terça-feira, 16 de outubro de 2018

Notícias de Educação - 16/out/2018

Clipping Focando Educação

Destaque: DIA DO PROFESSOR

Apenas 3,3% dos estudantes brasileiros querem ser professores

O sonho com a carreira docente é cada vez mais raro. De acordo com levantamento feito pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), com base nos dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2015, apenas 3,3% dos estudantes brasileiros de 15 anos querem ser professores. Quando se trata daqueles que querem ser professores em escolas, na educação básica, esse percentual cai para 2,4%.
EBC

Brasil tem mais de 2,5 milhões de professores

EBC

Artigo: Educação precisa de professor

Carta Educação

Dia do professor: relembre personagens que ficaram conhecidos pela docência

Gazeta do Povo

Dia do Professor: os 'Merlís' da vida real, que 'quebram as regras' para inspirar alunos como na série da Netflix

BBC

Amor pela profissão mantém professores em sala de aula

O Tempo

Dia do Professor: pai e filha que se formaram juntos dividem paixão pela sala de aula no ES

G1

Uma rotina de 40 anos, nenhuma vontade de abandonar o ofício

MEC

Dia do Professor: O professor de música que decidiu trazer ex-alunos de volta às aulas após assassinato

BBC

Sala de aula

Baixe ebook gratuito Desafio Diário de Inovações 2018

Pelo segundo ano, o Porvir e o IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores) oferecem o ebook gratuito Desafio Diário de Inovações. Nesta edição, a publicação reúne 19 relatos de professores que estão inovando em suas práticas para transformar o processo de aprendizagem.
Porvir

Gestão

As lições para a Educação do país em que pedreiros estudam por até 4 anos e ganham salários de R$ 20 mil

Na Suíça o sistema de formação de aprendizagem é amplamente estimulado, e cerca de dois terços dos estudantes optam por esse caminho, que se segue aos 11 anos de ensino compulsório, começando no jardim de infância, passando pela escola fundamental até a intermediária.
Mais de 250 profissões estão disponíveis por meio desse sistema de aprendizado, que propicia contato desde cedo com o mercado de trabalho. O tempo de formação depende da carreira escolhida, mas o mínimo é de dois anos, podendo chegar a quatro.
BBC

CE: Academia do Professor deve ser inaugurada em dezembro

Com obras em fase de acabamento, o prédio que servirá de sede para a Academia do Professor deve ser finalizado até dezembro de 2018. O local vai funcionar como um centro de atividades de assistência à saúde e especialização profissional dos professores da rede pública municipal. Além de cursos educacionais, o espaço contará com área de lazer e esportes, núcleo de atendimento de saúde e ambiente de convivência.
O Povo

Cidade de São Paulo supera meta de colocar 50% das crianças em creche

Município alcança objetivo nacional seis anos antes do prazo, com mérito das últimas gestões
O município de São Paulo conseguiu ultrapassar a meta de ter ao menos 50% das crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creches. A marca, alcançada seis anos antes do prazo e ainda distante de ser batida em nível nacional, foi atingida em setembro pela gestão Bruno Covas (PSDB), em um trabalho puxado também por antecessores, como Fernando Haddad (PT) e João Doria (PSDB).
Folha de São Paulo

Política eleitoral, partidária e afins

O que Bolsonaro e Haddad propõem para os professores

Propostas específicas para a qualificação e a valorização da carreira docente passaram longe dos holofotes nesta campanha eleitoral.
O UOL consultou os programas de governo de Haddad e de Bolsonaro, que disputarão o segundo turno no dia 28 de outubro, para levantar as propostas de cada um dos candidatos para os professores. Os documentos foram registrados junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e podem ser consultados neste link (http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/estados/2018/2022802018/BR/candidatos).
Folha de São Paulo

Haddad sugere Mario Sérgio Cortella para Ministério da Educação

O candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, postou uma mensagem em seu perfil no Twitter nesta segunda-feira, 15, sugerindo o nome do filósofo e articulista Mario Sérgio Cortella para o Ministério da Educação.
IstoÉ

Cotado para ministro da Educação de Bolsonaro, militar defende ensino do criacionismo nas escolas

Em entrevista a Renata Agostini, no jornal O Estado de S.Paulo desta segunda-feira (15), o general Aléssio Ribeiro Souto, que elabora propostas para o Ministério de Educação de um eventual governo de Jair Bolsonaro (PSL), defendeu o ensino do criacionismo nas escolas públicas.
Forum

Campanha de Bolsonaro aplica seu próprio viés político à educação

Folha de São Paulo

Opinião

Voucher educação: recurso de cidadania

A atual eleição presidencial apresentou uma proposta de resposta imediata a quem necessita de escola. Falo do voucher educação, programa revestido de forte impacto social, destinado aos alunos com renda familiar per capta de três salários mínimos. Na comunidade de educadores, pesquisadores e conselheiros tutelares, a iniciativa representa importante possibilidade ao atendimento daqueles que continuam fora da escola.
O Povo

Ensino Superior

Formação continua após o curso de Medicina

Escolha de campo para se especializar exige amadurecimento do aluno ao longo dos estudos
Depois dos seis anos da graduação, o médico precisa continuar aprendendo. “O aluno de Medicina estuda muito. O conhecimento, hoje em dia, aumenta em uma velocidade espantosa. Duas áreas cresceram muito no fim do século passado: Medicina e Engenharia. O aprofundamento é muito necessário”, afirma o radiologista Aldemir Humberto Soares, integrante do Conselho Federal de Medicina (CMF) e representante da Associação Médica Brasileira (AMB).
O Estado de São Paulo

Medicina aliada a áreas da Saúde é o desafio

O Estado de São Paulo

Negócios

Integração da Saber e Somos Educação deve levar dois anos, diz CEO da Kroton

A integração das operações da Saber, holding da Kroton Educacional para ensino básico, com a Somos Educação deve levar cerca de dois anos, disse nesta segunda-feira o presidente do maior grupo de ensino superior privado do país, Rodrigo Galindo.
Extra

Outras do dia

Reitora e vice-reitor da UFMG publicam manifesto em defesa das universidades públicas

A reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Regina Goulart Almeida, e o vice-reitor, Alessandro Fernandes Moreira, aproveitaram o Dia do Professor para publicar um manifesto, nesta segunda-feira (15), em defesa das universidades públicas brasileiras e em repúdio à violência direcionada à comunidade universitária e sociedade como um todo no período eleitoral.
Hoje em Dia