segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Notícias de Educação - 15/out/2018

Clipping Focando Educação

Destaque: Dia do Professor!

A profissão em tempos de acirramento político

A figura do professor tem sido motivo de debates no tocante à sua autonomia para abordar determinados assuntos. Para alguns setores da sociedade, algumas questões são vistas como ideológicas e, por isso, não deveriam ser tratadas em sala de aula. A discussão é ampla e gera debates, sobretudo em tempos de polarização e acirramento político.
O Povo

As experiências de quem começa e de quem se despede das salas de aula

O Povo

Dia do Professor: Quais são as propostas de Bolsonaro e Haddad para o magistério e para a Educação

BBC

Dia do Professor: lições do Japão ao Brasil incluem mestres valorizados, pais voluntários e alunos 'faxineiros'

BBC

Dia dos professores: pedagogia foi o curso com mais ingressantes e concluintes em 2017; veja o top 10

G1

Sala de aula

Se quiser que seu filho aprenda mais rápido, ensine-o a tocar este instrumento

Artes marciais, esportes aquáticos, pintura, xadrez, idiomas... As opções de atividades extracurriculares para as crianças é muito ampla. Mas se você só puder escolher uma, que aprenda música. E não serve qualquer instrumento. Não se assuste, não estamos falando de deixá-los tocar a bateria de panelas, como na foto, mas do piano que, segundo estudo recente, pode ajudar a desenvolver mais rápido algumas capacidades da criança.
El País

Que livro você daria a uma criança?

Viajar sem sair do lugar, voar sem ter asas, caminhar sem tirar os pés do chão. Com um livro nas mãos, não há limite para a criatividade. Com a leitura, podemos conhecer lugares, nos deparar com conflitos e situações até então desconhecidas e levar conosco personagens que nos marcarão pelo resto da vida. Além de prazerosa, a leitura forma. Amplia a capacidade de compreensão do mundo, fortalece o senso crítico e trabalha valores importantes para a formação do indivíduo, como respeito, empatia e solidariedade.
Para comemorar o Dia das Crianças, o Carta Educação perguntou a seis educadores e especialistas em educação: “Que livro você daria a uma criança?”
Carta Educação

Crianças criam 'clubinho' de ideias para salvar o mundo

Alunos de 9 anos pensam sobre os problemas do mundo
Salvar o mundo. Com esse simples objetivo, crianças de uma escola de Santos, no litoral sul de São Paulo, criaram um clube e se reúnem diariamente para pensar em propostas.
Folha de São Paulo

Gestão

As lições da Estônia, país que revolucionou escola pública e virou líder europeu em ranking de Educação

"O sucesso da educação na Estônia se baseia em três pilares", afirmou à BBC News Brasil a ministra da Educação e Pesquisa do país, Mailis Reps. "A educação é valorizada pela sociedade, o acesso é universal e gratuito e há ampla autonomia (de professores e escolas)."
"Os estonianos realmente acreditam que a educação abre uma ampla gama de possibilidades", ressalta a ministra.
BBC

Por que negligenciar a educação de meninas prejudica a economia

Segundo estimativas da Unesco, 40 milhões de vagas de emprego em todo o mundo não poderão ser preenchidas por falta de trabalhadores qualificados nos próximos dois anos.
Se todas as meninas tivessem acesso aos 12 anos de educação de qualidade recomendados, os ganhos das mulheres ao longo da vida poderiam dobrar de US$ 15 trilhões para US$ 30 trilhões globalmente.
O relatório recomenda, ainda, que as políticas educacionais não devem ser “neutras” em relação à questão de gênero.
Nexo

Estudantes e professores no centro de um projeto de escola pública

Para reimaginar o ensino, escola Design 39 Campus, de San Diego (EUA), ouve toda a comunidade
A oferta parecia boa demais para deixar passar – um ano de folga do trabalho em sala de aula para criar uma nova escola pública com a missão de “mudar a forma como estudamos”. Para o professor Tom Downs, 26, e os outros que se candidataram, o período sabático representava a oportunidade de construir a escola que sempre sonharam, trabalhando ao lado de educadores que compartilhavam um compromisso com a inovação.
Porvir

Estado cede escolas para a cidade de Curitiba. Final feliz?

Qualquer proposta que acarrete no fechamento de uma escola soa absurdo em um país como o Brasil. Mas há casos em que o fim das atividades pode ter um “final feliz”, pelo menos no que diz respeito aos recursos públicos. O Colégio Estadual Dezenove de Dezembro, instituição centenária de Curitiba, se enquadra aí: a instituição cessou o atendimento em junho de 2017, quando tinha apenas 18 alunos no 9.º ano do Ensino Fundamental (EF) II. O prédio então passou a abrigar exclusivamente a Escola Municipal Batel – que já operava em dualidade administrativa no mesmo endereço desde 2012 – onde hoje são atendidos cerca de 400 estudantes do EF I.
Essa não é uma situação única. Outro colégio centenário do Paraná também foi municipalizado recentemente: o Professor Brandão, na Avenida João Gualberto, no Juvevê. Outras instituições seguiram o mesmo caminho, devido à queda da demanda pelo EF II – ofertado pelo estado – e aumento da demanda pelo EF I – de responsabilidade do município.
Gazeta do Povo

Exército anuncia primeiro Colégio Militar no estado de SP

O comandante do Exército, geral Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, assinou na terça-feira, 9, portaria para a criação do primeiro Colégio Militar de São Paulo, que deve começar a funcionar em 2020.
Terra

Inclusão

Michelle Obama lança plataforma para investir na educação de meninas

Plataforma de financiamento colaborativo permitirá que qualquer pessoa ajude a investir em projetos de educação de meninas em seis países
Atualmente, segundo a USAID (agência dos EUA para desenvolvimento internacional) 98 milhões de garotas não estão frequentando a escola. As razões são muitas: falta de dinheiro, gravidez precoce, ameaças de segurança e ausência de suporte familiar. Esse cenário, presente em vários países do mundo, foi lembrado por Michelle Obama. Neste 11 de outubro, considerado o Dia Internacional da Menina pela ONU, a ex-primeira dama dos Estados Unidos lançou uma iniciativa global para suporte à educação de meninas no mundo.
Época Negócios

Violência doméstica e exploração infantil provocam fuga escolar em Guarulhos

A violência doméstica e a exploração infantil estão levando crianças e jovens a abandonar os estudos em Guarulhos, na Grande SP. Esses são os principais motivos dos alunos que deixaram de estudar em um colégio da rede estadual da cidade no primeiro semestre. No geral, 10% dos alunos abandonaram as aulas no período.
Folha de São Paulo

Biblioteca resgata autoestima de pessoas com deficiência visual

Fundada e idealizada, há 23 anos, pela escritora Dinorá Couto, a biblioteca Dorina Nowill, localizada em Taguatinga, é a única instituição pública do Distrito Federal com um acervo especialmente voltado para pessoas com deficiência visual.
E no Dia Nacional da Leitura, comemorado nesta sexta-feira, 12, instituições não apenas incentivam a leitura, a escrita e o conhecimento, mas também são essenciais para resgatar a autoestima de pessoas com deficiência visual.
MEC

Leis e políticas

Idade mínima para educação infantil começa a valer em 2019

A partir de 2019, só poderão ingressar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental crianças a partir de quatro e seis anos, respectivamente, completados até o dia 31 de março. As regras do Conselho Nacional de Educação (CNE) foram publicadas no Diário Oficial de União nesta semana depois de mais de oito anos sendo debatidas
Correio do Estado

Sem reforma do médio

A tão falada reforma do ensino médio parece não ter futuro, ganhe quem ganhar as eleições presidenciais. Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), que disputam o segundo turno, demonstram insatisfação ou ignoram a menina dos olhos do governo de Michel Temer na Educação.
O Estado de São Paulo

Lei que torna o ensino de música obrigatório na rede pública completa dez anos, mas não é implementada

Um dos entraves é a formação. Segundo Censo, país tem 128 cursos específicos para formação de professores em música com 8.384 vagas. Em 2016, 2.246 concluíram.
A legislação que torna o ensino de música obrigatório nas escolas da rede pública e privada do Brasil completou dez anos em 2018, mas o que se vê na prática é que ela ainda não saiu do papel.
G1

Política eleitoral, partidária e afins

Propostas de Bolsonaro e Haddad para educação: semelhanças e diferenças

Na terça, comentamos aqui as propostas do candidato Jair Bolsonaro (PSL) para a área de educação. Ontem foi a vez de analisar as propostas de Fernando Haddad (PT). Hoje, vamos comparar as duas, procurando identificar as semelhanças e as diferenças entre elas. Estamos diante de duas visões de mundo, da educação e do papel do governo.
Veja

‘É preciso nova bibliografia para escolas’, diz assessor de Bolsonaro para a Educação

À frente do grupo que elabora propostas para o Ministério de Educação de um eventual governo de Jair Bolsonaro (PSL), o general Aléssio Ribeiro Souto diz que “é muito forte a ideia” de se fazer ampla revisão dos currículos e das bibliografias usadas nas escolas para evitar que crianças sejam expostas a ideologias e conteúdo impróprio. Ele defende que professores exponham a "verdade" sobre o “regime de 1964”, narrando, por exemplo, mortes “dos dois lados”. "Existe a verdade, quer se queira ou não. E ela nem sempre tem sido retratada"
O Estado de São Paulo

Plano de Bolsonaro une criação de creche e ensino religioso

O Estado de São Paulo

Avaliação

Inep pode ter dado pistas sobre tema de redação do Enem

O perfil do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) no Instagram vem fazendo diversas publicações com variações linguísticas e muita gente entendeu isso como um conselho.
Para quem ainda tem algumas dúvidas sobre o assunto, nós vamos ajudar vocês: variação linguística nada mais é que o modo diferente que a língua é pronunciada de acordo com a região. O sotaque ou as gírias de cada estado, cultura e idade são exemplos.
Terra

Opinião

O papel dos museus no desenvolvimento da educação

Ao contrário de países da Europa, que respiram cultura, nosso país parece seguir em uma mão contrária em relação aos museus
Na formação de crianças e adolescentes podemos destacar o papel relevante dos museus, principalmente vinculado à vida escolar. O contato desde cedo com essas organizações possibilita um desenvolvimento de cuidado e amor pela preservação cultural, além de senso crítico. A partir de visitas regulares, o universo de conhecimento se amplia significativamente, e a cada exposição o espectador tem a oportunidade de conhecer diferentes realidades sobre si e sobre seu povo.
Embora seja importante investir na educação e no espaço aberto, o museu não faz seu papel sozinho. É preciso existir um preparo para que os visitantes aproveitem plenamente as experiências, além de fazer sentido para crianças e adolescentes na perspectiva da educação.
Terra

Educação e inovação: o que temos a aprender com Israel?

Com pouco mais de 8 milhões de habitantes, território pequeno, escassez de água e uma história milenar que tem sido reescrita há apenas 70 anos, Israel é um daqueles países que surpreendem pela capacidade de encontrar soluções, inovar e se estabelecer como polos globais de disseminação de conhecimento.
Como tudo isso foi possível em tão pouco tempo e o que o Brasil precisa fazer para chegar lá?
O Estado de São Paulo

A falácia do Homeschooling como risco à melhoria da Escola Pública

Diversos estudos demonstram que a forma mais adequada de fortalecer a escola pública é fomentar, através de financiamento público, um mercado educacional livre e diverso
O reconhecimento do direito de educar em casa legitima um descomprometimento das famílias educadoras com o bem-estar da sociedade. A escolha pela educação individualizada colocaria em risco a melhoria da escolarização da coletividade, representada pela população em geral. 
Ora, dizem os críticos, se a qualidade da escola, principalmente da escola pública, é baixa, motivo pelo qual as famílias educadoras não a julgam adequada aos seus filhos, que esta seja melhorada, e não abandonada. Ou seja, o que se critica aqui é que, em nome de prover melhor educação individual, famílias negligenciam o compromisso com a sociedade, deixando de fortalecer a escola pública.
Gazeta do Povo

Ensino Superior

Nas faculdades federais, só 10% optam por estudar fora do Estado de origem

Dificuldade econômica e a falta de recursos para criar políticas de assistência estudantil são entraves para mudança que o governo federal planejava estimular com alterações no Enem, em 2009, e criação do Sisu
Dados do Ministério da Educação (MEC) mostram que, em 2017, apenas 10% dos ingressantes na rede federal de ensino foram estudar em uma instituição fora do Estado de residência. Um dos objetivos da mudança do Enem, em 2009, e da criação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) era democratizar o acesso ao ensino superior, diminuindo deslocamentos custosos e cansativos para os vestibulandos.
O Estado de São Paulo

Educação 4.0 - o que muda no ensino universitário

Unir a reflexão à prática. É esse o conceito que está ajudando a reformar currículos de cursos universitários. Se, tradicionalmente, os alunos recebiam uma formação mais teórica e abrangente, para, depois de formados, receberem um treinamento voltado às necessidades específicas do mercado de trabalho, agora a ideia é que a graduação já incentive o aluno a “colocar a mão na massa”, para que ele entenda como seu processo de aprendizagem pode contribuir para a resolução de problemas reais.
Época Negócios

Como tirar o melhor dos anos de formação universitária

Várias universidades públicas e privadas contam hoje com serviços de apoio ao estudante. Recebem alunos que enfrentam dificuldades de diferentes ordens: acadêmicas, pessoais e emocionais, e também econômicas, como de permanência estudantil.
Tendo em vista a pouca orientação que, em geral, estudantes recebem para esta etapa fundamental de sua formação, o Nexo consultou três especialistas para compor um panorama de iniciativas, competências e experiências desejáveis na trajetória de universitários de todas as áreas.
Nexo

Unicamp estima R$ 48 milhões para tirar do papel ou concluir obras atrasadas desde 2016

A Unicamp estima necessidade de aplicar R$ 48 milhões para tirar do papel ou finalizar obras incompletas pelo menos desde 2016, de acordo com levantamento da Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (Depi). Naquele ano, o G1 e a EPTV, afiliada da TV Globo, mostraram que nove construções estavam nesta situação. Segundo a universidade, o andamento depende de recursos próprios.
G1

Negócios

Kroton conclui compra do controle da Somos Educação

A Kroton concluiu nesta quinta-feira (11) a compra de controle da empresa de ensino básico Somos Educação, numa transação de cerca de R$ 4,6 bilhões que será seguida por uma oferta para o fechamento do capital da empresa adquirida nos próximos 30 dias.
Folha de São Paulo

Eventos

Jovem da periferia de Curitiba discursa na ONU

O que um adolescente de 16 anos e as Organizações das Nações Unidas (ONU) têm em comum? A defesa de causas humanitárias. Gabriel Genivaldo dos Santos, morador de Vila Torres, em Curitiba (PR), representou o Brasil no Fórum da Organização das Nações Unidas (ONU), realizado no mês passado, em Genebra, na Suíça. O jovem da periferia fez um discurso no Comitê de Direitos Humanos da Criança na ONU sobre “Liberdade de expressão e violência nas escolas”, tema definido pela Organização. Além de Gabriel, outros dois jovens, um brasileiro e uma chilena, também foram ao evento, Pedro Cezariano Gouvêa, 11, e Camila Álvarez Cortés, 17.
Correio Btraziliense

Policiais e jurídicas

Professor é ameaçado por estudantes de esquerda em exibição de filme

Era para ser apenas mais uma atividade acadêmica, mas a exibição do filme “Bonifácio: O Fundador do Brasil” (veja trailer), de Mauro Ventura, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tornou-se um verdadeiro campo de batalha.
De um lado, estudantes de direita – muitos com camisetas a favor do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) – e o professor de Filosofia Rodrigo Jungmann, responsável pela exibição do filme que analisa a personalidade de José Bonifácio a partir de tese filosófica de Olavo de Carvalho. De outro, estudantes de esquerda, com camisetas e adesivos de “Lula livre” e de Fernando Haddad, candidato à Presidência pelo PT, com canções de apoio aos petistas.
Gazeta do Povo

Alunos chamam professora de “preta galinha” e desenham suástica

Estudantes do ensino médio em São Paulo desenharam na porta da sala de aula de uma professora negra uma suástica com a inscrição “preta galinha do c+”. A ofensa ocorreu na Escola Rui Barbosa Conselheiro, na Zona Norte de São Paulo.
Gazeta do Povo

Outras do dia

‘Mulheres não devem ensinar matemática’: o que dizia o decreto imperial que inspirou o Dia do Professor

(...) Sugeriram o 15 de outubro, oportunamente equidistante dos períodos de férias escolares e significativamente importante para a educação no Brasil, por causa do decreto imperial de 1827.
Aos poucos, a ideia pegou. Outras escolas começaram a fazer o mesmo. Até que, em 14 de outubro de 1963, o então presidente João Goulart assinou o decreto nº 52.682 e criou o feriado escolar do Dia do Professor no Brasil.
BBC