segunda-feira, 11 de junho de 2018

Notícias de Educação - 11/jun/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Alunos têm muita lição de casa, mas pouca prova

Objetivo é que escolas valorizem menos o conteúdo; professores são treinados para combinar disciplinas
A maior queixa dos adolescentes é a quantidade de tarefas extraclasse e de leituras. Professores justificam dizendo que é uma boa forma de eles aprenderem a ter autonomia. Segundo relatórios da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) são 17,3 horas semanais de lição de casa na Estônia, acima da média de outros países, de 17,1 horas. Mesmo assim, a OCDE avalia que o tempo é adequado porque os estudantes têm bom desempenho. Há críticas, no entanto, para nações como o Brasil, em que as tarefas ocupam 21,8 horas e as notas são baixas.
O Estado de São Paulo

Conheça experiências educacionais inovadoras nos 32 países que disputam a Copa do Mundo

Após consultar nosso site InnoveEdu.org e parceiros internacionais, apresentamos uma seleção de escolas, projetos e instituições de ensino que promovem a inovação
Porvir

Leis e políticas

Comissão aprova programa de incentivo para professor de universidades do interior

A Comissão de Educação da Câmara aprovou nesta quarta-feira (6) o Projeto de Lei 1285/15, que cria o Programa Nacional de Incentivo ao Exercício da Docência em Municípios do Interior do País (Pniedi).
A proposta cria incentivos para a estimular a presença de professores em Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) localizadas em municípios de até 200 mil habitantes.
Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Mais crianças estão na escola, mas ainda é preciso incluir 1,9 milhão

O Brasil aumentou a porcentagem de crianças e adolescentes na escola, mas ainda precisa incluir pelo menos 1,95 milhão de pessoas entre 4 e 17 anos nos sistemas de ensino. Por lei, até 2016, o país teria que universalizar a pré-escola e o ensino médio. As metas, no entanto, não foram cumpridas.
EBC

Estônia: a melhor educação da Europa

A Estônia, pequeno país emergente à beira do Mar Báltico e que pouca gente sabe o nome da capital, tem hoje o melhor sistema educacional da Europa e um dos mais bem avaliados do mundo. Quase todas as crianças e jovens do país, dos 2 aos 19 anos, estudam nas impecáveis escolas públicas. Uma das características que mais impressionam é o fato de os alunos pobres terem desempenho tão bom quanto os ricos em exames internacionais. Apesar de igualitárias, as escolas não são iguais. Diretores e professores têm tanta autonomia que podem decidir o método de ensino, se farão provas ou não e até os móveis da sua sala de aula.
O Estado de São Paulo

Na Estônia, alunos pobres se saem tão bem quanto ricos

R7

Religiosidade pode influenciar sucesso educacional de crianças imigrantes na Alemanha, diz estudo

Um estudo recente de professores da Universidade da Colônia, na Alemanha, analisou a influência do envolvimento da religião no sucesso educacional de crianças cristãs e muçulmanas imigrantes. Eles descobriram que o comprometimento com uma comunidade religiosa está associado a um melhor desempenho na escola, sob certas condições.
G1

Ensino Superior

Principal aposta para alavancar Fies só teve 800 vagas preenchidas em 2018

Principal aposta do governo federal para alavancar o programa de Financiamento Estudantil (Fies), a modalidade de financiamento pelos bancos só teve 800 vagas preenchidas neste ano. Das 310 mil vagas anunciadas pelo Ministério da Educação para 2018, 210 mil são por essa forma - as outras 100 mil são financiadas pelo governo.
O Estado de São Paulo

Eventos

Após protesto, audiência pública sobre a Base Nacional Curricular do ensino médio é cancelada em São Paulo

A audiência pública do Conselho Nacional de Educação (CNE) para discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Região Sudeste foi cancelada na tarde desta sexta-feira (8), depois que um protesto contrário à reforma do ensino médio feita pelo Ministério da Educação interrompeu o debate.
G1

Outras do dia

Startup brasileira passa (de novo) em seleção mais disputada que Harvard

Não é nada fácil passar em uma seleção como a da Y Combinator. Na aceleradora do Vale do Silício (Estados Unidos), de 1 a 2% das startups que concorrem são de fato selecionadas – na prestigiada Universidade de Harvard, a taxa de aprovação é de 5%. Mais difícil do que entrar é ser aprovado mais de uma vez. Uma startup brasileira acabou de conseguir o feito: a Quero Educação.
Exame

Famílias brasileiras apostam em esporte desde cedo para emplacar filhos em universidades dos EUA

Escolinhas de futebol, tênis ou natação que antes recebiam apenas meninos e meninas interessados em aprender os fundamentos da modalidade e se divertir, agora são procuradas por famílias que planejam investir no esporte como uma forma de seus filhos estudarem no exterior no futuro. Esses pequenos atletas querem, acima de tudo, ter a chance de continuar praticando esporte, mas sem descuidar da educação.
BBC

Projeto de lei que veta o uso de celular nas escolas é aprovado em Assembleia na França

A Assembleia Nacional francesa aprovou em 1ª votação a interdição do uso de celulares a partir do próximo ano letivo. A medida defendida pelo presidente, Emmanuel Macron, durante a campanha eleitoral é alvo de críticas da oposição.
A interdição é válida para creches, escolas primárias e faculdades. O celular só poderá ser usado para fins educacionais e em locais onde estejam “expressamente autorizados”.
G1

Canadá cria fundo que destinará US$ 3 bilhões à educação para mulheres

O Canadá anunciou neste sábado, ao término da Cúpula do G7, a criação de um fundo de 3,8 bilhões de dólares canadenses (quase US$ 3 bilhões) para a educação de mulheres e meninas "em situações de crise e conflito".
Uol