sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Especialistas discutem educação integral para além da questão do tempo na escola

O Seminário Internacional de Educação Integral (Siei), realizado pela segunda vez no Brasil, se encerra hoje, às 18h, após uma série de debate entre especialistas nacionais e estrangeiros, da Espanha e da Colômbia. A proposta do evento que, desde ontem, toma os espaços do Sesc Consolação, em São Paulo, é destrinchar o conceito de educação integral, em voga nas políticas educacionais, para além da ampliação do tempo de permanência do aluno na escola. Entram nesta discussão a garantia do acesso a diversos conteúdos, os espaços de aprendizagem e o envolvimento com diferentes atores — como educadores sociais, famílias e comunidade — para que crianças se desenvolvam de forma abrangente.

Fonte / Link: O Globo

Exposição “Jogos de Luz” é inaugurada em Campinas

Uma mostra física e virtual para que crianças de 7 a 10 anos explorem sensorialmente conceitos básicos e experiências ligadas a fenômenos ópticos instigantes e, ao mesmo tempo, presentes em seu cotidiano.
“Jogos de Luz” é o nome da exposição modular e itinerante, vinculada ao projeto Ciência na Rua, que foi inaugurada no Planetário do Museu Dinâmico de Ciências, em Campinas

Fonte / Link: Fapesp

Educadoras criam kit pedagógico para ajudar na formação docente

Não é segredo para ninguém que a vida de um professor é muito corrida: a rotina precisa ser planejada e sobra pouco tempo para atualização profissional. Para facilitar o contato de professores no país inteiro a materiais sobre novas metodologias e inovações educacionais, as educadoras Fabiane Vitiello e Telma Ferreira idealizaram o serviço Diálogos Embalados, que são kits educacionais enviados para a casa de assinantes. A proposta é uma evolução do trabalho que vem sendo desenvolvido pela empresa Diálogos, desde 2009, quando elas começaram a levar grupos de professoras brasileiras para visitar escolas com metodologias inovadoras ao redor do mundo.

Fonte / Link: Porvir

Ocupações contra a PEC 241 chegam a federais de Minas

A sequência de ocupações em escolas de ensino médio em todo o país contra a Proposta de Emenda à Constituição 241 – em análise no Congresso – e as reformas na educação feitas pela União chega às instituições federais. Conhecida como a PEC do Teto dos Gastos Públicos, ela estipula limite para despesas primárias federais nos próximos 20 anos e tem assombrado as instituições de ensino superior. Em Minas, estudantes e servidores técnico-administrativos ocuparam duas universidades e pelo menos dois institutos federais: o do Norte de Minas e o do Triângulo Mineiro. Ontem, em Diamantina, estudantes e funcionários fecharam o acesso ao câmpus JK da Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, e o câmpus Januária. A Reitoria apoia a mobilização, mas teme reflexos em atividades essenciais. Hoje, assembleia decide se mantém o fechamento.

Fonte / Link: Estado de Minas

Veja também:
         
Estudantes ocupam reitoria do IFSP contra reforma do ensino médio (OESP)
          MEC pede que institutos federais identifiquem alunos que ocupam escolas (Uol)
          Ministério divulga nota oficial sobre as ocupações de campi dos institutos federais (MEC)

Desocupação pontual será discutida semana que vem; alunos tomam 800 escolas no PR

O movimento estudantil que representa as ocupações nas escolas do Paraná só deve discutir o futuro dos protestos na próxima quarta-feira (26) e não mais nesta sexta (21), como estava planejado. Segundo o Ocupa Paraná, o encontro foi adiado para possibilitar que mais escolas participem do debate, que vai, entre outras coisas, deliberar sobre uma possível desocupação temporária das unidades que irão receber as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Fonte / Link: Gazeta do Povo

Veja também:
         
Alunos têm razão ao reclamar da qualidade do ensino médio no Paraná: ela caiu (GP)
          PR:Escolas sem quadra e com 'vigilância BBB' expõem contrastes em ocupações (Uol)

Saiba quais são os cursos técnicos mais valorizados

Uma pesquisa da Consultoria ManpowerGroup concluiu que os cargos técnicos e de profissionais com habilidades técnicas específicas são os postos que as empresas mais têm dificuldades para preencher hoje no Brasil.
A qualificação técnica é considerada o grande gargalo e, ao mesmo tempo, é uma das possibilidades de aumentar a produtividade e a qualificação da mão-de-obra no País. Os cursos técnicos oferecem habilidades práticas e teóricas com o objetivo de preparar o aluno para o mercado de trabalho.

Fonte / Link: Terra

Para PGR, 'escola sem partido' é inconstitucional e subestima alunos

Em parecer enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quarta (19), a PGR (Procuradoria-Geral da República) criticou duramente a tentativa de implantação da chamada "escola sem partido", que, segundo seus idealizadores, tem por objetivo impedir professores de influenciarem alunos política e religiosamente.
De acordo com a PGR, a iniciativa é inconstitucional e subestima a capacidade de discernimento dos estudantes em sala de aula.

Fonte / Link: Folha de São Paulo

Artigo: ‘Escolas de luta’: um antídoto contra a barbárie

Esther Solano
Em tempos de Escola sem Partido, “Escolas de luta” é um antídoto contra a barbárie. O outro antídoto é descer de nossa erudição que julga tudo desde o computador e escutar, deixar espaço de fala a quem não tem e aprender, aprender sempre

Fonte / Link: Nexo

Especialistas reforçam previsão de perda de R$ 24 bi com PEC 241

Participantes de videoconferência da Jeduca defendem manutenção do que prevê hoje a Constituição, a destinação de 18% da receita de impostos para a educação, e alertam para prejuízo com correção pela inflação

Fonte / Link: Jeduca

'Educação no Brasil está sob ameaça', alerta educadora da Unicamp

"Neste momento a situação da educação no Brasil eu diria que está sob ameaça". A opinião é da pesquisadora, psicóloga e professora da Faculdade de Educação da Unicamp, em Campinas (SP), Ângela Soligo, sobre o atual momento do ensino no país e a reforma do ensino médio proposta pelo governo federal. Para ela, é necessário ter mais conhecimento para saber educar no país e evitar a alienação, o fantasma da ditadura militar.

Fonte / Link: G1

Entenda o que diz a proposta de Reforma do Ensino Médio

O governo federal encaminhou ao Congresso Nacional, no dia 22 de setembro, a Medida Provisória (MP) 746/2016 para reestruturação do ensino médio. A mudança chamou atenção e provocou discussões no país ao incluir a possibilidade de escolha de diferentes trilhas de formação tradicional e técnica, educação integral e autorizar a contratação de professores sem licenciatura, mas que apresentem "notório saber".
Saiba quais são as principais mudanças previstas na MP

Fonte / Link: EBC

Governo do PR diz que tira emenda sobre data-base se greve acabar

O Governo do Paraná afirmou que vai tirar a emenda que trata da data-base dos servidores estaduais, desde que as categorias de servidores em greve voltem às atividades. O anúncio foi feito no início da tarde desta quinta-feira (20), durante uma reunião entre representantes dos sindicatos dos servidores e do governo estadual. Contudo, a retirada vale até o fim de novembro.

Fonte / Link: G1

Enem terá coleta de dados biométricos antes da prova

Pela primeira vez, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai coletar os dados biométricos dos participantes antes do início das provas. O procedimento vai ser acompanhado pela Polícia Federal (PF) e será usado para certificar que a pessoa inscrita está de fato fazendo o exame.

Fonte / Link: O Globo

As matérias que desempatam o Enem

Na competição entre os candidatos do Enem que vão bem em português e matemática, o fiel da balança pode acabar sendo os resultados em educação física, artes, sociologia e filosofia, matérias que aparecem nas provas de ciências humanas e de linguagens. São questões que envolvem conhecimentos específicos, mas principalmente interpretação e bom senso. “Estas matérias não têm o mesmo peso de matemática e português, mas podem fazer toda a diferença na nota final”, explica a professora de filosofia e sociologia Catarina Prates, do Rio de Janeiro.

Fonte / Link: Veja

Meninas são chave para progresso de países em desenvolvimento (ONU)

Os países em desenvolvimento podem acabar desperdiçando seus "booms" demográficos se não melhorarem a educação e os direitos básicos das meninas, advertiu nesta quinta-feira o Fundo de População da ONU (UNFPA) em seu relatório anual.
As meninas são menos propensas a completar a escola e mais a ser submetidas a casamentos de conveniência, trabalho infantil, mutilação genital e outras práticas que impedem que desenvolvam todo o seu potencial, afirma o relatório apresentado em Londres.

Fonte / Link: Uol

Formação deficiente dificulta contratação de jovens aprendizes

Debatedores afirmaram nesta quinta-feira (20), em seminário realizado na Câmara dos Deputados, que o principal entrave para que jovens aprendizes – entre 14 e 24 anos – conquistem a primeira vaga no mercado é o deficit na formação.

Fonte / Link: Correio Braziliense

Estudantes relatam dificuldades de acesso para renovar Fies

(...) O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, responsável pelo Fies, reconheceu os problemas, mas disse que eles estão acontecendo por causa do alto número de acessos ao mesmo tempo à plataforma do Fies. E para justificar essa explicação, deu um dado: disse que até as 18h40 de quarta-feira (19) foram registrados 10 mil acessos simultâneos à plataforma, número esperado para as primeiras 24 horas. E que, embora sobrecarregado, o sistema não caiu nenhuma vez.

Fonte / Link: Bom Dia Brasil

Greve na Uece pode acabar e na UFC pode começar

Enquanto pode estar perto do fim greve nas universidades estaduais, que já dura cinco meses, avançam as discussões sobre paralisação na maior universidade do Ceará — também da rede pública.

Fonte / Link: O Povo

Escola é condenada a indenizar aluno por ‘excesso’ do professor

Uma escola foi condenada a indenizar uma criança em razão de "excesso" cometido por um professor. A decisão, da 35.ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, manteve sentença da juíza Ana Carolina Aleixo Cascaldi Marcelino Gomes Cunha, da Vara Única de Altinópolis, no interior do Estado, que fixou pagamento de R$ 4 mil a título de danos morais.

Fonte / Link: Uol

Gamifying Your Class to Meet the Needs of All Learners

You can tap into that kind of engagement through gamification—applying game elements to non-game environments to encourage higher participation and motivation. A simple example is a hotel chain, airline, or credit card reward system, where points earned offer customers perks like free rooms, flights, or upgrades, or other amenities.
What if you could do something similar in a learning curriculum? What if each student could choose to do additional skill tasks, readings, and experiments? Gamification can create this opportunity

Fonte / Link: Edutopia