Educação e formação profissional para pessoas com deficiência é o foco do programa Tec Nep, desenvolvido pelo Ministério da Educação há dez anos. Nesta quarta-feira, 8, foi aberta uma reunião de trabalho do programa para a avaliação da iniciativa no período de 2000 a 2010. O encontro, que vai até a próxima sexta-feira, 10, reúne gestores centrais, regionais e estaduais do programa, além de representantes de assessorias de inclusão, coordenadores de centros de equoterapia, representantes do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) e do Instituto Benjamin Constant (IBC).
MEC
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Gays são mais punidos do que heterossexuais em escolas dos EUA
Gays, lésbicas e bissexuais adolescentes nos Estados Unidos são muito mais suscetíveis a punições severas por escolas e tribunais do que seus colegas heterossexuais, embora estejam menos propensos a se envolver em crimes graves, segundo um estudo publicado nesta semana na revista médica Pediatrics.
iG
iG
Entidades pedem urgência para o Plano Nacional da Educação
Entidades ligadas à educação publicaram nesta quarta-feira, dia 8, uma carta pedindo ao governo federal que "envie ao Congresso o Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020 antes que seja iniciado o recesso parlamentar". O texto que estabelece metas e estratégias para a área nos próximos 10 anos ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação. No fim do mês, o atual plano perde a validade.
iG
iG
Atraso no Plano Nacional de Educação prejudica briga por recursos
A cada dez anos, o futuro educacional do País é discutido por entidades ligadas à área, políticos, educadores e representantes do governo. As metas e as estratégias de desenvolvimento são colocadas no papel e transformadas no Plano Nacional de Educação (PNE). Este ano, o projeto para a próxima década já deveria estar pronto. Porém, isso não ocorreu. O Brasil deve começar o ano que vem sem um projeto para a área aprovado. O receio é que não haja tempo para brigar por mais recursos para o setor.
iG
iG
Plano Nacional de Educação terá investimento de 7% do PIB
O PNE (Plano Nacional de Educação) terá uma meta de investimento de 7% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2011, de acordo com uma proposta do MEC (Ministério da Educação) à Casa Civil. O plano vai definir as metas que o país deve atingir na próxima década.
Band
Band
Educação aprova orientação profissional para alunos do ensino médio
A Comissão de Educação e Cultura aprovou nesta quarta-feira (8) a prestação de orientação profissional obrigatória aos alunos do ensino médio das redes pública e privada.
Agência Câmara
Agência Câmara
Câmara aprova fundo que permite contratos do Fies sem fiador
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (8) uma medida provisória que permitiu a criação de um fundo do Executivo para possibilitar a celebração de contratos de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) sem a exigência de fiador. O texto aprovado na Câmara traz também medidas relativas ao chamado Refis da Crise, a financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e à Agência Nacional do Cinema (Ancine). O projeto segue para o Senado.
G1
G1
SP: Prova para não efetivos e postulantes a professor tem 88% de adesão
No domingo, 5, aproximadamente 161 mil docentes realizaram a prova destinada aos professores não efetivos e novos candidatos inscritos no processo seletivo para atribuição de aulas/classes nas escolas da rede estadual em 2011. O número representa quase 90% do total de inscritos para o processo e reflete o interesse dos profissionais pela carreira de professor na rede estadual de São Paulo.
Envolverde
Envolverde
Cresce a diferença entre escola pública e privada do país
O fosso que separa as escolas públicas das privadas no país aumentou nos últimos três anos. A distância entre as pontuações obtidas pelos estudantes das duas redes, que chegava a 109 pontos em 2006, cresceu e atingiu até 121 no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês) 2009. Mais do que pontuações diferentes, os números indicam níveis de conhecimento distintos em leitura, matemática e ciência.
Veja Online
Veja Online
Segredo dos melhores está na igualdade de oportunidades
(...) Segundo Paolo Fontani, consultor da Unesco no Brasil, o Pisa mostra que países com atenção similar a todos os alunos, sem distinção de classe social, têm avançado mais na avaliação e demonstrado um desempenho superior. O especialista defende ainda a diversidade socioeconômica. Para ele, estudantes de classes sociais mais baixas que convivem diretamente com crianças e adolescentes de classes elevadas tendem a aproveitar melhor as aulas e a internalizar de forma mais eficiente o conhecimento.
Veja Online
Veja Online
Haddad diz que resultado do Pisa 2009 indica que educação deve ter mais recursos
O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (7) que, o resultado do Pisa 2009 confirma a melhoria da qualidade do ensino no país nos últimos dez anos, mas ainda não é motivo de comemoração. Ele admite que, apesar dos avanços, não será uma tarefa trivial cumprir a meta que o próprio governo assumiu, de alcançar um patamar de ensino próximo ao dos países desenvolvidos em 2021. Segundo Fernando Haddad, a Pisa 2009 revela o sucesso do Fundeb para reduzir as diferenças regionais e o acerto da implementação de escolas federais de ensino médio e da política de incentivo à licenciatura, especialmente em ciência e matemática. Entretanto, Haddad ressalta que para atingir 477 pontos no Pisa 2021, como estabelece o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o ritmo dos investimentos deve ser ainda maior do que o financimento atual.
Globo Online
Globo Online
Veja também:
Estudantes brasileiros mais fracos estão estagnados no Pisa (iG)
ATÉ ESTADO COM MELHOR DESEMPENHO NO PAÍS FICA ABAIXO DA MÉDIA MUNDIAL (Todos pela Educação)
ESTRUTURA PRECÁRIA E FALTA DE DOCENTES EXPLICAM DESEMPENHO (Todos pela Educação)
DADOS MOSTRAM QUE TEMOS MUITO O QUE APRENDER COM OS CHILENOS (Todos pela Educação)
Alunos de Xangai surpreendem com 1º lugar em ranking mundial
Com a estreia da China em testes padronizados internacionais, os estudantes de Xangai surpreenderam os especialistas ao pontuar mais que seus colegas de dezenas de outros países em leitura, matemática e ciências, de acordo com os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Autoridades envolvidas na administração do teste acham que a classificação dos alunos de Xangai – uma potência industrial, com cerca de 20 milhões de habitantes e dezenas de universidades modernas, que é um imã para os melhores estudantes do país – não é representativa de toda a China, mas mostra seu potencial.
iG
iG
MEC pode aplicar até 10 mil novas provas "amarelas" do Enem; SP tem três casos
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) pode aplicar "até 10 mil provas" no próximo dia 15 de dezembro para os candidatos que tiveram problemas com o caderno amarelo da edição 2010 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ainda não há um número fechado de quantos inscritos farão a nova edição da prova amarela.
Uol
Uol
40% DOS ALUNOS BRASILEIROS REPETEM AO MENOS UMA VEZ
Cerca de 40,1% dos alunos brasileiros repetem ao menos uma série durante a Escolaridade básica. O índice do Brasil só é menor que o da Tunísia, que tem 43,2%, e o de Macau, o primeiro lugar, com 43,7%.
A repetência de séries é um dos maiores problemas do sistema educacional dos países mais pobres, como é o caso do Brasil.
Todos pela Educação
A repetência de séries é um dos maiores problemas do sistema educacional dos países mais pobres, como é o caso do Brasil.
Todos pela Educação
Edital estimula pesquisa de projetos de inclusão digital
Grupos de pesquisa de todo o país podem apresentar, a partir desta quarta-feira, 8, projetos de inovação para o desenvolvimento do Programa Um Computador por Aluno (Prouca). O edital promovido pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação investirá R$ 5 milhões para o fomento das pesquisas.
MEC
MEC
Editorial: Situação alarmante
Embora pareça uma platitude, o ministro da Educação, Fernando Haddad, não deixa de ter razão quando diz que o desempenho dos estudantes brasileiros em avaliações internacionais deve ser visto em "perspectiva histórica". De fato, ao longo do século 20, enquanto um número cada vez maior de países investia pesadamente em educação, "o Brasil custou a despertar para o assunto", recorda o ministro. O problema é que o País não só acordou tarde - o pleno acesso ao ensino fundamental foi obtido apenas na segunda metade da década passada -, como ainda não acordou de todo, se a condição de vigília for medida pela qualidade da educação.
O Estado de São Paulo
O Estado de São Paulo
Ensino de árabe cresce 46% e de português, 11% nos EUA
O ensino da língua árabe foi o que mais cresceu nos Estados Unidos, em comparação com outras línguas, no ano passado nas universidades americanas em relação ao ano de 2006, com um crescimento de 46%, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira.
Terra
Terra
Avaliação seriada diminui pressão do vestibular
O nome muda de uma universidade para outra, mas a intenção de quem adota o sistema de avaliação seriada é uma só: diminuir a pressão do vestibular.
Com provas aplicadas ao final de cada ano do ensino médio -e que cobram conteúdos dados na série correspondente-, esse modelo de seleção ganhou a aprovação de instituições e alunos.
Folha.com
Com provas aplicadas ao final de cada ano do ensino médio -e que cobram conteúdos dados na série correspondente-, esse modelo de seleção ganhou a aprovação de instituições e alunos.
Folha.com
Universidade federal tem verba maior que prefeitura no Rio Grande do Norte
O orçamento anual do novo campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Caraúbas, no Rio Grande do Norte, é bem maior do que o da prefeitura, revela o Jornal De Fato. O reitor Josivan Barbosa informou que o Ministério da Educação deve liberar R$ 24 milhões no campus a partir de 2012. O orçamento anual do município é de R$ 18 milhões.
CGC Educação
CGC Educação
Assinar:
Postagens (Atom)