quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Notícias de Educação - 18/out/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Ensino na prática: atividades fora da sala de aula ajudam a consolidar conteúdo

Festival de foguetes, minimercado e pizzaria em sala são alguns dos métodos usados por professores para auxiliar na fixação de conhecimento.
Gazeta do Povo

Clube de leitura engaja alunos de escolas públicas na Bahia

Professora conta como desenvolveu projeto itinerante que percorreu diferentes colégios estaduais de Senhor do Bonfim (BA) para despertar o interesse dos jovens pelos livros
Porvir

Gestão

O uso do espaço da sua escola reflete a proposta pedagógica dela?

Os espaços para o lazer são limitados nas escolas. Na impossibilidade de fazer reformas, é possível usar a criatividade para intervir no que já existe à disposição
Para muitos especialistas, o brincar é considerado a principal atividade em que a criança aprende. Diante disso, cabe a pergunta: será que estamos oferecendo espaços para que as crianças brinquem na escola?
Gestão Escolar

Profissionais da Educação

14 coisas que ninguém te conta antes de assumir uma sala de aula

Que professor em sala de aula nunca sentiu que havia uma grande distância a ser percorrida entre a teoria e a prática da profissão? O cenário de sala lotada, muitas turmas, problemas de infraestrutura, comportamento e as dificuldades de aprendizagem pode ser ainda mais desesperador para quem é iniciante – mesmo no caso de quem é familiarizado com a dinâmica da vida docente.
Nova Escola

Inclusão

Inclusão: você já ouviu falar em tecnologias assistivas?

Sabemos que o tema ainda é muito delicado por conter diversas fragilidades, como salas com muitos alunos, ausência de funcionários e falta de formação docente específica voltada para inclusão. Há necessidades que interferem de maneira significativa no processo de aprendizagem e que exigem uma atitude educativa específica da escola, como utilização de recursos e apoio especializado para garantir a aprendizagem de todos. E é dentro deste cenário o que é a tecnologia assistiva pode contribuir para auxiliar a atuação do professor dentro da sala de aula.
Nova Escola

Leis e políticas

STF valida lei paranaense que assegura livre organização de centros acadêmicos

O Supremo Tribunal Federal (STF) validou nesta quarta-feira, 17, com ressalvas, uma lei do Estado do Paraná, de 2015, que assegura a livre organização dos Centros Acadêmicos, Diretórios Acadêmicos e Diretórios Centrais de Estudantes nos estabelecimentos de ensino superior. Apesar de manter a lei, os ministros declararam que o texto não pode ser aplicado nas instituições federais e particulares. O pleno também derrubou o artigo que previa multa para estabelecimentos particulares que não cumprissem esta legislação.
Terra

Política eleitoral, partidária e afins

Presidente pode mudar currículo escolar?

Documento, estabelecido como norma, deve ser implementado independentemente de governos estaduais ou federal
Em 2019 novos governadores e um novo presidente assumirão os cargos e cresce a indagação sobre possíveis alterações nos currículos. “Trata-se de um documento (BNCC) estabelecido como norma e, assim sendo, deve ser implementado independentemente de quem esteja no governo federal ou estadual”, informa a assessoria do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Ou seja, um presidente ou governador não podem decretar mudanças nos currículos escolares.
Nova Escola

Avaliação

Aumento de candidatos na 2ª fase da Fuvest exige melhor preparo

Etapa de conhecimento específico do vestibular da USP passa a ter quatro alunos por vaga, em vez de três
As novas regras da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que classifica para a Universidade de São Paulo (USP), para este ano tendem a alterar a preparação dos alunos para as provas. Uma das principais mudanças está na segunda fase. Em vez dos tradicionais três dias seguidos de exames, agora serão dois.
O Estado de São Paulo

Estudantes cearenses começam a ser avaliados no Spaece

Estudantes da rede pública de ensino do Ceará começaram a ser avaliados, ontem, no Sistema Permanente da Avaliação da Educação Básica (Spaece).
O Povo

EAD

Educação a distância ainda cresce no ensino superior do Brasil

Após mais de uma década em processo de consolidação, o dilema inicial de que falta qualidade na educação a distância (EAD) está ultrapassado. Quase um milhão de pessoas ingressaram no sistema em 2017 no Brasil, total que tende a crescer até 2020. São pessoas que optam por ter mais flexibilidade e quase sempre veem nos custos de EAD um atrativo para obter um diploma de ensino superior.
O Estado de São Paulo

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Fatecs incluem competências socioemocionais no currículo

Os cobiçados cursos para tornar-se um tecnólogo são totalmente alinhados com o perfil que o setor produtivo exige. Por isso, dentro das Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatecs), os currículos não são mais focados exclusivamente nos conhecimentos técnicos dos alunos. Os futuros estudantes também precisam desenvolver outras capacidades para conseguirem se inserir com segurança no mercado de trabalho. “O setor produtivo também está muito preocupado em ter profissionais que desenvolvam suas competências socioemocionais”
O Estado de São Paulo

Ensino Superior

Faculdades unem tecnologias e metodologias diferentes na preparação

Uma simulação de um julgamento realizada em Washington, capital dos Estados Unidos, para o aluno do curso de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV) aprender sobre o sistema interamericano de Direitos Humanos. Com o objetivo de representar da melhor forma possível o mundo real, iniciativas das várias instituições que apresentam esse tipo de atividade aos estudantes contribuem para o desenvolvimento de várias habilidades: desde falar em público até organizar um raciocínio jurídico lógico.
O Estado de São Paulo

Faculdades de ponta ensinam teoria e técnica dentro do contexto

O Estado de São Paulo

Universidades federais têm alta concorrência e qualidade de candidatos

Por causa das várias ações feitas nos últimos anos para tornar o acesso às federais mais igual e democrático, concorrência tem aumentado, assim como o nível dos estudantes, avaliam professores
A mudança recente no perfil dos alunos das federais tem deixado cada vez mais acirrada a disputa pelas aproximadamente 320 mil vagas nas 63 instituições. Maior competição implica mais estudo e, portanto, o nível dos estudantes também vem subindo, avalia Vera Cepêda, pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). “Como o número de concorrentes aumentou, alunos mais escolarizados estão ingressando nas federais”, afirma.
O Estado de São Paulo

Outras do dia

Lei no Texas obriga alunos a assistirem a vídeo sobre abordagem policial como requisito para pegarem diploma

A partir deste ano letivo, os estudantes do ensino médio no Texas, nos Estados Unidos, só poderão conseguir o diploma depois de dedicarem 16 minutos para assistirem a um vídeo com instruções sobre como se comportar durante uma revista policial no trânsito. É o que diz uma lei estadual aprovada no estado no ano passado e que entrou em vigor em 27 de agosto desse ano.
G1