quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Educação de qualidade: de volta ao futuro

Quando se fala no mau estado da educação pública do Brasil, muitas das lideranças políticas e cidadãos bem-intencionados sugerem que o caminho para o futuro e" o resgate do passado, quando as escolas públicas eram referenciais de excelência. Infelizmente essa não é uma opção. Não pela razão comumente apontada, a tecnologia. Ouvindo-se alguns dos teóricos da educação atual, é de pensar que o cérebro humano, moldado em milhões de anos de evolução, sofreu uma metamorfose causada pelo uso. de alguns anos, de intemet. videogames e assemelhados, capaz de tornar toda a metodologia pedagógica exitosa dos últimos séculos em algo ultrapassado e condenado ao esquecimento. Curiosamente, as pesquisas empíricas não só não indicam essa relação de indispensabilidade da tecnologia para a escola atual, como mostram que a presença de computadores nas escolas não tem nenhum impacto sobre o aprendizado.
Os fatores mais importantes para a qualidade da educação são - e serão pelo futuro previsível - seus atores principais: professores e alunos. E o perfil do alunado e do magistério de 2010 e das próximas décadas é bastante diferente daquele que povoava nossas escolas em meados do século XX.
CNTE

Tecnologia ajuda no processo de aprendizagem

O semestre letivo é, sem dúvida, uma correria. Não dá para perder tempo - o jeito é enfiar a cara nos livros e estudar para vestibulares, provas, e fazer todos os trabalhos pedidos pelos professores. Para isso, porém, nem sempre é preciso desligar o computador e abandonar o vício da internet. Eles podem ser até mesmo grandes aliados da aprendizagem, inclusive dentro da sala. É que a tecnologia cada vez mais se expande para todas as esferas do cotidiano - e na educação não poderia ser diferente.
CNTE

BA: Robótica pedagógica chega à rede escolar

Nada de silêncio, quadro e estudantes quietos nas carteiras.
Na sala 314 do Colégio Anchieta, os alunos andam, falam alto e discutem. No meio do espaço, há fios, pilhas e equipamentos. É nessa bagunça organizada que funciona o Laboratório de Robótica, disciplinaque,aospoucos, está sendo incorporada à grade curricular de algumas escolas na Bahia.
CNTE
Veja também:
Iniciativas ainda se restringem à rede privada (CNTE)

Ajuda do celular na sala de aula

Com elementos simples, professor consegue montar um espectrômetro e explicar melhor a química analítica
Alexander Scheeline, professor de química da Universidade de Illinois, quer ver alunos de ensino médio usando celulares na aula. Não para enviar mensagens de texto ou navegar na internet, mas tendo no aparelho um instrumento para aprender química analítica.
CNTE

Lugar de laptop é na sala de aula

O projeto Um computador por Aluno do governo federal teve origem na ideia do professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT) Nicholas Negroponte, que em 2005 apresentou no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, a ideia do laptop de US$ 100. O aparelho do projeto brasileiro custa cerca de três vezes mais, porém o objetivo do programa vai além daquele pensado por Negroponte. “No fundo ele queria vender o maquinário. Mas não adianta ter apenas um computador para rodar programas instalados nele. Precisamos que eles estejam conectados. É essa a diferença”, explica o professor Sérgio Abranches, da UFPE.
Jornal do Commercio
Veja também, no Jornal do Commercio:
Onde nasce a Igualdade

A nova jogada de Pelé

O rei do futebol lança um programa que pretende revolucionar a educação física nas escolas
No mês em que completa 70 anos (no dia 23), o maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé, dá outro passo como empresário e se lança na educação. Após o sucesso de sua rede de academias de ginástica, a Pelé Club, criada em 2005, o rei do futebol dá nesta semana o pontapé inicial em um projeto que pretende revolucionar o ensino da educação física no Brasil e, a longo prazo, tem a ambição de transformar o País em uma potência no setor. “O esporte no Brasil nunca foi tratado como prioridade”, diz Pelé.
IstoÉ

Participação em reforço é desafio para escolas

Motivar adolescentes com baixo desempenho escolar é uma tarefa que desafia gestores das redes pública e privada. A combinação da chegada do fim do ano com notas abaixo da média costuma provocar desânimo nos alunos. Não há consenso sobre quais são as medidas ideais para reverter esse quadro, e há estratégias que provocam polêmica.
Todos pela Educação
Veja também:
Particulares tentam métodos alternativos (O Estado de São Paulo)

Crítica dos pais é pior que bullying como causa de estresse infantil

Ainda muito longe do vestibular ou de iniciar a carreira profissional, cada vez mais crianças têm de lidar com o estresse, há pouco tempo considerado “doença de adulto”. Uma pesquisa da ISMA, associação internacional para prevenção e tratamento de estresse, apontou suas três principais causas entre crianças de 7 a 12 anos de idade.
A surpresa é que o bullying, a prática de violência, humilhação e intimidação física ou psicológica entre crianças, não é a primeira causa. As críticas e desaprovações dos próprios pais – citadas por 63% das crianças consultadas – incomodam mais que bullying.
G1

Crianças estão ficando hipertensas mais cedo

Atividades cada vez mais sedentárias, incluindo internet e TV, ampliam o número de casos no País. Dos 30 milhões de brasileiros com a doença, 5% são crianças e 14%, adultos com menos de 35 anos
Jornal do Commercio

Crianças de 6 anos começam a se preparar para o ‘vestibulinho’

Escolas particulares do Rio e de São Paulo iniciaram a temporada de processo seletivo para que crianças entre 5 e 6 anos consigam uma vaga no ensino fundamental para o próximo ano. Conhecida como vestibulinho, a inscrição para as provas em instituições tradicionais pode passar de R$ 200.
G1

9% das escolas distribuem preservativos

Dados do censo escolar de 2008 mostram que prática ocorre em 11 mil colégios do país; em 2005, índice era de 6%
Programa do governo federal criado em 2004 dá as camisinhas; cabe às escolas decidirem se as distribuem ou não
Folha de São Paulo

Ainda não dá para sorrir

Governo federal compra 600 mil notebooks da Positivo para estudantes da rede básica no projeto Um Computador Por Aluno. Mas a meta, que o nome do programa sugere, está longe de ser alcançada
IstoÉ

Filho de secretário de educação em escola pública é raridade

Encontrar um gestor de rede pública de ensino satisfeito o suficiente com as escolas a ponto de matricular os filhos não é tarefa fácil. O iG pediu indicações ao Ministério da Educação (MEC), às secretaria estadual e municipal de Educação de São Paulo e à União Nacional dos Dirigentes de Educação (Undime), que repassou o pedido a 200 secretarias de Educação de todo o país. Só este último órgão indicou dois casos.
iG

Eles poderiam pagar, mas colocaram o filho em escola pública

Embora raros, há casos de famílias de classe média e alta que preferem matricular as crianças em instituições públicas
iG

SP: Escola barra aluno que não usa uniforme

Colégios estaduais exigem uso da roupa, o que é proibido; alunos afirmam que já foram advertidos por escrito
Secretaria da Educação diz que apura casos; na zona sul, pais e alunos dizem que venda é feita dentro da própria escola
Folha de São Paulo

Cineclubes chegam às escolas de Ensino Médio do DF

Trinta dias. Este é o prazo estimado para que sejam inaugurados cineclubes em todas as escolas de Ensino Médio do Distrito Federal. Professores dos centros de ensino participam, nesta semana, de uma capacitação em cineclubismo e serão os monitores do projeto. Os equipamentos de projeção e som já foram comprados e devem chegar em um mês.
CNTE

EUA: Gestão privada de escolas públicas leva a melhora de desempenho

O modelo de "charter schools" (escolas públicas com administração privada) apresenta resultados melhores para alunos com baixo desempenho que as escolas públicas comuns, segundo estudo de Susan Dynarski, pesquisadora da Universidade de Michigan (EUA). Os motivos que contribuem para o resultado incluem foco em matemática e linguagem, maior jornada escolar e escolha rigorosa de professores. Em seu estudo, Dynarski verificou que estudantes de colégio "charter" de Massachusetts (EUA) tiveram médias melhores que os de instituições públicas. "Um ano em uma escola "charter" corta a deficiência em matemática pela metade", afirma. Os resultados foram apresentados ontem, em evento da Fundação Itaú Social, em SP. O modelo é pouco difundido no país.
CNTE

Brasileiro faz curso até de madrugada para subir na vida

(...) A estudante de administração é um retrato da nova classe média, que tem conquistado uma renda melhor não só com "bicos" e trabalho dobrado, mas com investimento pessoal em educação. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, coordenada pelo professor Marcelo Néri, conseguiu medir o impacto dos anos de estudo a mais na renda da população.
G1

Ministro espera que Estatuto da Igualdade Racial esvazie ações do Democratas no Supremo


O ministro-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Seppir), Elói Ferreira de Araújo, acredita que a entrada em vigor do Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288), no próximo dia 20, vai esvaziar as ações do partido Democratas (DEM) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra as políticas afirmativas.
Agência Brasil

Informe brasileiro sobre educação não-sexista e anti-discriminatória deve ser lançado em novembro


Um conjunto de organizações formado pelo Cladem (Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher), pela ONG Ação Educativa, pelo Instituto Ecos e pelo Centro de Referência às Vítimas de Violência do Instituto Sedes Sapientiae/SP está produzindo um documento sobre a eqüidade de gênero na educação do Brasil. O informe brasileiro sobre ‘Educação Não Sexista e Anti-Discriminatória’ deverá estar pronto até o fim de novembro e trará um diagnóstico regional a respeito da educação e das relações de gênero.
Todos pela Educação

Cerca de 4 mil crianças de acampamentos do MST no Paraná se reúnem para discutir educação no campo


De hoje (8) até o próximo dia 15, cerca de 4 mil crianças de acampamentos e assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Paraná se organizam em várias regiões do estado para discutir o tema Sem Terrinha por Escola, Terra e Dignidade!.
Agência Brasil

SC: Lição dada nas celas da cadeia

Um município da Serra catarinense dá o exemplo de como o sistema prisional tem a capacidade de ser não apenas um lugar para cumprir penas, mas de recuperação e esperanças.
(...) O projeto de educação, com apoiodo Ministério Público, do Poder Judiciário, do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de Lages e da prefeitura, existe desde 2001, mas foi retomado há dois meses.
Diário Catarinense

Escolarização infantil sobe de 23% para 38% com o Fundeb

O relatório Síntese de Indicadores Sociais 2010 – uma análise das condições de vida da população brasileira, divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), destaca o impacto do Fundeb no ensino infantil no País.
CGC Educação

SP: Fila para vaga em creches da capital aumenta

Cresceu o número de crianças na fila de espera por vagas em creches da cidade de São Paulo. Dados da Secretaria Municipal da Educação divulgados ontem revelam que, entre julho e setembro, a fila chegou a 125.437 nomes, 44% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando a lista contabilizava 86.858 crianças.
Agora SP
Veja também:
'Número de vagas dobrou em 5 anos' (Agora SP)

Expansão da rede está perto de alcançar a meta estabelecida

A primeira quinzena de outubro registra um marco no plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Em 200 das 214 novas escolas planejadas pelo atual governo, as aulas já começaram. Essas unidades, espalhadas por todo o território nacional, geram 92 mil novas matrículas. Dos R$ 1,1 bilhão previstos para infraestrutura, mobiliário e equipamentos no plano de expansão, o Ministério da Educação já investiu R$ 885 milhões.
MEC

Editorial: Mais ensino técnico

Embora com divergências de concepção, os candidatos à Presidência da República expressam um bem-vindo consenso sobre a necessidade de incrementar a oferta de ensino técnico no país.
Folha de São Paulo

Programa de alfabetização do governo Lula já custou R$ 2 bilhões, mas índice de iletrados caiu menos de 2%


(...) Principal meta do Ministério da Educação (MEC) no início do governo Lula, a erradicação do analfabetismo está longe de virar realidade. Em seu oitavo ano, o programa Brasil Alfabetizado já gastou R$ 2 bilhões, em valores atualizados, e matriculou milhões de jovens e adultos. Mas o índice de iletrados, na faixa de 15 anos ou mais, caiu menos de dois pontos percentuais: de 11,6%, em 2003, para 9,7%, em 2009, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE.
Globo Online
Veja também:
MEC admite mau resultado do programa (Globo Online)

Ennceja oferece material de apoio pedagógico

Aqueles que pretendem fazer o Exame Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) contam com uma ferramenta de apoio. No site do Encceja, está disponível um material didático pedagógico de apoio aos candidatos e professores.
Folha Dirigida

Visão estratégica

Em Castro (PR), economia gerada com transporte escolar aumenta investimento na carreira docente
Mais dinheiro não é sinônimo de uma educação de qualidade. O exemplo de Castro, pequena cidade do interior do Paraná, demonstra que a saída pode estar numa gestão mais adequada e rigorosa dos recursos disponíveis.
Todos pela Educação

'União tem de ter papel de protagonista na valorização do professor'

O novo Presidente da República terá o desafio de tornar a carreira do professor atraente, segundo o professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ex-presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), Carlos Roberto Jamil Cury. “A União tem de ter um papel de protagonista [na valorização do professor]. Hoje, o salário não é atraente para a importância e para a responsabilidade da função.”
Todos pela Educação

SP dá 92 licenças por dia para docente com problema emocional

(...) Relatos de professores à Folha mostram que a bagunça da sala, somada às vezes a problemas pessoais, leva a reações como batidas de apagadores, gritos, xingamentos e até violência física. Atos que acabam afastando muitos docentes das aulas.
Só na rede estadual de SP, com 220 mil professores, foram dadas, de janeiro a julho, em média 92 licenças por dia a docentes com problemas emocionais.
Todos pela Educação

Mesmo com liminar, docentes protestam em TO

Na noite desta sexta-feira, os professores da rede municipal de Palmas (TO) estavam em assembleia para decidir se continuarão a paralisação, que começou em 29 de setembro e foi interrompida na quarta-feira (6) por uma liminar.
Terra

Educação perde nomes importantes na Câmara

Quando a próxima legislatura começar, em 2011, a Câmara dos Deputados não terá mais entre seus parlamentares alguns nomes que historicamente trabalham pela educação. Na Comissão de Educação e Cultura (CEC), por exemplo, 50% dos 32 membros não foram reeleitos.
Agência Brasil

Semana do saco cheio é a última pausa nos estudos antes do vestibular

(...) Famosa por emendar o feriado da próxima terça-feira (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida, com o dia do professor, na sexta-feira (15), a semana do saco cheio é motivo de recesso em muitos colégios. Alunos do terceiro ano do ensino médio aproveitam o período para fazer as viagens de formatura e dar uma pausa nos estudos para o vestibular.
G1

1/3 dos estudantes brasileiros afirma já ter sido vítima de bullying, diz IBGE


Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que quase 1/3 dos estudantes brasileiros afirma ter sofrido bullying alguma vez na vida escolar, sendo que o problema tem ocorrido, em maior proporção, nos colégios privados (35,9%) do que nos públicos (29,5%). O estudo faz parte da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2009 e foi realizada com alunos do 9º ano do ensino fundamental das 26 capitais brasileiras e do Distrito Federal.
CNTE

Editorial: Recortes de um país desigual

Dos 5.564 municípios brasileiros, só 226 oferecem à sua população ensino de qualidade, boa cobertura na área de saúde e empregos formais suficientes para assegurar-lhe renda satisfatória. Em 2.503 municípios, praticamente não há água tratada nem atendimento médico básico e os empregos, em geral insuficientes, são predominantemente informais e temporários. Pelo menos 40 milhões de brasileiros vivem em municípios carentes.
Este é o quadro social do Brasil traçado pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, com base em dados oficiais sobre emprego e renda, educação e saúde.
O Estado de São Paulo

Rede social promete ajudar estudante na preparação para o Enem

Uma rede social nos moldes do Orkut, Twitter e Facebook promete ajudar os estudantes a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Lançada há cerca de um mês, a rede “Eu No Enem” tem 12 mil usuários, segundo seus criadores.
G1

Maioria dos alunos come todos os dias na cantina

Pais de alunos de colégios particulares estão insatisfeitos com a qualidade dos alimentos servidos nas cantinas. Ainda assim, a maioria dá dinheiro para o filho comprar lanche na escola em vez de prepará-lo em casa, mostrou uma pesquisa feita pelo Ibope a pedido do grupo GRSA, empresa de refeições industriais. O motivo alegado pelos pais é a praticidade.
O Estado de São Paulo

Inep convoca médicos para revalidar diploma obtido no exterior

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o edital de convocação para cadastramento de dados e realização das provas escritas e da prova prática de habilidades clínicas do Processo de Revalidação de Diplomas de Médico obtidos no Exterior.
Terra

Bill Gates anuncia programa que dá estímulo à educação

Bill Gates anunciou ontem que sua fundação vai investir US$ 20 milhões (R$ 34 milhões) para estimular empreendedores a desenvolver tecnologias voltadas à aplicação na educação.
O programa distribuirá valores que variam de US$ 250 mil a US$ 750 mil para projetos focados na melhoria de modelos de aprendizado, aprofundamento do envolvimento dos alunos, aprendizados através de sistemas interativos e monitoramento da evolução de desempenho.
CNTE

Piora a crise na Faculdade da Terra

Para driblar a proibição de receber novos alunos, a FTB estaria matriculando calouros no segundo semestre. Confirmada a fraude, a instituição pode ser fechada
Novas denúncias de fraude colocam em xeque a credibilidade da Faculdade da Terra de Brasília (FTB), localizada no Recanto das Emas. Investigada por suspostamente emitir diplomas frios, como noticiou o Correio na última quarta-feira, agora a instituição é acusada de matricular alunos clandestinamente nos seus 10 cursos disponíveis. Desde julho, o Ministério da Educação (MEC) proibiu a entidade de receber novos estudantes. Na época, a Justiça determinou seu fechamento por atraso no pagamento do aluguel do terreno. Mas, por força de um recurso, a FTB continuou funcionando. No entanto, o MEC entendeu que o problema financeiro poderia comprometer o futuro da faculdade e resolveu aplicar a medida .
CNTE

Professores do DF denunciam pressão

Em rebelião contra uma suposta ordem que exige a transformação de diretores de escolas em cabos eleitorais da candidata ao governo do Distrito Federal Weslian Roriz (PSC), 14 diretores das regionais de ensino do DF já pediram demissão - 8 na sexta-feira (dia 1º), 2 na segunda e 4 ontem.
O motivo foi uma mensagem do secretário de Educação, Sinval Lucas, que teria coagido professores da rede pública de ensino a fazerem campanha em horário de trabalho, segundo denúncia do ex-diretor da Regional de Ensino do Plano Piloto Fábio Pereira.
CNTE

UFRJ quer fim de comida gordurosa no câmpus

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) abriu ofensiva contra a comida gordurosa e pouco saudável. Para isso, reformou o restaurante universitário, que ficou fechado por 16 anos e onde hoje são oferecidas 2,3 mil refeições diárias. Também criou feiras de produtos orgânicos no câmpus.
iG

Editorial: EMPREGO E ESCOLARIDADE

O Brasil vem registrando uma recuperação consistente na geração de empregos no mercado formal, mas não tem conseguido incluir as faixas de menor renda entre os beneficiários desse fenômeno. Mais uma vez, a explicação se deve à falta de escolaridade suficiente na parcela constituída por quem provém de famílias de ganhos reduzidos.
Diário Catarinense

Reitores lançam manifesto em favor do governo Lula

Às vésperas da decisão mais importante para o futuro do país, reitores de universidades federais de diferentes regiões do Brasil divulgam um manifesto. A eleição para o novo presidente da República, no próximo dia 31, irá decidir que rumos o Brasil deve tomar nos próximos quatro anos. Enquanto a maioria dos brasileiros parece não ter uma opinião clara formada, a continuidade de um governo baseado nos moldes atuais tem o apoio de reconhecidos educadores à frente de instituições de ensino superior de grande relevância no cenário educacional nacional.
Folha Dirigida

Artigo: O nó da educação

José Zinder, educador
A educação não é uma tarefa apenas do governo, tem de envolver, fortemente, as comunidades, os professores, os alunos, os pais (...) Essa nova consciência, felizmente, parece estar se espalhando.
Falta, agora, transformá-la em vontade de todos, em atos que tornem possível começar a construção de um ensino eficiente.
(...) Outro nó é atender de forma apropriada a enorme demanda de crianças de zero a seis anos.
Diário Catarinense

"O que faz a grande diferença agora é ter pós-graduação"

O avanço das matrículas no ensino superior está fazendo com que o impacto da graduação no salário do brasileiro seja cada vez menor. A chamada "taxa de retorno" do curso superior está em queda. Para cada R$ 1 que o profissional graduado ganhava em 1992, ele recebe hoje R$ 1,13. Em 2005, último ano em que registrou crescimento, esse valor era R$ 1,18. "Enquanto isso, temos acompanhado a valorização da pós-graduação", diz o professor. Nessa entrevista, ele explica também como a população mais pobre conseguiu aumentar o nível de escolaridade.
CNTE

Ensino superior do Rio quer financiamento e isenção fiscal para pesquisas

O Fórum de Reitores das Universidades do Estado do Rio de Janeiro, que reúne 25 instituições de ensino superior do estado, quer que o governo federal estimule os banco privados a conceder linhas de financiamento para pesquisas. A proposta foi apresentada esta semana para a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, durante encontro na capital fluminense.
Agência Brasil

MG: Superuniversidade avança

Mais uma etapa para a criação da Superuniversidade do Sul-Sudeste de Minas Gerais foi finalizada. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) unificado para a viabilização de um consórcio entre sete instituições federais do estado será entregue ao ministro da Educação, Fernando Haddad, em 15 de outubro, para avaliação das propostas. Nas próximas semanas, as universidades de Alfenas (Unifal), Itajubá (Unifei), Juiz de Fora (UFJF), Lavras (Ufla), São João del-Rei (UFSJ), Ouro Preto (Ufop) e Viçosa (UFV) apresentarão a proposta aos conselhos superiores das instituições, para apreciação e possíveis alterações, e à comunidade acadêmica, que será ouvida.
CNTE

Ensino superior melhorou

O sistema de ensino superior brasileiro foi classificado como relativamente bom no Relatório de Competitividade Global 2010-2011. Os dados, divulgados na quinta-feira (9), só reforçam o nível de atenção que se deve ter com a educação. O diretor-presidente do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Erik Camarano, relata que o ensino superior brasileiro é relativamente bem avaliado
Jornal da Comunidade

CNE promove debate público sobre diretrizes curriculares do Jornalismo

O Conselho Nacional de Educação (CNE) promoveu nesta sexta-feira, 8, uma audiência pública para debater as diretrizes curriculares do curso de Jornalismo. Representantes de universidades federais e privadas, estudantes, pesquisadores, professores e entidades da área discutiram a proposta apresentada por uma comissão formada a pedido do Ministério da Educação (MEC).
O Estado de São Paulo