sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Notícias de Educação - 10/ago/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

De Shakespeare a robótica: conheça a escola dos milionários do Vale do Silício

O modelo da BASIS Independent foi desenvolvido ao longo de 20 anos, desde a inauguração da primeira escola, em 1998, em Tucson, Arizona, pelo casal Michael e Olga Block, ambos acadêmicos nas áreas de educação e economia.
Uma das bases do modelo é priorizar a contratação de professores especializados com experiência no mercado de trabalho que estão relacionadas às matérias que lecionam. O currículo da escola se baseia em quatro disciplinas básicas: ciência, tecnologia, engenharia e matemática, ou STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics, em inglês). O currículo oferece ainda aulas de lógica, economia, artes plásticas, música, teatro, engenharia e história mundial.
Gazeta do Povo

Escolas brasileiras precisam deixar de lado a receita de bolo para ensinar ciências

O papel da ciência mudou, e as escolas precisam acompanhar esse avanço. Se antes havia uma percepção de que o universo científico se restringia aos grandes feitos e descobertas da humanidade, como a criação de foguetes e novas tecnologias, hoje não resta dúvidas de que esse conhecimento está muito mais próximo da vida cotidiana do que parece. Para o engenheiro Paulo Blikstein, professor brasileiro da Universidade Stanford (EUA), as crianças não devem aprender ciência apenas como curiosidade, mas como algo útil para a tomada de decisões em diferentes áreas, que acompanham desde os efeitos do aquecimento global até o debate das eleições presidenciais.
Porvir

Como lidar com as dores da mente na escola?

As instituições de ensino podem ajudar bastante com iniciativas que estimulem a comunicação e o relacionamento entre alunos, famílias, professores, diretores e os demais integrantes da comunidade acadêmica
Apesar de ser um assunto muito importante, a saúde mental não recebe a devida atenção e ainda é permeada por tabus, preconceito e desconhecimento; entraves para que pessoas que passam por problemas nesse campo consigam falar sobre a questão. E, nessa área, quando alguém sente que não pode contar ou conversar com ninguém, a situação chega a ponto crítico. A consequência extrema, o suicídio, ainda é pouco debatida nos mais diversos espaços de educação e na mídia.
Correio Braziliense

Gestão

Escolas particulares vão dispensar em 2019 nova idade para fundamental

Escolas particulares do Brasil inteiro ainda não aplicarão de forma padronizada a partir de 2019 os novos critérios definidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal) para a matrícula de crianças no ensino fundamental.
Após análise jurídica da discussão no STF, a federação nacional das escolas privadas avaliou que a regra não é de aplicação automática e imediata. Ela ressalta que a decisão do Supremo ainda não foi publicada, que ela apenas deu um aval ao Conselho Nacional de Educação para fixar critérios e que uma alteração repentina criaria instabilidade.
Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Geração Z quer aprender pelo YouTube, diz pesquisa

A Geração Z é mais interessada em aprender por meio do YouTube e vídeos do que a geração do milênio , de acordo com pesquisa divulgada na quarta-feira (8) pelo grupo editorial Pearson. O novo relatório “Beyond Millennials: The Next Generation of Learners” (“Além da geração do milênio: a próxima geração de aprendizes”) tenta entender o comportamento e traçar perspectivas educacionais dos jovesn nascidos após 1995.
Porvir

Pesquisa mostra diferença de rendimento entre universitários que usam maconha e não usuários

Universitários que fumam maconha tendem a ter um rendimento inferior em relação àqueles que não usam a droga. Essa é a principal conclusão de uma tese de doutorado.
De acordo com os dados apurados pelo pesquisador, 50,7% dos estudantes que fumam maconha semanalmente passaram direto em todas as disciplinas, enquanto que entre os não usuários a proporção é de 66,1%. Entre os entrevistados que apresentam um índice de risco alto ou moderado de dependência, a proporção dos que passaram direto nas disciplinas foi de 49,6%.
Hoje em dia

Empresas estrangeiras são as que mais têm pesquisa com USP, Unesp e Unicamp

Na lista das dez empresas com mais artigos científicos publicados com as universidades estaduais paulistas (USP, Unicamp e Unesp), oito são estrangeiras. As exceções são a Petrobras, que lidera a quantidade de pesquisas em parceria com essas universidades, e a Embraer, que fica em 10° lugar.
Folha de São Paulo

Opinião

A solução é o professor!

A Educação tem solução, sim. Onde ela está? Na sala de aula, tirando dúvidas, repensando estratégias, corrigindo provas e criando um vínculo único, singular, com cada um de seus alunos.
Pode não ser a única, mas certamente é a principal. O professor é, de longe, o elemento isolado que mais impacta o aprendizado do aluno e, portanto, sua vida futura. É na relação professor aluno que a Educação realmente acontece.
O Estado de São Paulo

Ensino Superior

Apenas instituições credenciadas podem emitir diplomas válidos

Passar em uma universidade ou faculdade é o primeiro passo para muitos brasileiros no concorrido mercado de trabalho. Mas a qualidade das instituições de ensino superior é fator determinantes para que esse sonho não vire um pesadelo para os estudantes. Afinal, só as instituições credenciadas pelo Ministério da Educação podem emitir diplomas válidos.
MEC

Eventos

Ministros são convidados para debater efeitos do teto de gastos na área da educação

Três ministros de Estado foram convidados a comparecer em audiência pública da Comissão de Educação na próxima terça-feira (14) para debater a Emenda Constitucional 95/16, que estabelece o teto dos gastos do governo: Esteves Colnago, do Planejamento; Rossieli Soares da Silva, da Educação; e Eduardo Guardia, da Fazenda.
Câmara

© 2017 - Focando Educação      
Nossos canais: