quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Notícias de Educação - 17/out/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Como incluir tecnologia no currículo de olho em competências da BNCC

Para apoiar redes de ensino, escolas e professores que precisam incluir os temas de tecnologia e computação nos seus currículos, o CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) lança a plataforma Currículo de Referência em Tecnologia e Computação, que traz diretrizes e orientações para desenvolver habilidades digitais propostas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Voltada para a educação infantil e o ensino fundamental, a plataforma pretende potencializar o uso de tecnologia e ampliar as reflexões sobre computação na educação básica.
Porvir

Escola brasileira 'importa' método japonês de preparação de aula

Desde fevereiro, a professora Adriana Silva estava planejando a aula que deu no início de agosto para os alunos de 5° ano da EPG Hamilton Félix de Souza, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. O tempo de preparação foi tão longo porque a lição foi pensada de acordo com a abordagem do Estudo de Aula, que ela aprendeu durante uma viagem que fez a Chicago, nos EUA, a convite da Fundação Lemann, mantenedora da Nova Escola.
Adriana e mais dois colegas da rede municipal participaram de um workshop de cinco dias em que conheceram a abordagem, vinda do Japão.
Folha de São Paulo

Gestão

Como o governo decide a indicação dos livros nas escolas

O Nexo entrou em contato com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), autarquia ligada ao Ministério da Educação responsável pelo projeto, para entender como é feita a escolha das obras e a classificação indicativa do que entra para o guia. A assessoria, em nota, afirmou que, para fazer parte da seleção, a editora, o autor ou o responsável pelos direitos autorais da obra deve se inscrever em edital disponível no site.
A decisão final sobre quais obras serão destinadas para cada escola é feita pela própria instituição.
Nexo

Inclusão

Professora cria canal no Youtube para contar histórias em libras

Durante o período de pesquisa para seu doutorado com foco na literatura para surdos, a professora da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Carolina Hessel, percebeu que, enquanto existia muito material na internet com contadores de “histórias ouvintes”, ou seja, contos infantis narrados a partir da fala, a parcela de uma produção audiovisual que suprisse as demandas literárias do público surdo era praticamente nula. Foi então que, em outubro de 2017, Hessel criou o canal no Youtube “Mãos Aventureiras”
Gazeta do Povo

Leis e políticas

Diretrizes Curriculares recebem contribuições pela internet

A Comissão do Ensino Médio da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão vinculado ao Ministério da Educação, colocou em consulta pública para contribuições da sociedade brasileira a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Ensino Médio, a partir desta terça-feira, 16.
MEC

Política eleitoral, partidária e afins

Conheça as principais propostas de Bolsonaro e Haddad para a educação

A cada quatro anos, o discurso se repete: nenhum candidato às eleições jamais foi contra a melhoria da Educação no Brasil. Numa semana que se iniciou com a comemoração do Dia dos Professores, então, é claro que o assunto iria retornar ao centro da pauta dos presidenciáveis – que disputam o segundo turno de 2018 no próximo dia 28 de outubro. Mas você sabe quais as propostas para educação feitas por Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT)?
iG

Saiba mais sobre as propostas de Bolsonaro e Haddad para o ensino a distância

Os dois candidatos à Presidência da República que disputarão o segundo turno da eleição, Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), têm posições distintas para o ensino a distância.
A proposta não é citada no programa de governo de nenhum dos dois candidatos, mas apareceu em entrevistas de ambos durante a campanha.
G1

Avaliação

56% dos candidatos do Enem 2018 terão que adiantar o relógio para o horário de verão no dia da prova

No dia 4 de novembro, primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais de 3 milhões de candidatos precisarão adiantar o relógio em uma hora para se adequar ao horário de verão, que nesse ano coincide com o exame do MEC. Eles representam 56% do total de 5,5 milhões de candidatos com inscrição confirmada nas provas.
G1

Opinião

Os espantalhos precisam sair da educação

Infelizmente, a BNCC é uma ilustre desconhecida do debate eleitoral sobre educação. Em vez de conversar sobre o que de fato impacta o aprendizado de crianças e adolescentes país afora, discutimos espantalhos —ideias feitas para assustar o outro lado ou para criar coesão no nosso próprio grupo. Você sabe do que estou falando.
Folha de São Paulo

Educação precisa de professor

Propostas educacionais tendem a reduzir papel docente e desviar a atenção de problemas reais da docência: autonomia, formação e condições de trabalho
Nos últimos 20 anos, o Brasil avançou na garantia do direito de crianças, adolescentes e jovens a uma vaga na escola, mas ainda estamos longe de assegurar que todos permaneçam em sala de aula e aprendam como deveriam. É preciso não interromper essa trajetória para podermos colher os frutos no futuro. Em resposta à insatisfação com a demora nessa melhoria, governos e candidatos frequentemente têm apostado em soluções “milagrosas” ou para poucos. Isso quando não responsabilizam os profissionais da educação – em especial os professores – pelos resultados aquém dos desejados.
Carta Educação

Negócios

EaD para adolescentes e educação bilíngue: a Kroton no ensino básico

O grupo de ensino Kroton escolheu o dia do professor (15/10), para marca o início da gestão das operações da Somos Educação, empresa focada em colégios e escolas de educação básica. O negócio foi fechado em abril, por cerca de 6,3 bilhões de reais, mas só agora passou por todos os trâmites do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e também pelos processos internos das empresas.
Mais do que o primeiro dia de trabalho com o novo ativo, a compra da Somos deve representar um hiato da Kroton em aquisições multibilionárias. A ordem na Kroton, Conhecida por ser uma consolidadora em série, agora é focar no crescimento orgânico. “Não estamos fechados para compras, nem em ensino superior e nem no básico, mas temos um grande trabalho para ganhos de sinergia”, afirma Rodrigo Galindo, presidente da companhia.
Exame

Eventos

Inep participa de reunião da Aliança Global para o Monitoramento da Aprendizagem da Unesco

Nesta quarta e quinta-feira, 17 e 18 de outubro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) participa do 5º Encontro da Aliança Global para o Monitoramento da Aprendizagem (GAML), em Hamburgo, na Alemanha. A iniciativa do Unesco Institute for Statistics (UIS) visa oferecer soluções concretas para o desenvolvimento de novos indicadores de aprendizagem necessários para se atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, da Agenda de Educação 2030: assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Inep

MEC participa de evento que discute o impacto da educação na economia do país

As competências para o mercado de trabalho 4.0 e o impacto da educação na economia brasileira foram os principais temas discutidos durante o 5º Fórum Lide de Educação e Inovação, realizado nesta terça, 16, em São Paulo. O evento, realizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), contou com a participação do ministro da Educação, Rossieli Soares, ao lado de líderes empresariais, autoridades, educadores e especialistas em inovação.
MEC