma ser mais alta para meninos do que para meninas.
G1

Opinião

Educação integral para todos

A implantação de escolas do Ensino Médio em tempo integral (sete ou mais horas escolares diárias) faz parte hoje de uma política pela melhora da qualidade do ensino público no Brasil. Tais escolas foram inspiradas no chamado modelo de Pernambuco, iniciado há 14 anos, que colocou o estado na primeira posição do ranking nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Médio. Pernambuco é também a rede de ensino de menor taxa de abandono escolar no país.
IstoÉ

Ensino domiciliar no Brasil: a hora da decisão?

Para além das questões políticas, outras matérias importantes estão pautadas na Suprema Corte brasileira, cuja decisão pode vir, sem muito alarde, a modificar a rotina das pessoas ou, ao menos, seu olhar sobre determinados temas. Esse é o caso do ensino domiciliar também pautado naquela instância. Ao julgar e autorizar semelhante matéria, o Brasil estaria entre os países da América e do mundo com processo de desobrigação da escolarização em curso, ou seja, prescindindo da frequência à escola para a obtenção de educação formal, permitido por meio de seus juristas.
Gazeta do Povo

Ensino Superior

Em 2023, instituições privadas terão mais alunos no ensino à distância que no presencial

De acordo com o estudo, a projeção é que em 2023 haja 2.276.774 matrículas novas de ensino superior na educação à distância, o correspondente a 51% do total, enquanto que os cursos presenciais das instituições particulares registrarão 1.993.319 ingressantes. Os últimos dados do Censo da Educação Superior 2016, divulgados no ano passado pelo Ministério da Educação (MEC), mostram que nas instituições privadas o número de alunos que entraram em cursos presenciais naquele ano era 1.637.461, enquanto que 818.691 ingressaram na educação à distância.
O Globo

Estudantes ocupam prédios da PUC-SP e pedem contratação de professora negra

Estudantes ocupam desde terça-feira, 22, parte do campus Monte Alegre da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em Perdizes, na zona oeste da cidade de São Paulo. Nesta quarta-feira, 23, um segundo prédio da unidade foi tomado pelos alunos, ligados ao curso de Serviço Social, que reivindicam a inclusão da disciplina "Gênero, Raça e Etnia" na grade obrigatória e a contratação definitiva da professora substituta Marcia Campos Eurico, que é negra e tem contrato temporário com a instituição.
O Estado de São Paulo

Estudantes da UFSCar paralisam aulas com 'ocupação cultural' no campus São Carlos

Cerca de 60 alunos participaram de uma 'ocupação cultural' na Praça da Bandeira da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no campus São Carlos, na manhã desta quarta-feira (23). Mais de 10 cursos de graduação paralisaram as atividades por um dia para “mostrar que a mobilização contra o autoritarismo da reitoria continua”, de acordo com os estudantes.
G1

Outras do dia

Professor vira herói ao aplicar prova da janela da sala para aluno atrasado

Um vídeo que viralizou nas redes sociais com imagens de um professor aplicando uma prova oral da janela da sala de aula para um aluno do lado de fora está dividindo opiniões. O estudante, de 17 anos, havia chegado atrasado ao colégio e, como encontrou o portão de acesso à sala de aula fechado e foi impedido pela direção de entrar, acabou ajudado pelo professor de inglês Hudson Fernandes.
O Tempo