terça-feira, 21 de agosto de 2018

Notícias de Educação - 21/ago/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Comprar lousas interativas foi um desperdício, diz Reino Unido

A substituição em massa de quadros tradicionais, que usam o giz ou caneta, por lousas interativas foi um desperdício de dinheiro que não ajudou o aprendizado dos alunos, disse Damian Hinds, Secretário de Educação do Reino Unido. Em artigo para o jornal Daily Telegraph, Hinds afirmou: “Eu reconheço que, no passado, os governos foram culpados de impor tecnologia indesejada nas escolas”.
Porvir

Estudantes japoneses vão aprender inglês com ajuda de robôs

Escolas japonesas vão ganhar robôs para auxiliar estudantes a aprenderem a se comunicar em inglês. Com uso de inteligência artificial, as máquinas devem ajudar no desenvolvimento de habilidades de comunicação oral em inglês para os jovens japoneses, que sofrem com o idioma.
Um programa piloto vai ser lançado a partir do ano que vem em 500 escolas japonesas.
Olhar Digital

Inclusão

USP oferece curso gratuito para incentivar meninas à ciência

Meninas que sonham ser cientistas contam agora com o incentivo de um grupo de pesquisadoras e cientistas de São Paulo. É o projeto “Meninas com Ciência-2ª edição SP: de mulheres cientistas para meninas que sonham” que pretende levar meninas entre o 5º e o 9º ano do Ensino Fundamental para a área científica.
IDG Now

Leis e políticas

AC: Lei inclui educação ambiental na grade de escolas de ensino infantil e fundamental de Rio Branco

Uma nova lei municipal obriga escolas públicas e privadas de Rio Branco a incluir educação ambiental na grade curricular dos ensinos infantil e fundamental. A legislação foi publicada na edição desta segunda-feira (20) do Diário Oficial do Estado (DOE).
G1

Ensino Superior

Privatizar as universidades públicas ainda é tabu, mas existem boas alternativas

O tema privatização do Ensino Superior é constantemente retomado em momentos de crise. Na prática, porém, o debate jamais saiu da esfera especulativa.
A eficiência de governança alcançada pelo setor privado é um dos principais alicerces das PPPs. E o debate em torno da privatização do Ensino Superior parte desse pressuposto.
Gazeta do Povo

Mais de 60% das vagas do ProUni ainda não foram preenchidas

Mais da metade das bolsas oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni 2018) na edição do segundo semestre deste ano não foram preenchidas. Das 174.289 bolsas oferecidas, apenas 68.037 (39%) foram preenchidas no processo de seleção regular.
iG

Universidades vão escolher como distribuir bolsas de doutorado

Bolsas de doutorado sanduíche no exterior (quando o estudante faz parte do curso em uma instituição fora do país) deixarão de ser oferecidas por curso e passarão a ser ofertadas pela instituição de ensino superior. De acordo com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a medida deverá ser implementada em 2020, inicialmente, em 25 universidades. A quantidade total de bolsas por universidade será mantida.
R7

Unimep oferece que professores demitidos em julho sejam recontratados com migração para nova carreira

A entidade mantenedora da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) propôs recontratar os 51 professores demitidos em julho. A proposta foi apresentada na sexta-feira (17) após a audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT), ocorrida um dia antes. Segundo o documento, os docentes teriam que migrar para a nova carreira do magistério ou, se não aceitassem, receberiam uma proposta de rescisão contratual individual.
G1

Eventos

Concurso elege melhores produções digitais para crianças

Em um cenário de consumo cada vez maior de recursos digitais na infância, a responsabilidade social dos produtores de conteúdos aumenta. O que uma produção deve oferecer para esse público? Na última sexta-feira (17), o Festival comKids Interativo, dedicado à cultura digital, elegeu os melhores aplicativos, jogos, livros digitais, plataformas e projetos transmídia desenvolvidos para crianças e adolescentes.
Porvir