quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Conselhos profissionais poderão atuar em certificação de pós-graduação

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7642/10, do deputado Wilson Picler (PDT-PR), que concede aos conselhos profissionais autoridade para estabelecer critérios adicionais para que os diplomas e certificados de cursos de pós-graduação tenham validade legal para o exercício profissional.
Nota 10

Justiça confirma decisão do MEC de fechar curso de direito no Rio

Universidade Castelo Branco recorreu, mas juiz negou liminar e manteve posição do ministério
(...) O curso da Universidade Castelo Branco foi submetido ao processo de supervisão da Secretaria de Educação Superior (Sesu). A determinação do encerramento ocorreu em março deste ano após o MEC verificar que a instituição não havia cumprido o Termo de Saneamento de Deficiências – que concedia prazo de 12 meses para que a universidade promovesse melhorias necessárias para a oferta de um curso de qualidade.
iG

Pela 1ª vez nos EUA, maioria dos doutorados vai para mulheres

Pela primeira vez na história dos Estados Unidos, mais mulheres receberam doutorado que homens no país, o que confirma uma tendência que vem se manifestando há vários anos para uma feminização dos discentes. "Pela primeira vez na história, as mulheres são maioria nos doutorados", explicou Nathan Bell, principal autor do estudo anual da organização Council of Graduate Schools, especializada em ensino superior.
Terra

Brasil ruma ao 'top 10' de artigos científicos, diz presidente da Capes

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, afirmou nesta terça-feira (14) que o Brasil deve chegar nos próximos anos ao ranking dos dez países que mais produzem artigos científicos no mundo. "Assim como o país já possui um dos dez maiores PIBs (Produto Interno Bruto) do mundo, o objetivo é chegar nesse mesmo patamar dentro dos próximos anos", disse ele durante coletiva de imprensa para divulgação da avaliação trienal de cursos de pós-graduação.
G1

Apenas 10% dos cursos de pós-graduação tem excelência internacional

Apenas um em cada dez cursos de pós-graduação do país tem padrão de excelência internacional, revela a avaliação trienal (2007-2010) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgada nesta terça-feira, dia 14.
CGC Educação
Veja também:
Editorial: O balanço da pós-graduação (O Estado de São Paulo)

Newsweek destaca crescimento das universidades corporativas no mundo

A última edição da revista Newsweek publicou matéria de capa apontando o crescimento mundial das universidades corporativas. Um dos destaques foi justamente a formação acadêmica dada pela Petrobras e pela Vale a seus profissionais.
O Estado de São Paulo

Institutos federais de educação profissional vão oferecer 17 mil vagas pelo Sisu

Estimativa do Ministério da Educação (MEC) indica que os institutos federais que oferecem cursos de educação profissional e tecnológica vão oferecer 17 mil vagas no próximo semestre pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A ferramenta criada pelo MEC permite que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possam disputar vagas em diferentes vagas de instituições públicas de ensino superior.
Agência Brasil

Escola promove poucas ações educativas na comunidade, diz movimento social

Pautadas pelo modelo tradicional de ensino, as escolas promovem poucas atividades educativas no espaço da cidade, tanto para os alunos como para a comunidade. A avaliação é do criador do movimento educativo Coolmeia, Rafael Reinehr, feita durante o Seminário A Sociedade em Rede e a Educação, promovido pelo Instituto Vivo
Aprendiz

Pesquisa da Amcham mostra que 34% das empresas já criaram programas para a Geração Y

Uma pesquisa recém-concluída pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) mostrou o quanto as empresas brasileiras têm corrido para se adaptar à Geração Y (jovens nascidos entre 1979/80 e 1990/95), a nova força de trabalho, nascida com a cultura da instantaneidade estimulada pela internet. Dos 87 gestores de Recursos Humanos ouvidos pela Amcham, um índice significativo, de 34,5%, afirmou já ter criado planos de carreira específicos para esses jovens, que prevêem, por exemplo, horários flexíveis.
O Estado de São Paulo

MEC diz que não continuou programas de FHC, apenas melhorou

Secretária da educação básica Maria do Pilar Lacerda afirma que "não houve continuidade" dos programas de ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, "mas aprofundamento, aperfeiçoamento e melhoria"
CGC Educação

BRASIL ESTÁ ENTRE OS PAÍSES QUE MAIS INVESTIRAM EM EDUCAÇÃO

De acordo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no período de 2000 a 2007, o Brasil aumentou em 66% o percentual de gastos em educação em todos os níveis de ensino combinados, enquanto o aumento na média dos outros países foi de 26%.
iG

Campo atrasado: só 36% dos jovens de 15 a 17 anos no ensino médio

Os índices usados para medir o progresso dos estudantes na trajetória educacional revelam uma grande distância entre a realidade das cidades e da área rural. Nas cidades, metade dos adolescentes com idade entre 15 e 17 anos estudam na etapa correta – o ensino médio. No campo, a proporção é bastante inferior: somente um terço desses jovens está concluindo a educação básica.
iG

Professores fazem mobilização nacional pela lei do piso salarial

Para pressionar pelo cumprimento da lei do piso salarial nacional, os professores, articulados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realizam nesta quinta-feira (16), uma mobilização nacional para pedir que Supremo Tribunal Federal (STF) agilize o julgamento dos dois pontos da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) impetrada por cinco governadores.
CNTE

Ensino do Holocausto pode se tornar obrigatório na rede pública de Porto Alegre

O ensino do Holocausto poderá se tornar obrigatório nas escolas da rede municipal de Porto Alegre. O Projeto de Lei que prevê o tema como parte impreterível do conteúdo programático da disciplina de História na Capital gaúcha deve ser votado nesta quinta-feira (15) pela Câmara dos Vereadores.
Jornal do Comércio

Tramitam no Congresso mais de 250 projetos para criar novas disciplinas ou alterar currículo escolar

Um em quatro projetos de lei sobre educação que tramitam na Câmara e no Senado é sobre alteração curricular -- com criação e inclusão de disciplinas ou mudança no conteúdo ensinado na escola. São mais de 250 propostas com essa intenção, segundo levantamento realizado pelo Observatório da Educação, da ONG Ação Educativa.
Uol
Veja também:
Artigo: Deixem a escola trabalhar! (Acontece na Educação)

Ministério da Educação disponibiliza Guia Virtual para escolha do livro didático da EJA

O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza a partir de hoje (15), o Guia Virtual para a escolha do livro didático para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Guia é um material de orientação para os professores e está disponível na página eletrônica www.fnde.gov.br .
CNTE

Programa que certifica trabalhadores recebeu 4,8 mil inscrições

O Programa Certific, que certificará trabalhadores que há muito tempo desempenham uma função mas não têm diploma que comprove sua formação, recebeu o total de 4.828 inscrições. As informações são do Ministério da Educação, que avalia que o número de inscrições está dentro do esperado.
G1

Alunos de superior em tecnologia encontram mercado aquecido

Quem opta por fazer um curso tecnológico tem pela frente, ao final de três anos, um diploma de curso superior e um mercado ávido para absorver os formandos. A demanda do mercado explica, em parte, a alta de 135% em seis anos no total de cursos de tecnologia oferecidos nos institutos federais.
Folha.com

Levantamento: 80% das crianças de 0 a 3 anos estão sem creche

No Brasil, 80% das crianças de 0 a 3 anos estão fora de creches. A constatação é de um levantamento realizado pela Fundação Abrinq, noticiado pelo Estado de São Paulo desta quinta-feira. O número está bem acima dos 50% planejados para 2011 pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Em 2008, o índice batia nos 81,9%, demonstrando pouco avanço em um ano.
Terra

MPF recomenda que Enem tenha tradutor de libras para candidatos com deficiência auditiva

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul recomendou que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com deficiência auditiva tenham direito a um intérprete ou tradutor de Libras (língua brasileira de sinais) presente no momento da prova. Esse profissional precisa ter, obrigatoriamente, aprovação em exame de proficiência em libras e nível superior.
Agência Brasil

PR: Assembleia aprova 700 novas vagas para aprendizagem

O Programa Estadual de Aprendizagem para o Adolescente em Conflito com a Lei, que vem sendo aplicado no Paraná desde 2006, agora ganha mais 700 vagas. O Projeto de Lei n.º 150/10, apresentado pelo governo estadual, que prevê o aumento do número de vagas, foi aprovado na sessão plenária da última segunda-feira (13) da Assembleia Legislativa.
Nota 10

Vigilantes armados reforçam segurança em escolas no RS

Escolas estaduais de Porto Alegre começam a receber nesta quarta-feira (15) vigilantes armados 24 horas por dia. O serviço terceirizado, que custará R$ 7.500 mensais por unidade, começou em dez escolas e inclui outras três até sexta-feira (17).
G1

Burocracia e falta de senso de urgência dificultam implantação de projeto que dá um micro por aluno

Demora para a liberação de verba por parte dos governos e falta de "senso de urgência" dificultam para a implantação de programas que dão micros a alunos carentes, tais como o brasileiro UCA (Projeto Um Computador por Aluno), observa o presidente da OLCP (One Laptop Per Child), Rodrigo Arboleda.
Uol

Novas tecnologias já podem ser usadas nas salas de aula

Diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e professores da educação infantil já podem usar em sala de aula oito novas tecnologias educacionais pré-qualificadas pelo Ministério da Educação (MEC). As ferramentas são específicas para a educação infantil e integram o Guia de Tecnologias Educacionais.
Nota 10

Inovação tecnológica impulsiona inovação pedagógica, diz professora da PUC-SP

"A inovação tecnológica não traz, sozinha, a mudança; ela impulsiona a inovação pedagógica", diz Maria Elizabeth Almeida, professora da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), sobre o programa UCA (Projeto Um Computador por Aluno), do governo federal. A professora, que ajudou a implantar o piloto da ação no país, diz que as inovações tecnológicas, tais como os computadores do projeto, são apenas ferramentas para que haja a inovação pedagógica", diz.
Uol

O que dizem os cadernos dos alunos

Anotações dos alunos revelam a maneira como o professor ensina e dão pistas para escolher os temas da formação continuada
Para ajudar o docente a melhorar a prática profissional, o coordenador pedagógico conta com ferramentas importantes - como os planos de aula elaborados pelo professor, os resultados das provas e a observação da atuação em sala de aula. Mas há outro recurso muito útil para orientá-lo no planejamento dos encontros de formação para a equipe: os cadernos dos alunos.
Nova Escola

Qual a utilidade do ditado no ensino de Inglês ou Espanhol?

O recurso pode ser interessante se utilizado com propósitos específicos, uma vez que ajuda a fixar a grafia de determinadas palavras, principalmente as que apresentam peculiaridades em relação à língua materna. Nesse sentido, o ditado é bem-vindo quando a classe está estudando fonemas que não existem no português, ajudando a estabelecer mais claramente a relação entre o som e a grafia naquela língua. Porém é importante que a estratégia faça parte de um plano de aulas estruturado e que esteja contextualizada para que realmente proporcione alcançar tais objetivos.
Nova Escola