terça-feira, 13 de maio de 2014

“A escola ensina o verdadeiro, o belo e o bom”, afirma Papa Francisco em evento no Vaticano

Aproximadamente 300 mil pessoas se reuniram no último sábado (10) na Praça São Pedro, no Vaticano, para participar do evento A Igreja para a Escola. Na ocasião, o Papa Francisco se encontrou com estudantes e professores de colégios de toda a Itália.

Fonte: Anec

Literatura simplificada é polêmica nas escolas

Queridos pelos professores, Machado de Assis e José de Alencar não são autores de cabeceira para a maioria dos alunos. A dificuldade de entender obras clássicas, seja pela linguagem ou complexidade das tramas, reaviva o debate sobre o uso de adaptações literárias nas escolas. Embora a ideia das versões seja incentivar a leitura entre crianças e adolescentes, especialistas se preocupam com o empobrecimento dos textos.

Fonte: Estado de Minas

Veja também:
         
Risco de simplificar literatura é subestimar leitores (EM)

Pré-escola de SP usa bonecos para discutir racismo com alunos

(...) Em outros tempos e em outras escolas, o 13 de maio, data da Abolição da Escravatura no Brasil, era data comemorativa a ser lembrada com direito à lembrança da Princesa Isabel e da Lei Áurea. Mas nessa escola, não. Porque a questão do negro na sociedade é tema de todo dia.

Fonte: Uol

Artigo: Desempenho escolar

ROSELY SAYÃO
Se a escola só colabora com 30% do desempenho, por que mandamos nossos filhos a essa instituição?

Fonte: Folha de São Paulo

O bê-á-bá da educação sexual

Conversar sobre sexo com os filhos evita que eles tenham informações distorcidas e comportamento arriscado
(...) A psicóloga Eliane Maio, do departamento de Teoria e Prática da Educação da Uni­versidade Estadual de Maringá (UEM), defende que os pais se coloquem à disposição dos filhos. Ela lembra de uma de suas palestras, quando um pai disse que o filho de 12 anos nunca havia perguntado nada a ele sobre sexo. “Eu respondi que o pai nunca havia sido ‘perguntável’, e que, então, o filho deve ter aprendido na rua. Mas a rua não educa. E nem a internet. A palavra ‘sexo’ é uma das mais buscadas, mas ali a criança se depara com páginas que não precisava estar vendo.”

Fonte: Gazeta do Povo

Empresas querem investir em educação. Falta um plano

As empresas investem ao menos 1,4 bilhão de reais ao ano em educação básica
(...) O montante destinado por empresários ao setor de educação poderia ser maior, diz Andre Degenszajn, secretário-geral do Gife. Bastaria para isso que o Brasil contasse, por exemplo, com um Plano Nacional de Educação (PNE) vigente — o conjunto de metas e diretrizes aguarda votação no Congresso há quase quatro anos. "O PNE deve estabelecer prioridades e assegurar os meios para que objetivos sejam cumpridos. Isso aumentaria o número de iniciativas encabeçadas pelas empresas", diz Degenszajn. "Hoje, as ações são muito pontuais e, por isso, seu alcance é restrito a um número limitado de escolas."

Fonte: Veja.com

Abril Educação lucra R$ 56,6 mi antes de minoritários

De janeiro a março de 2014, a Abril Educação registrou lucro líquido antes da participação de minoritários de R$ 56,6 milhões, o que representa um crescimento de 52% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Fonte: Exame

Com fusão, ativos de ensino a distância são cobiçados

Em um cenário em que a fusão entre Anhanguera e Kroton é dada como certa, os questionamentos no mercado agora giram em torno de quem comprará os ativos de ensino a distância que as companhias colocarão à venda para atender às exigências do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Isso porque são ativos estratégicos para um segmento que enfrenta lentidão, que chega a durar anos, na aprovação de pedidos de novas vagas e polos no Ministério da Educação (MEC).

Fonte: Valor

Dilma entregou só 7% das 6 mil novas creches prometidas em campanha

Uma das principais propostas da campanha da presidente Dilma Rousseff para a educação – esperada e defendida por militantes da área e inúmeras famílias – não deve se concretizar. Das 6 mil novas creches prometidas por ela, apenas 7% (um total de 417) estão prontas. Até a última sexta-feira (os números mudam a cada dia), ainda havia 2.251 unidades em construção, sendo que 782 estão com 80% das obras concluídas.

Fonte: iG

Travestis e transexuais poderão usar nome social no Enem

O travesti ou transexual que se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 poderá ser identificado pelo nome social nos dias e locais de realização das provas. Para isso, é preciso fazer o pedido pelo telefone 0800-616161, até o final do período de inscrição.

Fonte: EBC

Cuidado coletivo de crianças ganha adeptos no Brasil

(...) As creches públicas vivem em crise permanente – há filas enormes para se conseguir uma vaga. As creches privadas são caras demais para a realidade financeira de grande parte das famílias brasileiras. Na contramão da educação formal, a prática do homeschooling (educação domiciliar) tem crescido no país, mas está longe de se estabilizar e dar conta das demandas educacionais.
Há ainda uma nova iniciativa que vem ganhando adeptos: o cuidado coletivo de crianças – também conhecido como creche parental ou cooperativa de mães.

Fonte: Aprendiz

Câmara pode votar Plano Nacional de Educação na quarta

O Plenário da Câmara dos Deputados pode votar nesta quarta-feira (14) as emendas do Senado ao Plano Nacional de Educação (PNE). O principal ponto da proposta (PL 8035/10) é a determinação de que o Brasil deverá investir, em dez anos, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação pública.

Fonte: EBC

Comissão de Educação debaterá gestão na rede federal

A adoção de gestões democráticas e participativas como modelo na rede federal de ensino é o tema do debate a ser realizado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) nesta quarta-feira (14). A iniciativa partiu do senador Paulo Paim (PT-RS), que pretende discutir com senadores e convidados formas de descentralizar as decisões e aumentar a transparência da administração, atendendo assim a duas características fundamentais da gestão democrática nas instituições escolares.

Fonte: Nota 10

Instituição de ensino superior pode ter nova chance de parcelar tributos

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) poderá examinar, na terça-feira (13), projeto que dá nova oportunidade para instituições de ensino superior parcelarem suas dívidas referentes a tributos federais. O PLC 32/2014, de iniciativa do Executivo, reabre por 90 dias o prazo para requerimento de moratória e do parcelamento previsto no Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies).

Fonte: Agência Senado

Educação aprova ampliação do atendimento em creches públicas

A Comissão de Educação aprovou, na quarta-feira (7), a ampliação do atendimento em creches públicas. As famílias poderão solicitar a permanência da criança na creche por até 30 dias e não haverá obrigatoriedade de frequência mínima.

Fonte: Agência Câmara

Quem será professor

(...) Diversas pesquisas indicam que, hoje, o estudante médio dos cursos voltados à carreira docente vem de classes sociais desfavorecidas econômica e culturalmente, estudou em escolas públicas, apresenta baixo desempenho em avaliações, é trabalhador e, muitas vezes, faz parte da primeira geração da família a entrar no ensino superior. Diante das atuais dificuldades da educação brasileira, com índices de aproveitamento preocupantes, quais serão os impactos, a curto e médio prazo, da entrada de professores que chegam à carreira carregando dificuldades acumuladas no seu histórico de vida escolar?

Fonte: Educação

Greve na educação não tem adesão da maioria, diz governo do Rio

A greve dos professores da rede pública de ensino afetou pequena parcela das aulas nesta segunda-feira (12) na Zona Sul do Rio. Foi o que constatou o G1 ao percorrer escolas, entre municipais e estaduais, no Leblon, Ipanema, Gávea e Jardim Botânico. O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), no entanto, disse que a adesão dos professores chega a 55% na rede municipal e a aproximadamente 30% na rede estadual.

Fonte: G1

Veja também:
         
Paralisação é inoportuna, defende Wilson Risolia (Folha Dirigida)
          Greve de professores hoje no Rio teve maior impacto nas escolas municipais (Uol)
          Sindicato garante greve dos profissionais de educação até quinta-feira (JB)

Greve dos servidores afeta 70% das escolas municipais de BH

Em balanço divulgado na noite desta segunda-feira (12), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que 70% das escolas municipais foram afetadas pela greve dos servidores públicos. Ao todo, seis escolas pararam completamente e outras 126 tiveram paralisação parcial das atividades. Outras 57 estariam funcionando normalmente.

Fonte: Hoje em Dia

Veja também:
         
PBH mantém proposta de reajuste aos servidores em greve (Hoje em Dia)

Paralisação dos professores municipais de Caruaru já dura mais de 70 dias

Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a greve dos professores da rede municipal de ensino já dura mais de 70 dias e prejudica o ano letivo de mais de 38 mil estudantes da Capital do Agreste.

Fonte: NE10

OCDE e testes do Pisa estão prejudicando a educação em todo o mundo

Acadêmicos e educadores de diversos lugares do mundo publicaram uma carta aberta destinada a Andreas Schleicher, diretor do programa da OCDE para avaliação internacional de estudantes, onde expressam sua preocupação em relação ao impacto do Pisa.
Eles defendem que a avaliação cria competição entre países com contextos sociais e políticos distintos, que o teste resulta em políticas educacionais ineficientes e inadequadas ao interesse dos alunos, pedem a suspensão da próxima rodada de testes e um maior envolvimento da sociedade na elaboração e implementação da avaliação.

(original em inglês)

Fonte: Porvir

Enem abre cinco oportunidades de estudo para os jovens, reforça Dilma

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (12) que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que abre nesta segunda-feira o período de inscrições, oferece cinco oportunidades de estudo para os jovens.

Fonte: EBC

Veja também:
         
Enem recebe quase 400 mil inscrições no primeiro dia (EBC)

Brasil tem 4 instituições no 'top 70' de educação executiva de ranking do FT

Quatro instituições brasileiras estão entre as 70 melhores do mundo em educação executiva, segundo um ranking elaborado pelo jornal britânico "Financial Times" (veja ranking). A classificação, que avalia escolas de negócio que oferecem cursos de curta duração voltados para empresas ou para executivos, foi divulgada neste domingo (11).

Fonte: G1

Veja também:
         
Fundação Dom Cabral e Insper perdem posições em ranking (Exame)

Quase metade dos prefeitos brasileiros não cursou faculdade

Quase metade (48%) dos 5.570 prefeitos brasileiros eleitos em 2012 exerce suas atividades sem ter formação superior. Dos 2.920 prefeitos (52%) que frequentaram a faculdade, 762 (14%) fizeram pós-graduação. Na outra ponta, 258 prefeitos (4,5%) completaram o ensino fundamental.

Fonte: Uol

UnB anuncia R$ 3,3 milhões em novo prédio e reforma previstos para maio

A Universidade de Brasília assinou no final da última semana contratos para as obras de dois prédios, um no campus de Planaltina e o outro no Darcy Ribeiro, na Asa Norte. Juntas, as construções vão custar R$ 3,3 milhões. A expectativa é de que elas comecem no dia 19 deste mês.

Fonte: G1

Crise financeira faz reitores da USP, Unicamp e Unesp congelar salários

Os reitores das três universidades estaduais paulistas - USP, Unicamp e Unesp - decidiram congelar os salários de professores e servidores neste ano. O motivo é a crise financeira das instituições e o alto nível de comprometimento das receitas com a folha de pagamento, principalmente na USP - que já extrapola o orçamento com salários. Docentes e servidores rechaçam a proposta.

Fonte: O Estado de São Paulo

Veja também:
         
Reitoria propõe reduzir contratos de terceirização (OESP)

Universidade criada para valorizar cultura negra dobra número de vagas em 2015

Dez anos depois de iniciar a primeira turma, a Faculdade Zumbi dos Palmares vai duplicar o número de vagas em 2015. Para isso, abrirá cursos de graduação nas áreas de gestão da segurança privada, gestão de tecnologia da informação, tecnologia em gestão financeira, tecnologia em logística e segurança da informação.

Fonte: R7

Arrêtons de plaindre les profs: ils ne sont pas mal payés et leur métier n’est pas mal considéré

(...) D’abord, oui, cela vaut le coup de bien payer les enseignants. Les comparaisons internationales montrent que les pays qui paient mieux leurs professeurs et où ceux ci jouissent d’une plus grande considération (comme la Finlande) enregistrent en moyenne une meilleure réussite scolaire. Mais nous savons aussi que, là où ils sont particulièrement mieux payés qu’en France, comme en Allemagne, ils n’exercent pas leur métier dans des conditions similaires: davantage d’heures de cours, obligation d’enseigner deux disciplines, plus de temps de présence dans l’établissement et pas de droit de grève.

Fonte: Slate.fr