segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Notícias de Educação - 13/ago/2018

Clipping Focando Educação

Leis e políticas

Supremo Tribunal Federal vai decidir se crianças podem ser educadas em casa; ação opõe pais e órgãos públicos

Um julgamento marcado para o próximo dia 30 no Supremo Tribunal Federal (STF) está opondo pais de alunos e órgãos públicos. A controvérsia envolve a possibilidade de os pais tirarem os filhos da escola para ensiná-los em casa, prática chamada de educação domiciliar.
G1

Para mineiros, educação tem que ocorrer na escola

O Tempo

Aprovada participação de universidade comunitária em Conselho de Educação

A Comissão de Educação aprovou nesta quarta-feira (8) proposta que torna obrigatória a participação de representantes de universidades comunitárias na Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE).
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Câmara

Política eleitoral, partidária e afins

Os planos dos candidatos a presidente para economia e educação

Geraldo Alckmin, Álvaro Dias, Ciro Gomes e Henrique Meirelles, convidados para uma palestra com investidores promovida pelo BTG Pactual na última quarta-feira (08/08), compartilharam suas impressões e propostas a respeito da economia e da educação no país.
Época Negócios

Opinião

Melhoria da educação passa pela valorização do professor

Que a boa educação é uma das condições mais importantes para o Brasil dar uma guinada em favor do desenvolvimento social e econômico ninguém duvida. Investir na qualificação dos professores é uma das formas de se chegar lá e uma pesquisa acaba de revelar que os educadores brasileiros realmente gostariam que a profissão docente tivesse mais reconhecimento. A formação continuada e a escuta dos professores para a formulação de políticas públicas educacionais ficaram em primeiro lugar no estudo que buscou conhecer o que os educadores pensavam sobre a sua formação, condições de trabalho e carreira.
Folha de Londrina

Ensino Superior

Pós-graduandos questionam exigência de inglês para estudar em Portugal

Na regra do edital de dezembro, para o intercâmbio em países lusófonos, agora é necessária a pontuação mínima de 550 no Toefl (sigla para Teste de Inglês como Língua Estrangeira).
Pós-graduandos encaminharam carta e abaixo-assinado à Capes, questionando o edital.
Folha de São Paulo

CNPq e Finep alertam para dificuldades por cortes no orçamento de 2019

Depois da Capes se pronunciar sobre o possível corte de bolsas de estudos para 2019, agora foi a vez do CNPq e da Finep fazerem declarações sobre os riscos do encolhimento orçamentário.
Em uma carta aberta, ​o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) alerta que o corte previsto de cerca de 33% (ou R$ 400 milhões) do orçamento do CNPq poderá limitar lançamento de editais e contratações de novos projetos.
Folha de São Paulo