terça-feira, 12 de junho de 2018

Notícias de Educação - 12/jun/2018

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Fake News e alfabetização midiática

Todo esse debate sobre as “fake news” trouxe consigo a oportunidade de impulsionar, sobretudo entre as crianças e jovens, o estudo sobre as formas de produção, de disseminação e de consumo das notícias no mundo hoje.
Como? Quando? Quem? Vamos discutir o assunto?
Focando Educação

Estatística, pesquisas e estudos

Políticas Eficazes para Professores: Compreensões do PISA

O estudo Políticas Eficazes para Professores: Compreensões do PISA foi publicado nesta segunda-feira pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Salas lotadas e pouca valorização: ranking global mostra desgaste dos professores no Brasil

Segundo a OCDE, é preciso reduzir o tamanho da sala de aula e aliviar a carga horária de ensino do professor, ampliando dessa forma o tempo que else passa preparando aulas, em orientação pedagógica (tutoria) ou atividades de desenvolvimento profissional. E, para isso, uma solução seria aumentar o número de professores.
BBC

Melhores professores deveriam atuar nas escolas com os alunos mais pobres, mas Brasil não aplica essa política, diz OCDE

O Brasil, assim como diversos países ibero-americanos, não pratica, como política pública, a seleção de seus melhores professores para atuarem nas escolas com os estudantes mais pobres. A medida pode ajudar a melhorar a qualidade da educação
G1

Alunos carenciados precisam dos docentes mais qualificados e experientes

Jornal de Notícias

Sala de aula

Projeto Copa do Mundo para Educação Infantil

Desenvolver um projeto Copa do Mundo para a educação infantil é uma forma de incluir os estudantes no espírito da competição. Além disso, é uma oportunidade de ensinar grandes lições para a meninada sem deixar de lado disciplinas como matemática, história, geografia e português. Quer saber como isso é possível?
Estudo Prático

Nos tempos de WhatsApp, escolas resgatam cartas

Enviar cartas tornou-se coisa do passado diante da internet e das inúmeras maneiras de se comunicar atualmente. Mas há escolas em Belo Horizonte que estão resgatando esse hábito com os alunos, que deixam um pouco o celular de lado para colocar as palavras no papel. Na troca de correspondências, as crianças compartilham experiências, aprendem sobre novas culturas e fortalecem o aprendizado da língua escrita, uma demanda urgente da era digital.
O Tempo

Educação alimentar é abordada em disciplinas diversas nas escolas públicas do DF

Os currículos dos ensinos fundamental e médio de todo o País deverão incluir o tema educação alimentar e nutricional nas disciplinas de ciências e biologia. A regra vale a partir de novembro, conforme a Lei nº 13.666, publicada em maio no Diário Oficial da União. No Distrito Federal, no entanto, a aplicação dos conceitos já ocorre desde 2015, segundo a Secretaria de Educação.
Brasília

Profissionais da Educação

Estado de SP tem maior número de casos de agressão a professores desde 2014

O estado de São Paulo registra o maior número de agressões a professores da rede estadual no primeiro trimestre desde 2014. Os dados oficiais da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo mostram que, no primeiro trimestre deste ano, foram registrados 64 ocorrências de agressão. Trata-se do mais alto número para o primeiro trimestre contabilizado desde 2014.
G1

Valorização do magistério ainda é desafio em Belo Horizonte

O cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) em Belo Horizonte está sendo feito à base de costuras para vencer um ponto e ganhar tempo para dar sequência a outro. A crise na educação infantil ocorre em meio à ampliação de vagas que são obrigatórias, cortes em segmento que ainda é desafio e uma batalha travada entre professores e o Executivo municipal por equiparação salarial – meta estabelecida em 2014, quando da aprovação do PNE. Docentes estão há 49 dias em greve, mas com negociações encerradas pela prefeitura, o objetivo da valorização do magistério, a ser cumprida nos próximos dois anos, fica cada vez mais longe.
Estado de Minas

Servidores da Educação de Minas Gerais entram em greve até receberem salário

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) convocou os servidores estaduais para fazerem uma paralisação total a partir desta segunda-feira (11) até que o governo pague a primeira parcela do salário, prevista para essa quarta-feira (13).
O Tempo

Com salários atrasados, professores da Unimep anunciam início de greve em Piracicaba

A Associação dos Docentes da Unimep (Adunimep) e o Sindicato dos Professores (Sinpro) comunicaram nesta segunda-feira (11) que os professores da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) estão em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada após a instituição não cumprir o acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT) de pagamento de salários atrasados e depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
G1

Governo de SP contrata 2 mil professores aprovados em concurso de 2014

O governo de São Paulo vai contratar 2.165 professores e melhorar os salários de cerca de 22 mil outros funcionários da educação, entre merendeiras, inspetores de alunos e demais profissionais do QAE (Quadro de Apoio Escolar).
Folha de São Paulo

Leis e políticas

O sucesso do modelo educacional do Canadá, onde os professores não fazem concurso público

Em algumas províncias do Canadá, como Ontário, os professores são contratados em função daquilo que o colégio precisa. Não há concursos públicos, são os diretores de escola que determinam quantos docentes são necessários a cada ano e para quais disciplinas. O candidato deve dar uma aula diante de um comitê de especialistas e ser aprovado numa entrevista pessoal.
“Nosso sistema não é academicista; não se baseia em memorizar conteúdos de livros de texto, e sim na aplicação prática”, diz Bruce Rodrigues, ministro da Educação de Ontário, que concentra 40% da população total do Canadá.
El País

Comissão aprova aumento de recursos de loterias para educação básica

A Comissão de Educação aprovou proposta que pode ampliar os recursos da educação básica pública (educação infantil, ensino fundamental e médio). Segundo o Projeto de Lei 3363/15, do deputado Marx Beltrão (PSD-AL), 60% das verbas destinadas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) pelo Fundo Especial da Loteria Federal serão destinadas à educação básica.
Câmara

Quase 30 mil alunos de 4 a 5 anos em Minas Gerais esperam vaga em escola

O país que se propôs a ter todas as crianças de 4 e 5 anos na escola e ampliar o atendimento àquelas com idade de 0 a 3 patina em seus objetivos e deixa uma dívida cara com a infância. O primeiro ponto deveria estar resolvido há pelo menos dois anos. O segundo tem prazo até 2024, mas se mostra longe de um resultado efetivo.
Estado de Minas

RJ: Lei estadual muda fechamento de escolas e turnos

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) aprovou projeto de lei dos deputados Flavio Serafini (PSOL) e André Ceciliano (PT) que estabelece critérios para o fechamento de escolas, turnos e níveis na rede estadual de ensino. Se o governador Pezão sancionar a medida, as comunidades e o Conselho Estadual de Educação terão que ser ouvidos antes de o governo tomar decisões a respeito. O governador tem 15 dias úteis, a partir de quinta-feira, para apreciar a matéria.
O Globo

Educação de Jovens e Adultos

Analfabetismo não será resolvido apenas com políticas de educação

Especialista diz que Brasil descumpre metas do Plano Nacional de Educação e que problema tem causas amplas
Para a professora Maria Clara Di Pierro, da Faculdade de Educação (FE) da USP, “o analfabetismo está regredindo num ritmo muito lento”.
“Não se consegue fazer frente ao analfabetismo apenas com políticas educativas”, alerta Maria Clara, que cita a importância “de outras políticas de inclusão social, distribuição de renda e de oportunidades”.
USP

Opinião

O que acontece quando o poder público escolhe cortar investimento em áreas sociais?

Infelizmente, a projeção é que isso ocorrerá nos próximos anos. E já sabemos o motivo disso – ou ao menos os tomadores de decisão deveriam saber. A causa desses retrocessos acima anunciados, inclusive, foi publicada no Diário Oficial da União e, hoje, está em nossa Constituição. Trata-se da Emenda Constitucional 95 de 2016, que instituiu o Novo Regime Fiscal no âmbito dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União, o chamado teto de gastos públicos.
El País

Por que a educação precisa mudar?

Por conta das mudanças sociais e econômicas, transformar a educação é mais do que uma questão de vontade. É uma necessidade! Há décadas, o fluxo de produção era menor, os custos eram mais altos e bens duráveis eram acessíveis a poucos. Hoje, ao contrário dessa lógica da escassez, há a abundância: os fluxos de produção são intensos, os custos são mais baixos e há muitos carros e imóveis nas ruas.
JB

Ensino Superior

Novo Fies ajuda a mudar a vida dos estudantes brasileiros

O Novo Fies, sancionado em 7 de dezembro de 2017 pelo presidente da República, Michel Temer, é uma política pública sustentável, com foco em preservar o equilíbrio financeiro. Consiste em um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, oferecendo condições a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.
MEC

Eventos

Prevenção a crimes cibernéticos por meio da educação digital é tema de audiência

Como proteger crianças e adolescentes de ameaças virtuais? Como assegurar aos internautas que seus dados sejam preservados? Como tornar uma sociedade mais preparada e consciente em relação aos crimes cibernéticos? Questões como essas serão debatidas por especialistas na audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), nesta quarta-feira (13), às 10h30.
Senado

Procura-se professor inovador para prêmio de US$ 1 milhão

Estão abertas até o próximo dia 9 de setembro as inscrições para o Global Teacher Prize, premiação organizada pela Fundação Varkey conhecida como “Nobel da Educação”. Para participar e concorrer ao prêmio de US$ 1 milhão, é preciso preencher um formulário no site globalteacherprize.org.
Porvir

Outras do dia

Educação é o segredo para um envelhecimento saudável

A preocupação com o bem-estar ao envelhecer está aumentando assim como a expectativa de vida dos brasileiros. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do país e a esperança de vida ao nascer passou para 75 anos. As principais causas para esse crescimento é o maior acesso a saúde e educação.
Educa Mais Brasil

Gestão Covas terá que doar 23 ton de margarina de merenda perto de vencer

A informação, divulgada pela rádio CBN, foi confirmada pela prefeitura. Apesar de não dizer nem o motivo da sobra excessiva nem a data de validade exata do produto, a gestão municipal afirmou que a margarina tem boa qualidade e será destinada ao Banco de Alimentos do município.
Folha de São Paulo

Após denúncia, Educação de Goiânia se torna alvo de investigação do TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) investiga possíveis irregularidades na Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia. As falhas denunciadas ao órgão acontecem, principalmente, no âmbito da gestão de pessoal da pasta.
Opção